• Edição 173
  • 28 de agosto de 2007

Agenda

I Seminário psicologia & deficiência: possíveis interfaces

foto

O projeto de Psicologia e Educação Cognitiva do Instituto de Psicologia da UFRJ, coordenado pela professora Ana Cristina Barros da Cunha, em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento do Potencial Cognitivo (NDPC), oferecem o I Seminário Psicologia & Deficiência: possíveis interfaces.

O evento conta com a participação da Drª. Carol Lidz, dos Estados Unidos, abordando o tema “avaliação dinâmica no contexto da intervenção psicológica junto às pessoas com deficiência”. A partir de enfoques teóricos de Vygotsky e R. Feuerstein, a doutora visa destacar pontos relevantes na área da psicologia aplicada a pessoas com deficiência, como a avaliação dinâmica, a intervenção em educabilidade cognitiva e a aprendizagem mediada.

O I Seminário Psicologia e Deficiência acontece dia 4 de setembro, a partir das 8h30min, no salão Pedro Calmon - Forum de Ciência e Cultura da UFRJ, que fica à Avenida Pasteur, 250 – 2º andar, Palácio Universitário da Praia Vermelha. As inscrições serão realizadas no dia do evento. Para mais informações, entre em contato através do e-mail acbcunha@yahoo.com.br.

 


FCC realiza painel transdisciplinar sobre violência

foto

Dia 31 de agosto, no Forum de Ciência e Cultura, será realizado um Painel Transdiscplinar sobre a Violência. A organização está por conta do professor do Instituto de Psiquiatria e da faculdade de Medicina, Theodor Lowenkron. Serão, ao todo, cinco temas expostos por José Gomes Temporão (Ministério da Saúde); Renata Gerard Bodin (ex-representante do Ministério da Educação no Rio de Janeiro e atual conselheira do Estado do Rio de Janeiro para Educação); Luis Eduardo Soares (Ex-secretário Nacional de Segurança pública) e Joel Birmam.

Na oportunidade, será lançado o mais recente livro do professor Theodor Lowenkron: "Psicanálise interminável ou com fim possível?", da editora Imago.

O livro trata da polêmica questão do término da psicanálise na prática clínica. Ele busca responder através da tarefa investigativa realizada por Theodor, a questão formulada no seu título.

 

 


Filme no CFCH

foto

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH), com apoio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH/UFRJ), apresentará no próximo dia 29 o filme “O ano em que meus pais saíram de férias", de Cao Hambúrguer. A exibição ocorrerá às 18h, no Auditório do CFCH/UFRJ, campus da Praia Vermelha.

Após a exibição haverá mesa-redonda, com a participação dos professores Igor Grabois (Universidade Zumbi dos Palmares/SP), filho de desaparecido político, e Marcelo Henrique da Costa (Veiga de Almeida/RJ), filho de ex-preso político.

O objetivo do evento é, através do cinema, tornar visível a memória da luta pelos Direitos Humanos no Brasil e na América Latina, além promover a reflexão sobre o tema.

 

 

 


XIII Semana de Planejamento Urbano e Regional

foto

De 1 a 5 de outubro de 2007, no Forum de Ciência e Cultura, acontece a XIII Semana de Planejamento Urbano e Regional, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ).

Clique aqui para mais informações. (www.ippur.ufrj.br)

 


Últimos dias para inscrições do Vestibular UFRJ

foto

Os interessados em participar do concurso do Vestibular 2008 da UFRJ devem se apressar porque o prazo para inscrição se encerra na próxima sexta-feira, dia 31 de agosto, às 20h. Todos os candidatos, mesmo aqueles que obtiveram isenção de taxa de inscrição, deverão efetuá-la no prazo estabelecido. A taxa de inscrição é de R$ 95 e o pagamento deve ser efetuado por meio de débito em conta (somente para correntistas do Banco do Brasil) ou por boleto bancário, obtido no site www.vestibular.ufrj.br. As inscrições para o vestibular 2008 da UFRJ devem ser feitas somente pela Internet.

A UFRJ disponibiliza 13 postos com computadores e monitores para que os candidatos que não têm acesso à Internet possam efetuar a inscrição. Esses postos estão espalhados pelas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Gonçalo, Niterói, Nova Iguaçu e Macaé.


Colóquio Internacional Desafios Urbanos no Brasil e na África do Sul

 

O Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ – ETTERN/IPPUR e o Laboratório Habitação e Assentamentos Humanos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – LABHAB/FAU/USP promovem o Colóquio Internacional Desafios Urbanos no Brasil e na África do Sul - Construindo uma Agenda para a Cooperação em Ensino e Pesquisa no período de 9 a 12 de setembro.

O objetivo do evento é lançar as bases de um programa de cooperação acadêmica através da discussão de assuntos como a comparação de mecanismos, lógicas e dinâmicas de estruturação dos espaços urbanos no Brasil e África do Sul; intensificação da cooperação Sul-Sul, favorecendo a necessária interpelação de modelos teórico-conceituais e metodológicos elaborados nos países centrais e a construção — a partir da posição e perspectiva de países e cidades periféricas — de propostas analíticas inovadoras da problemática urbana no contexto da globalização; estabelecer agenda de cooperação em ensino e pesquisa no campo do planejamento e estudos urbanos e regionais.

