• Edição 155
  • 19 de abril de 2007

Resenha

Ensino de gramática: descrição e uso

 

Por Francisco Conte

capa do livro

A ampliação nas últimas décadas do acesso ao Ensino Fundamental e Médio, ainda que aquém de uma verdadeira universalização desses níveis escolares e dos bens culturais de que são portadores, vem colocando novas questões educacionais e pedagógicas. Em especial para os professores de Língua Portuguesa, que viram um contingente de crianças e de jovens do nosso país, oriundas de extratos sociais mais heterogêneos e mais diversificados, aportar seus falares e suas gramáticas particulares a uma instituição concebida para formação de filhos das elites e das classes médias superiores. Uma diversidade lingüística inusitada que o ambiente escolar e os livros didáticos fingiam desconhecer, quando não abertamente a estigmatizavam.

Organizada por Silvia Vieira e Silvia Brandão, ambas da Faculdade de Letras da UFRJ, a obra é uma amostra significativa da relevância da pesquisa universitária para o enfrentamento dos desafios postos pela nova realidade educacional. Ela reúne 12 artigos de 11 pesquisadores e docentes daquela faculdade que discutem aspectos críticos do ensino de Gramática, com base em três princípios: o de que o objetivo maior do ensino de Língua Portuguesa deva ser o de desenvolver a competência de leitura e de produção de textos; o de que evidenciar a unidade textual deva ser o ponto de partida e chegada das aulas; e o de que os elementos formais dos diversos níveis da Gramática são essenciais à construção e apreensão do texto.

Esses pressupostos vão organizar as quatro seções do livro. A primeira, que reúne contribuições de Dinah Callou e Antônio Gonçalves Barbosa, trata de conceitos básicos, como Gramática, variação e normas, e examina os saberes gramaticais presentes na escola. A segunda discute importantes questões envolvidas na descrição gramatical, como concordância verbal, pronominal e nominal, através de artigos das organizadoras e de Célia Regina Lopes; e, a terceira, com textos de Carlos Alexandre Gonçalves, Maria da Aparecida Pinilla, Maria Eugênia Duarte e Violeta Virgínia Rodrigues, trata de aspectos relevantes da teoria gramatical: flexão, derivação, grau, classes de palavras, termos da oração, coordenação, subordinação e correlação. Por fim, a última seção, através de artigo de Maria Aparecida Pauliukonis, focaliza a noção de texto como um ato comunicativo em que se realizam os fatos gramaticais discutidos nas anteriores.

Autoras: Silvia Rodrigues Vieira e Silvia Figueiredo Brandão (Org.)

Editora Contexto

Ano: 2007