• Edição 168
  • 24 de julho de 2007

Zoom

UFRJ inaugura campus em Macaé

Luiza Duarte

imagem zoom

A UFRJ inaugurou, em julho desse ano, um campus em Macaé, norte do estado do Rio de Janeiro. Na nova cidade universitária serão oferecidos cursos de Ciências Biológicas, Química e Farmácia, já em 2008. Para o ano seguinte estão previstas a criação de turmas de Medicina. Mais do que infra-estrutura, como laboratórios, salas de aula e biblioteca, a universidade oferece formação de qualidade à região.

Desde a criação do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (NUPEM/UFRJ), em 1994, a presença da universidade na cidade de Macaé tem sido cada vez mais forte, estimulada pela população do município e de toda a região. Segundo o professor Francisco de Assis Esteves, coordenador do núcleo, a demanda da sociedade da região pelos conhecimentos gerados pela UFRJ tornaram-se ainda mais evidentes quando o NUPEM passou a sediar um curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biologia.

"Através deste curso tornou-se possível evidenciar os enormes benefícios que a universidade traz para a sociedade e o papel da prática indissociável da Pesquisa, do Ensino e da Extensão na promoção do desenvolvimento regional", revela Francisco.

O NUPEM foi o primeiro passo para a criação de um campus avançado na cidade. A realização de concursos para docente permitiu que os professores se fixassem na região. A área onde se situa a cidade de Macaé tem se desenvolvido muito nos últimos anos e apresenta uma carência crescente de profissionais qualificados.

A cidade está localizada próxima a área da Bacia de Campos, que produz atualmente 80 % do petróleo do país. O aumento da população e o crescimento urbano desordenado na região vieram acompanhados da degradação ambiental. "A criação de um campus da UFRJ torna-se uma medida estratégica para o desenvolvimento da região e do nosso estado. No âmbito das políticas públicas uma medida certa, pois possibilitará alavancar o desenvolvimento da região em bases sustentáveis”, avalia Francisco.

A nova unidade da UFRJ foi instalada num prédio construído pela Prefeitura de Macaé, próximo ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, que abrange os municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã e é uma das poucas áreas de restinga intactas do litoral brasileiro.

O curso de Farmácia irá oferecer, assim como o de Ciências Biológicas e o de Química, 25 vagas para o primeiro semestre e 25 para o segundo. O curso de Medicina, previsto para o vestibular de 2009, também vai oferecer 50 vagas. O projeto de implantação do curso de Farmácia inclui a criação de um laboratório de medicamentos genéricos, que contará com recursos do SUS para sua manutenção.

As inscrições para o vestibular dos cursos da UFRJ em Macaé começam no dia 1º de agosto. Os cursos em Macaé deverão manter a mesma grade curricular e formação básica das outras turmas sediadas no campus do Fundão, podendo haver adequações nas disciplinas eletivas que serão adaptadas para as questões regionais.