• Edição 149
  • 08 de março de 2007

O Boletim

Só vemos o que compreendemos, disse um filósofo.
Portanto, não é a nossa vista que comanda a leitura que temos do mundo, mas o que conhecemos do mundo é que dá sentido ao que vemos.

Olhar Virtual, à primeira vista, pode parecer apenas mais um boletim informativo. Não é. Ele é o primeiro dos instrumentos de Comunicação Integrada da Universidade, criado pela Assessoria de Comunicação da UFRJ.
Este boletim é endereçado a todos os professores, técnico-administrativos e estudantes cadastrados na maior universidade pública do país.
Uma universidade que precisa se conhecer por inteiro, para que todas as suas partes façam sentido, como uma grande malha de um tecido multicolorido.
Só o olhar mais atento, nos permite visualizar o fio que percorre a malha, singular em sua tarefa de compor com os demais fios as estampas que figuram no tecido. Sem o fio, não há malha, que percorre todo o tecido sendo dele, no entanto, apenas uma parte.
De forma semelhante ao tecido, a UFRJ é hoje uma importante malha da sociedade, formada por Unidades (Faculdades, Escolas, Institutos, Órgãos Suplementares), Centros (CT, CLA, CCMN, CCS, CCJE, CFCH) e a Reitoria, com relevantes atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Olhar Virtual vem para nos ajudar a melhor conhecer esta malha e as infindas tecituras que nos articulam à sociedade.
Como informativo virtual, ele tem No Foco as principais iniciativas da gestão universitária.
Em De Olho Na Mídia, o leitor encontrará uma manchete de destaque da semana ocupada pela UFRJ.
Ponto de Vista acolhe uma opinião gabaritada sobre aspectos polêmicos de nossa realidade.
Olho no Olho é uma seção de debate, apresentando versões polêmicas de um mesmo tema.
Prestação de serviços disponibilizados para comunidade universitária estão em Tome Nota.
Cursos e Palestras destaca neste campo de atividades, aquelas promovidas pelas Unidades da UFRJ, orientando o público sobre como obter mais informações e os meios de inscrição adequados.
Fique de Olho trata de eventos promovidos ou apoiados pela universidade. Nesta mesma agenda é possível encontrar sugestões de apresentações musicais, exposições, filmes, debates culturais, seminários e conferências.
Resenha oferece dicas de leitura, com destaque para as publicações da Editora da UFRJ.
Olhar Profundo está reservado a ditos, frases e pensamentos de personalidades ilustres ou anônimas.

Em todas estas seções é possível encontrar links, pistas eletrônicas que permitem cessar homepages, especialmente às vinculadas ao site da UFRJ. Estes links funcionam como fios virtuais a costurar esta imensa rede de informações, proporcionando maior conhecimento sobre a Universidade e sua atuação na sociedade. E conhecendo-a melhor, podemos compreendê-la em toda a sua extensão e apurar nosso olhar sobre o mundo.


Olhar Virtual UFRJ - Trazendo a notícia apurada até você!
Coordenadoria de Comunicação da UFRJ


Divisão de Mídias Virtuais
Tel.: 2598-9608 ou 2598-1898
e-mail: dmvi@reitoria.ufrj.br