• Edição 146
  • 01 de fevereiro de 2007

Resenha

Carnaval carioca: dos bastidores ao desfile

capa do livro

A convivência, ao longo de nove anos, da antropóloga e professora Maria Laura V. C. Cavalcanti com carnavalescos, baianas e compositores resultou em um dos mais amplos painéis já publicados sobre o desfile das escolas de samba. Carnaval carioca: dos bastidores ao desfile — lançado quinta-feira, 25 de janeiro — destaca a interação entre cultura popular e comunicação de massa, além de enfocar a figura do carnavalesco, mediador das complexas relações da sociedade contemporânea e da tradição lúdica do Carnaval.

O livro enfoca esse amplo processo cultural que agita anualmente a cidade, tecendo redes de relações cooperativas e conflitivas entre atores sociais variados. O personagem do carnavalesco, os compositores, os chefes de ala, os inúmeros artistas incorporados ou produzidos pelo processo carnavalesco transitam entre diferentes domínios sociais e revelam a importância do papel dos mediadores nas sociedades contemporâneas.

A análise revela também as dimensões estéticas e expressivas do desfile desde o desenvolvimento do enredo até sua transformação na linguagem plástica e visual das fantasias e alegorias e na linguagem rítmica e musical do samba-enredo. O "visual" e o "samba no pé" são compreendidos como pólos complementares do processo ritual festivo e da própria história dos desfiles na vida da cidade. Entre a festa e o espetáculo, e agregando aspectos mercadológicos a dimensões fortemente comunitárias, o desfile das escolas de samba delineia-se como um expressivo ritual urbano e moderno, revelador das tensões, interações e conflitos da cidade do Rio de Janeiro.

Desde que foi publicado, o livro desperta forte interesse e tem obtido significativa repercussão. Passou a ser uma das principais referências para os estudos sobre carnaval e sobre o desfile das escolas de samba em particular. Trata-se de relevante contribuição antropológica que interessa a todos os estudiosos do Brasil contemporâneo.

.Autora: Maria Laura Viveiros de Castro

Editora da UFRJ, 2007