A programação conta com mesas redondas para tratamento das questões centrais da agenda e sessões temáticas com apresentação e discussão dos resultados de pesquisas, ambas ministradas por 40 pesquisadores seniores convidados, sendo 20 de cada país.

Informações com Ynaê Lopes do Santos através dos telefones (55 21) 2598 1676 – (55 21) 8232 1497 ou pelo endereço eletrônico coloquiobras@ippur.ufrj.br.


Inscrições abertas para mestrado em Administração na UFRJ

foto

Até o dia 5 de outubro, o Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead/UFRJ) recebe inscrições para o seu Programa de Mestrado, que figura entre os 100 melhores do mundo, segundo o ranking publicado pelo Financial Times (está em 62° na colocação).

O programa é gratuito e possui duração de dois anos, exigindo elevada carga de trabalho por parte de seus alunos. Estes poderão, inclusive, ganhar bolsas de estudos e participar de programas de intercâmbio com escolas parceiras do Instituto no exterior.

O Edital Mestrado 2008 e o formulário de inscrição, assim como mais informações sobre o curso, encontram-se na página eletrônica do Instituto Coppead. Clique aqui e confira. (http://joomla.coppead.ufrj.br/port/index.php?option=com_content&task=view&id=65&Itemid=225)

A cerimônia de inauguração é parte da programação do Workshop de RMN e da Segunda Reunião Anual do Instituto Milênio de Biologia Estrutura em Biomedicina e Biotecnologia (www.imbebb.org.br).


Homenagem para Cem Anos de Solidão em Simpósio Internacional de Neolatinas

 

foto

Culturas, Discurso e Poder são os temas do II Simpósio Internacional de Letras Neolatinas, que ocorrerá entre 2 e 5 de setembro, na Faculdade de Letras (FL/UFRJ) e no Forum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ). O evento ainda prestará uma homenagem aos 40 anos de publicação de Cem anos de Solidão. Na abertura, a professora emérita da FL/UFRJ, Bella Josef, fará uma palestra sobre a célebre obra do escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez.

Organizado bienalmente pelo Departamento de Letras Neolatinas em parceria com seu Programa de Pós-graduação, O simpósio de 2007 tem inúmeros convidados estrangeiros já confirmados. Entre eles, os professores doutores: Catherine Kerbrat-Orecchioni (Universitè de Lyon), Cristina Iglesia (Universidad de Buenos Aires), Enos Rota (Escritor), Francesco Marroni (Università degli Studi Gabriele D’Annunzio), Juan Gustavo Cobo-Borda (Membro da Academia Colombiana de la Lengua), Joseph Jurt (Universität Freiburg).

Segundo a professora Claudia Fátima Morais Martins - presidente da comissão organizadora do Simpósio Internacional de Letras Neolatinas -, o programa completo será divulgado nos próximos dias, mas é certo que os participantes não se decepcionarão com a abrangência e a qualidade das inúmeras mesas-redondas previstas.

“É um evento acadêmico de projeção nacional e internacional, que integra o calendário acadêmico de eventos da área de Letras Neolatinas no Brasil. Congrega universitários, professores e pesquisadores de línguas francesa, italiana e espanhola, assim como das literaturas produzidas nestas línguas”, explica Claudia, destacando a visibilidade e a divulgação que à produção científica destas linhas de pesquisa dessa área recebem, além da interação acadêmica e do favorecimento de um ambiente interdisciplinar de pesquisa rico em informações.

As inscrições para a participação como ouvinte estão abertas até o início do evento e os interessados podem acessar a página do evento www.letras.ufrj.br/pgneolatinas ). Outras informações, também podem ser obtidas no próprio Departamento de Letras Neolatinas pelo telefone 2598-9798 ou por e-mail: ary@pr5.ufrj.br


Revista de História Comparada abre chamada para artigos

foto

A Revista de História Comparada do Programa de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – IFCS/UFRJ anuncia a chamada de artigos para sua próxima edição na primavera de 2007.

Serão aceitos artigos cujo teor envolva o exercício de experimentação comparativa, objetivando estabelecer uma via para o diálogo entre a história e os demais saberes.

Os artigos podem ser enviados até 15 de outubro. Informações sobre a revista e normas de publicação no site http://www.hcomparada.ifcs.ufrj.br/revistahc/revistahc.htm.

 


UFRJ em vídeo

foto

Na décima sétima edição da UFRJ em Vídeo, conheça o projeto do professor do Instituto de Economia, Beto Novaes, sobre inovação tecnológica no campo e a organização da luta dos trabalhadores. A professora da Faculdade de Educação da UFRJ, Mônica Pereira dos Santos, mostra o resultado de sua pesquisa sobre Educação Inclusiva. Mães recebem auxílio da Maternidade Escola da UFRJ durante o período de aleitamento na recém-inaugurada Sala de Amamentação. Cinema, cultura popular brasileira e programas de intercâmbio são algumas das opções do Circuito UFRJ desta semana.

Agora, na UFRJ Em Vídeo.

Acesse www.webtv.ufrj.br