• Edição 146
  • 01 de fevereiro de 2007

Cursos e Palestras

Gesel analisa PAC em seminário na Casa da Ciência

Imagem 1

O Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL) do Instituto de Economia (IE/) realiza na próxima sexta-feira, 2 de fevereiro, o seminário "Dinâmica e Perspectivas do Setor Elétrico: O impacto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Setor Elétrico Brasileiro".

Na ocasião, especialistas analisam o PAC em diferentes óticas, abordando temas como condicionante macroeconômico e impacto sobre o PIB, modelo estratégico público-privado, reforço no padrão de financiamento do setor, o impacto direto sobre a Secretaria de Educação Básica e a desoneração tributária. O evento faz parte de uma série de seminários sobre o setor organizados pelo Gesel, desde 2005.

Tema: O impacto do PAC no Setor Elétrico Brasileiro

Local: Casa da Ciência – Rua Lauro Müller, n°3 (ao lado do Canecão)

Data: 2 de fevereiro de 2007

Horário: 9h às 12h

Informações: (21) 3873-5249

E-mail: nuca@nuca.ie.ufrj.br

Site: www.nuca.ie.ufrj.br/gesel


Programa de Educação Continuada do IE abre novas turmas

Imagem 1

Novas turmas do Programa de Educação Continuada do Instituto de Economia (PEC/IE/UFRJ) têm início em Março. Os cursos voltados para áreas de Finanças, Setoriais, Especialistas, Sociais e Estratégia destinam-se a profissionais graduados de diversas formações.

A inscrição pode ser feita pela internet, no site. Confira a seguir, a programação do curso: http://www.ie.ufrj.br/pec/index.php.


Coppead lança curso de Formação em RH

Imagem 1

O Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Coppead) da UFRJ acaba de lançar o Curso de Formação em Recursos Humanos, voltado para a área de Recursos Humanos que abordará temas como estratégia empresarial, recrutamento e seleção, gestão de carreiras, psicologia aplicada e responsabilidade social.

O curso tem por objetivo atender a necessidade das empresas em contratar jovens profissionais qualificados para atuar na área de Recursos Humanos. O programa fornece conhecimentos práticos e instrumentais aqueles que já atuam no setor, mas têm pouca experiência, ou os que desejam ingressar na área. A primeira turma será iniciada em março, com aulas ministradas aos sábados. A metodologia inclui aulas expositivas, execução de exercícios práticos e análise de casos reais de empresas.

Voltado para profissionais mais jovens – alunos dos dois últimos períodos de graduação ou com poucos anos de formados, o Programa de Formação do Coppead tem por objetivo desenvolver, entre futuros executivos, competências específicas, através de disciplinas práticas, voltadas para a realidade do mercado. Além do curso de Formação em Recursos Humanos, o Coppead está com inscrições abertas para as turmas de Administração Internacional, Marketing (início em 24 de fevereiro) e Logística, sendo este último oferecido no Rio de Janeiro (3 de março) e em São Paulo (17 de março). Cada curso possui uma carga de 160 horas/aula.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (21) 2598-9898 / 2598-9867 / Fax: (21) 2598-9840 ou pelo e-mail formacao@coppead.ufrj.br


Seminário "Universidade : Memória, Documentação e Pesquisa”

Imagem 1

"Universidade : Memória, Documentação e Pesquisa” é o tema do seminário que será realizado pelo Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da UFRJ, durante os dias 3 e 4 de abril de 2007, no Auditório Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ.

Este seminário congregará diversos pesquisadores e seus aspectos diversos da UFRJ como objeto de pesquisa, desenvolvidos em programas de pós-graduação de mestrado e doutorado.

Além disso, o encontro será o primeiro passo para a estruturação do Projeto Memória SiBI/UFRJ, do Grupo de Pesquisa em Memória e Documentação (GPMD - SiBI).

As inscrições para participação já estão abertas e são gratuitas.

O FCC está localizado na Avenida Pasteur, 250. Mais informações podem ser obtidas através do site www.sibi.ufrj.br.