• Edição 141
  • 23 de novembro de 2006

Fique de Olho

VI Mostra de Teatro da UFRJ

foto

A Escola de Comunicação (ECO) promove apresentação, em diferentes datas, de dez espetáculos criados por alunos da universidade. De terça a quinta, às 20h, na Sala Oduvaldo Vianna Filho, que fica localizada na avenida Pasteur, 250, Campus da Praia Vermelha.

Veja, a seguir, o calendário de apresentações deste mês:

24, 25 e 26 de novembro, às 20h

Eles não usam Black-Tie, de Gianfrancesco Guarnieri

Um morro carioca. Vidas sendo vividas e compartilhadas. Surge mais um momento de provação. Todos querem resistir. Todos menos um.

Direção Menelick de Carvalho

Orientação Rosyane Trotta

28, 29 e 30 de novembro, às 20h

Confraria das Portas Amarelas, de Felipe Barenco

Aqui, portas amarelas são signos de ascensão social. Nessa cidade, apenas um grupo de escolhidos tem o privilégio dessa cor. Os que não a têm esperam. Esperam receber, esperam ter a honra. Esperam na ânsia de pintar suas portas.

Direção Fernanda Areias

Orientação Carmem Gadelha


II Jornada Estadual de Medicina de Família e Comunidade

foto

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho irá sediar, nos dias 4 e 5 de dezembro, a II Jornada Estadual de Medicina de Família e Comunidade e o II Encontro de Medicina e Família da UFRJ. O objetivo dos eventos é promover o debate e a troca de experiências da comunidade acadêmica a respeito de seu compromisso com a formação profissional e produção de conhecimento voltados para as demandas sociais.

As atividades acontecerão no Auditório Halley Pacheco (8º andar do Hospital), de 8h30min às 16h. As inscrições serão feitas gratuitamente, no local. Outras informações pelo telefone 2264-5117. A programação completa pode ser encontrada no site do HUCFF no item informes do HU, acesse o site aqui. Mais informações pelo telefone 2562.6027.


Programação do Centro Cultural Horácio Macedo

foto

No mês de novembro, o Centro Cultural Horácio Macedo promoverá diversos eventos. O destaque da próxima semana é o show com o cantor e compositor Vander Lee, que vem crescendo no cenário nacional por ser considerado pela crítica e público como um dos mais abrangentes artistas da atualidade. O evento ocorrerá no dia 28, às 14h no auditório Roxinho, localizado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, no Campus do Fundão. Serão interpretadas canções como “Breu”, “Onde Deus possa me ouvir” e “Esperando aviões” e ritmos como samba, reggae e xote. Outros eventos podem ser consultados pelo link http://www.cchm.ufrj.br/index.asp. A entrada é gratuita.


Programação do Forum de Ciência e Cultura

foto

Dia 24, às 11h, Salão Pedro Calmon

Encontros Acadêmicos:

Porque a Argentina cresce e o Brasil não? O objetivo do seminário é tentar compreender as razões pelas quais as taxas de crescimento da economia argentina são tão superiores às brasileiras nos últimos anos. Dois economistas argentinos e dois economistas brasileiros debaterão o tema. Mais informações telefone 3873 5237 ou site www.ie.ufrj.br.

 

Dia 27, 19h, Salão Dourado

Cultura Popular da UFRJ

Cine Picadeiro – Cinema e circo unidos pelos mesmos objetivos: pensar, divertir e debater. No mês da consciência negra, Cine Picadeiro propõe ao público uma viagem através de algumas histórias de luta por respeito e igualdade. A proposta do Cine Picadeiro é refletir sobre problemas sociais através da ótica da cultura popular, dentro de um espaço acadêmico, com a alegria do circo e o poder do cinema.

