• Edição 165
  • 03 de julho de 2007

Resenha

Papos contemporâneos 1: entrevistas com quem faz a literatura brasileira

 

 

capa do livro

Estranhos caminhos percorreu a crítica ao longo do século passado. Rejeitando as abordagens hegemônicas do Oitocentos que tendiam a reduzir a obra literária a mero documento de uma época ou a um prolongamento das condições de vida de seu autor, acabou pondo acento sobre o texto e sobre a escritura considerados seus traços constitutivos. Nesse afã de delimitar com precisão um objeto de estudo novo e instaurar um campo de conhecimento rigoroso, ela – afora a inegável contribuição oferecida – acabou por descarnar o texto e, num paroxismo de objetivação, desprezou dimensões extralingüísticas do fazer literário; uma abordagem cujas insuficiências ficaram evidentes nas últimas décadas. Hoje, menos arrogante, a crítica se debate com impasses e perplexidades e vem procurando retomar elementos do processo literário que havia silenciado, em especial as subjetividades do leitor e do autor.

Papos contemporâneos testemunha um pouco esse interesse renovado pelas falas dos que efetivamente fazem a literatura brasileira contemporânea. Originado a partir de um curso de Extensão sobre preparação de originais, ministrado por Dau Bastos, poeta e professor da Faculdade de Letras (FL/UFRJ), o livro reúne doze entrevistas com poetas e ficcionistas pertencentes a gerações, que vão dos anos 50 do século passado à atualidade. Muitos dos quais – cabe registrar como certo fenômeno da literatura contemporânea – desenvolvem, paralelamente, carreiras acadêmicas de prestígio. Os poetas são, de acordo com a ordem alfabética adotada na obra, Antonio Carlos Secchin, Armando Freitas Filho, Claudia Roquette-Pinto, Eucanaã Ferraz, Ferreira Gullar e Leonardo Martinelli. E os prosadores, Godofredo de Oliveira Neto, Gustavo Bernardo, Ronaldo Lima Lins, Rosa Amanda Strausz, Rubens Figueiredo e Sérgio Sant’Anna.

Os depoimentos evidenciam uma diversidade instigante de sensibilidades e preocupações, ao mesmo tempo em que denunciam um esforço, por parte de cada autor entrevistado, em situar suas buscas estéticas no âmbito mais amplo da trajetória da literatura e da arte brasileiras e pensá-las no quadro da cultura mundial. O leitor, por certo, os lerá com prazer.

Organizador: Dau Bastos (org.)

Editora: Centro de Letras e Artes e Faculdade de Letras da UFRJ

Ano: 2007