• Edição 158
  • 15 de maio de 2007

Resenha

Análise Financeira das Empresas — Liquidez, retorno e criação

 

Por: Joanília Neide de Sales Cia, porfessora da FGV-Eaesp e do Ibmec-SP

capa do livro

As Demonstrações Financeiras são um ponto de partida para se entender a realidade econômica e financeira das empresas. É a partir da análise desta realidade que devem ser tomadas as decisões, tanto pelos agentes externos à empresa (credores, fornecedores, investidores, analistas de mercado etc.), quanto pelos internos (administradores, consultores, controladores etc.).

A fim de proporcionar um adequado entendimento ao leitor sobre como utilizar as demonstrações financeiras na análise do desempenho econômico e financeiro das empresas, este livro explica as finalidades, conceitos envolvidos, métodos de elaboração, formato de divulgação e limitações dessas ferramentas contábeis, quer sejam obrigatórias (balanço patrimonial, demonstração do resultado, das origens e aplicações de recursos, mutações de patrimônio líquido) ou não (a demonstração de fluxos de caixa e a do valor adicionado). Diferentes abordagens analíticas são, assim, apresentadas.

São expostas as principais categorias de indicadores financeiros, voltados para a avaliação da liquidez e solvência, atividade e giro, rentabilidade e lucratividade de negócios, além daquelas medidas direcionadas à criação de valor, como o valor econômico adicionado e o valor de mercado adicionado.

Foi dado destaque à análise dos fluxos de caixa, sobretudo do fluxo de caixa livre. Da mesma maneira, foram reunidos diversos modelos integrados que auxiliam nas decisões de concessão de crédito e na avaliação da criação de valor.

Espera-se que este livro proporcione ao leitor uma visão crítica e realista acerca do emprego produtivo e criativo das demonstrações financeiras da análise das organizações. Nos dias de hoje, a análise “fria” dos números gerados pelos quocientes ou modelos não expressa necessariamente o que pode estar acontecendo com a firma ou mesmo com o setor econômico. Nenhuma ferramenta aqui discutida pode superar o senso crítico e a experiência do avaliador.

Análise financeira das empresas, além de prover uma profunda análise dos diversos demonstrativos financeiros, relaciona-os com modernas técnicas de avaliação financeira de empresas.

Desta forma, trata-se de uma obra que trará uma grande contribuição para o entendimento das diversas demonstrações financeiras e suas aplicações na análise das empresas.

Autor: José Augusto Veiga da Costa Marques

Editora UFRJ

Ano: 2004