• Edição 172
  • 21 de agosto de 2007

Agenda

CFCH promove seminário para debater o humanismo

 

foto

O seminário “O Humanismo em questão: impasses em tempos de barbárie”, promovido pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e pelas Coordenações de Integração Acadêmica de Pós-graduação, de Graduação e de Extensão, será realizado nos próximos dias 22, 23 e 24 de agosto, no campus da Praia Vermelha, no Instituto de Filosofia e Ciências Socais (IFCS) e no Colégio de Aplicação (CAp), respectivamente. O objetivo do evento é potencializar a integração acadêmica de ensino, pesquisa e extensão ao dinamizar o debate da academia, buscando respostas das ciências sociais aos impasses vivenciados pelas sociedades contemporâneas.

Através de variadas abordagens interdisciplinares e da interlocução entre unidades acadêmicas do CFCH, a partir de mesas-redondas; exibição de filmes; debates e atividades culturais, o seminário procura viabilizar uma reflexão ampliada sobre a temática do humanismo nos dias atuais, de modo a construir uma agenda de debates, organizada pelas Coordenações de Integração Acadêmica do Centro.

Para dar oportunidade para estudantes de todos os turnos assistirem ao seminário, haverá atividades de manhã, de tarde e noite. As inscrições serão efetuadas no local e a participação com carga horária conferirá certificado. Mais informações, através do telefone 3873-5179 ou na Secretaria das Coordenações de Integração Acadêmica, no prédio do CFCH, na Praia Vermelha.

Confira a programação:

Dia 22 de agosto - quarta-feira

CFCH – Campus da Praia Vermelha

Manhã: 9h às 12h

Painel: “Humanismo: Impasses em tempos de barbárie”

Joel Birman (Instituto de Psicologia - IP)

Marcelo Macedo Corrêa e Castro (CFCH)

Marildo Menegat (Escola de Serviço Social - ESS)

Pedro Paulo Oliveira (IFCS)

Tarde: 14h às 17h

Filme: O Corte

Debatedores:

Cristina Miranda (CAp)

Guilherme Castelo Branco (IFCS)

Ieda Tucherman (Escola de Comunicação - ECO)

Noite: 18h

Projeto de Extensão

Mario Ferraro/Maria Alivce

“Toque... e se Toque”

Esquete do curso de Direção Teatral – ECO

“O pai e o filho a respeito da guerra”, de Karl Valentin

Leitura de Ananda Felippe

Orientador: professor José Henrique Moreira

 

Dia 23 de agosto – quinta-feira

IFCS

Manhã: 9h às 12h

Painel: “Emancipação: Impasses em tempos de barbárie”

José Paulo Netto (ESS)

Maria Lídia Silveira (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ética e Direitos Humanos – NEPDH)

Regina Petrus (CAp)

Renato Lemos (IFCS)

Tarde: 14h às 17h

Filme: Expedito em busca de outros nortes

Debatedores:

Adonia Prado (Faculdade de Educação – FE)

Beto Novaes (Instituto de Economia/Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas)

Fernando Sallis (ECO)

 

Dia 24 de agosto - sexta-feira

Colégio de Aplicação – CAp

Manhã: 9h às 12h

Painel: “Juventude: Impasses em tempos de barbárie”

Ilana Strozenberg (ECO)

Irmã Rizzini (FE)

Rosana Morgado (ESS)

Tarde: 14h às 17h

Filme: Elefante

Debatedores:

Adriana Fresquet (FE)

Consuelo da Luz Lins (ECO)

O CFCH está localizado à avenida Pasteur, 250, Praia Vermelha. O IFCS fica no Largo do Machado, 1, Centro. O Colégio de Aplicação, na rua Batista da Costa, 55, Lagoa.


Protecel realiza seminário no HU

foto

O Programa de Terapia Celular da UFRJ (Protecel) realizará, com o patrocínio da Divisão de Pesquisa (Dpq), o seu décimo segundo seminário, que abordará o tema "Ecos do 5th Annual Meeting of the International Society for Stem Cell Research". O seminário será ministrado por Guilherme Motta Rezende, professor adjunto do Departamento de Clínica Médica da UFRJ e secretário executivo da Comissão de Terapia Celular do HU.

O evento será aberto ao público externo e acontecerá no dia 24 de agosto (sexta-feira), no Auditório Halley Pacheco, 8º andar do HU, das 11 às 12h. Para obter mais informações, entre em contato com Marcelo, através do ramal 2722.


Dez anos do Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos

foto

O Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos do HUCFF-UFRJ e da FM-UFRJ comemorará os seus 10 anos num simpósio que abordará o seguinte tema: "Ética em Pesquisa – como estamos?". O evento acontece dia 17 de setembro, das 8 às 13h, no Auditório Halley Pacheco, 8º andar do HU. Para mais informações, ligue para os ramais 2480 ou 2481.

As inscrições são gratuitas, basta solicitar a ficha pelo e-mail ccp@hucff.ufrj.br.


FL abre inscrições para cursos de extensão

foto

Estão abertas as inscrições para os cursos de extensão do segundo semestre de 2007, oferecidos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FL/UFRJ).

Entre as diversas opções, encontram-se “A poesia árabe na idade da ignorância”, “Vida, Amor e Morte nas canções da Legião Urbana”, “Ficções Brasileiras Contemporâneas”, “História e Literatura Brasileira através do Cinema”.

Os interessados devem inscrever-se no Setor Cultural, na sala D116, FL, Ilha do Fundão. Para mais informações, entrar em contato com o Setor Cultural pelo telefone 25989708 ou pelo e-mail homeletras@gmail.com .

A lista completa dos cursos encontra-se no Setor Cultural ou no corredor da Faculdade de Letras.