Curtas-metragens

João Cândido e a Revolta da Chibata – direção coletiva da ONG Nós do Cinema

Estima Negra – direção coletiva da ONG Nós do Cinema

Vida nova com favela, de Luis Nascimento

 

Dia 28, às 18h30min, Salão Moniz de Aragão

Cinema e Vídeo

Projeto Forum na Tela

Nos tempos da Atlântida Cinematográfica

Filme: Também Somos Irmãos (1949), de José Carlos Burle

Debatedores: Luís Rocha Melo (doutorando-UFF); Professor Marcelo Lissovsky (ECO/UFRJ); Mediador: Luís Carlos Nascimento (Coordenador do "Nós do Cinema"). Realização do Forum de Ciência e Cultura

 

Dia 29, às 18h30min, Salão Dourado

Encontro de Corais

Coral da Escola de Música da Rocinha, sob a regência de Valéria Correa;

Coral do Tribunal de Contas do Município do RJ (TCM-RJ), sob a regência de Gláucia Henriques e Coral do CCJE, sob a regência de Cristina Canosa.

Curadoria: Cristina Canosa – CCJE/UFRJ

Apoio: Forum de Ciência e Cultura/UFRJ

Dia 30, às 19h, Salão Dourado

Projeto Música no Forum

Recital com vencedores do Concurso Jovem Destaque e convidados:

Piano Solo – Leoni Werner

Duo de Piano e Violoncelo – Luciano Magalhães (piano) e Mateus Ceccato (violoncelo)

Curadoria: Luiz Senise

Realização: Forum de Ciência e Cultura

 

Dia 30, às 17h30min, Salão Pedro Calmon

Encontros Científicos da Coordenação de Programas de Estudos Avançados da UFRJ (Copea). Ciclo Especial Os Prêmios Nobel de 2006: Medalha Fields de Matemática, conferida a Grigory Perelman (S. Petersburgo).

Conferencista: Marcelo Viana (IMPA)

Coordenador Científico: Prof. Moysés Nussenzveig

Realização: Forum de Ciência e Cultura/UFRJ

Apoio: CNPq

 

Dia 30/11 e 1/12, às 8h, Salão Pedro Calmon

Encontros Acadêmicos

XXVII Consórcio das Instituições Brasileiras de Alimentação e Nutrição (CIBRAN). Tema: Pós-Graduação em Nutrição no Brasil: avanços e perspectivas futuras. O CIBRAN caracteriza-se como um fórum interinstitucional e multidisciplinar que tem como objetivo o intercâmbio e a integração de profissionais das áreas de alimentação e nutrição, reunindo pesquisadores e professores de inúmeras instituições de ensino e pesquisa do país. Mais informações pelo tel. 2562 6603 ou e-mail cibranrio2006@gmail.com.

Coordenador: Professor Gilberto Kac – INJC/UFRJ

Realização: Instituto de Nutrição Josué de Castro/UFRJ e Fundação Simpósio Brasileiro de

Alimentação e Nutrição

Apoio: Forum de Ciência e Cultura/UFRJ


Peça de teatro gratuita no CT

foto

Amor e seus revezes. É com este tema aparentemente trivial que, aos 17 anos, Artur Azevedo estreava no teatro carioca com a comédia "Amor por Anexins". Escrevendo paródias, revistas, operetas e comédias ligeiras, e a despeito do estigma de autor banal, foi o escritor mais popular do teatro brasileiro da segunda metade do século 19. O Projeto Jurisdrama e o Grupo FaSa Teatro apresentam a peça, dia 29 de novembro, às 12h, no Teatro do CT, com Fabi Ferraz e Robson Duarte. Direção de Fabio Samu. Direção e Produção Musical de Fabio Terranova. Apoio UFRJ e Assessoria de Imprensa e Comunicação dos Correios. A entrada é gratuita.


Filmes no NCE

foto

O Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, localizado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), Campus do Fundão, exibe, no próximo dia 28 de novembro, às 17h10min, o filme Amor em 5 tempos (2004), Michael Lonsdale, Géraldine Pailhas, Stéphane Freiss.