• Edição 156
  • 26 de abril de 2007

Tome Nota

Observatório dos conflitos urbanos do Rio de Janeiro

imagem tome nota

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ippur/UFRJ) lança no dia 2 de maio, às 10h, o Observatório Permanente dos Conflitos Urbanos da Cidade do Rio de Janeiro, no Plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (Cinelândia).

O observatório consiste em um banco de dados geo-referenciado, destinado ao registro e acompanhamento dos conflitos da nossa cidade, com objetivo de disponibilizar tais informações para consulta na internet. São levantadas informações de jornais, programas de rádio e televisão, órgãos públicos, associações de moradores, ONGs e cidadãos. Os conflitos podem ser buscados no observatório seguindo diversos critérios, e os resultados são expostos em mapas ou agrupados por temas.

O sítio para consulta, que reúne dados dos conflitos desde 1993, é uma iniciativa do Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza do Ippur, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico — CNPq — e com a Comissão de assuntos Urbanos da Câmara.

— Se entendemos que a conflituosidade urbana constitui uma das chaves para ler e entender uma cidade, o Rio de Janeiro terá, a partir de agora, um poderoso mecanismo para refletir-se — declara o professor Carlos Vainer, um dos coordenadores do Observatório.

A consulta pode ser feita de forma livre e gratuita na página eletrônica www.observaconflitos.ippur.ufrj.br. Graças às informações que reúne e disponibiliza, como aponta Carlos, “o observatório pode prestar relevante serviço público, seja por oferecer importantes subsídios para a formulação de políticas governamentais e para a pesquisa, seja por gerar e difundir informações para jornalistas e cidadãos em geral, sobre o perfil e intensidade dos conflitos de nossa cidade”.