CAp se prepara para comemorar 60 anos

foto

Em 2008, o Colégio de Aplicação (CAp/UFRJ) estará comemorando 60 anos e para preparar o evento, a comissão organizadora promoverá na próxima quarta-feira, dia 22, às 19h, uma reunião e conta com a participação de professores, ex-professores, alunos, ex-alunos, técnicos-administrativos, ex-técnicos-administrativos. O CAp fica localizado na rua Batista da Costa, 55, Lagoa.

 


III Simpósio de psicologia da UFRJ

foto

De 27 a 31 de agosto acontece no Instituto de Psicologia da UFRJ o “III Simpósio de psicologia da UFRJ”. O tema do evento será “Psicologia e Inclusão Social – Educação, Clínica e Comunidades” e será abordado em palestras, mesas-redondas, oficinas e eventos culturais. As inscrições deverão ser realizadas no próprio local do evento. Serão conferidos certificados aos participantes que obtiverem 50% de freqüência nas atividades.

O Instituto de Psicologia da UFRJ fica localizado na av. Pasteur, 250, campus da Praia Vermelha. Para mais informações entre em contato pelo e-mail simposio2007@psicologia.ufrj.br. A entrada é franca.


Seminário discute direitos sexuais e reprodutivos

Acontece na próxima sexta-feira (24), às 14h, o seminário "Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos: subsídios para as políticas públicas". O evento ocorrerá no Salão Pedro Calmon, localizado no campus da Praia Vermelha. O seminário pretende reunir pesquisadores, gestores, alunos de pós-graduação, profissionais da saúde e a sociedade para apoiar e garantir o planejamento familiar e reprodutivo, não coercitivo, como parte integrante do conjunto de ações de atenção à mulher e ao homem, dentro de uma visão de atendimento global e integral à saúde; viabilizar o controle das doenças sexualmente transmissíveis e o controle da epidemia de AIDS; e tratar o aborto como uma questão de saúde pública.

O evento tem promoção e apoio da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD), Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).


Cerimônia de inauguração no CCS

foto

O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor Aloisio Teixeira, a diretora do Instituto de Bioquímica Médica, professora Débora Foguel e o coordenador do Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear Jiri Jonas, professor Jerson Lima Silva, convidam para a cerimônia de inauguração da nova sede do CNRMN e da instalação do espectrômetro de RMN de Alto Campo (800 MHz), primeiro da América Latina, a realizar-se no dia 3 de setembro de 2007, às 15h30min, no Auditório Professor Paulo Rocco, quando será proferida a conferência do professor Kurt Wuthrich, Prêmio Nobel de Química-2002.

A cerimônia de inauguração é parte da programação do Workshop de RMN e da Segunda Reunião Anual do Instituto Milênio de Biologia Estrutura em Biomedicina e Biotecnologia (www.imbebb.org.br).


Conhecimento além da teoria: IV Semana Fluxo de Engenharia

foto

Estão abertas as inscrições para a IV Semana Fluxo de Engenharia, cujo tema é “O futuro é nosso. E a tecnologia também. O conhecimento além da teoria”.

Organizado pela Fluxo Consultoria, empresa júnior de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o evento tem como objetivo colocar os futuros engenheiros em contato com profissionais da área, para que adquiram uma visão ampla e possam atender às necessidades tecnológicas da sociedade brasileira e do país.

A semana — que acontece nos dias 29, 30 e 31 de agosto, de 8 às 17h, no Bloco D, sala 220, Centro de Tecnologia (CT), Ilha do Fundão — oferece mini-cursos, visitas técnicas e palestras em que serão discutidos temas como a obtenção de energia limpa através do lixo sujo, mercado de trabalho e combustíveis da Fórmula I.

Os interessados em participar devem se inscrever na Fluxo (Bloco A, 2º andar, CT) ou em postos que serão montados nos Blocos C e F. Para mais informações e para obter a programação completa: www.fluxo.poli.ufrj.br/semanafluxo ou pelo telefone 2562-7294.


Salim Miguel: do Líbano para o Brasil, obra e trajetória

foto

O Departamento de Letras Orientais do Setor de Estudos Árabes e a Diretoria Adjunta de Cultura e Extensão da Faculdade de Letras da UFRJ promovem a palestra “Salim Miguel: do Líbano para o Brasil, obra e trajetória”. O evento será proferido pelo próprio escritor Salim Miguel, no Auditório G2, da Faculdade de Letras, dia 27 de agosto, às 10h.

Salim Miguel é um escritor muito importante da atualidade, com 20 livros publicados, ao longo de 50 anos de carreira, vencedor de dois importantes prêmios literários: o da Associação de Críticos de Arte de São Paulo, e o prêmio Zaffari & Bourbon de Literatura. Dentre seus livros estão os títulos: A vida breve de sezefredo das neves, poeta, A voz submersa, Mare nostrum, O sabor da fome, Nur na escuridão, O sabor da fome.

 

 

 


UFRJ em vídeo

foto

Na UFRJ em vídeo desta semana, você vai conhecer um pouco mais sobre a história da Ilha da Cidade Universitária: a geógrafa do IBGE, Maria Lucia Vilarinhos, que estudou esse tema, faz um relato de como surgiu a idéia do campus. Vamos saber também a respeito da vida das meninas da Daspu. A professora Ana Marina Barbará, do IFCS, escreveu um livro contando a história desta grife de roupas. O Museu Nacional tem um acervo histórico que recebe tratamento especial para se manter conservado. Saiba como funciona a creche da UFRJ, que cuida de filhos de professores e técnicos-administrativos da universidade. Se você ainda não sabe o que vai fazer esta semana, fique ligado nas dicas do Circuito UFRJ.

Agora, na UFRJ Em Vídeo.

Acesse www.webtv.ufrj.br