• Edição 166
  • 10 de julho de 2007

Cursos e Palestras

XI Congresso Brasileiro de Limnologia

Imagem 1

Estão abertas as inscrições para o XI Congresso Brasileiro de Limnologia, que acontecerá no período de 24 a 28 de agosto de 2007, em Macaé, Rio de Janeiro. Maiores informações sobre o congresso, que conta com a participação da UFRJ como entidade parceira, e o envio de trabalhos podem ser obtidas no site www.sblimno.org.br.

 


Gravidez na adolescência e diversidade sexual

Imagem 1

A universidade, por meio da Maternidade-Escola (ME), da Faculdade de Medicina e do Programa Papo Cabeça convida os professores da rede pública de Ensino a participarem do curso de capacitação “Refletindo sobre a Sexualidade na Adolescência”, com os seguintes módulos: biologia da reprodução; auto-estima, projeto de vida e consciência crítica; diversidade sexual; e confecção artesanal de material didático.

O curso será realizado nos dias 17 e 18 de julho, das 8 às 17h, no anfiteatro Sylvia Vargas, da ME.

As inscrições poderão ser feitas pelo site www.papocabeca.ufrj.br, na secretaria de Ensino da Maternidade-Escola, situada na Rua das Laranjeiras, 180, ou pelos telefones 2556-9747 e 2285-7935 r:260; com o professor Carlos, no horário de 8 às 17h.

Serão conferidos certificados aos participantes que concluírem o processo de capacitação.

As vagas são limitadas (40) e as inscrições são gratuitas.


Programação do Forum

Imagem 1

Seminário Alternativas ao Neoliberalismo

Dia 13/07, 9h, Salão Pedro Calmon

O objetivo do evento é pautar temas de relevância para o país na atual conjuntura e também temas estratégicos para nossa sociedade, tais como: os rumos da economia e da política, do Estado e a América Latina, as conseqüências do Projeto Neoliberal e alternativa estratégicas ao modelo. Contará com a presença dos Professores Carlos Mallorquin – México, Esteban Perez -Cepal, Matias Vernengo da Universidade de Utah, além de professores da UFRJ.

Coordenação: Professor Alcino Ferreira Camara Neto – Decano/CCJE.

Mais informações: Tel. 3873-5300 ou afernandes@ccje.ufrj.br

 

Debate sobre o REUNI

Dia 15/07, 11h, Salão Pedro Calmon

Debate sobre o REUNI com a participação dos decanos do CFCH, do CCJE, do diretor geral do IE e do diretor adjunto de graduação do IE.

Coordenador: Prof. Marcelo Paixão

Mais informações: flavia@ie.ufrj.br ou 3873-5271

 

Fórum Estadual de Professores de Contabilidade

Dias 17/07 e 18h30min, Salões Pedro Calmon e Dourado (FCC)

O forum reunirá professores de graduação do Estado do Rio de Janeiro, para discussão de questões relevantes no ensino e pesquisa em contabilidade no Brasil.

Ementa: A Graduação e o processo de internacionalização da Contabilidade. Diferenças regionais da formação do Contador. A capacitação dos egressos dos Cursos de Ciências Contábeis. A questão ambiental e a formação do Contador. Capacitação do Contador Internacional e os rumos do ensino da Contabilidade no Rio de Janeiro e no Brasil.

Coordenação: José Ricardo Maia de Siqueira – FACC/UFRJ.

Mais informações: www.crc.org.br/principal.asp. Atenção: leve 2 kg de alimentos não perecíveis.


13º Congresso Internacional de Imunologia

Imagem 1

A Faculdade de Medicina da UFRJ divulga, em sua página da internet, o 13º Congresso Internacional de Imunologia, de 21 a 25 de julho, no Rio Centro, av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca Rio de Janeiro, RJ. Mais iformações: http://www.immunorio2007.org.br.