• Edição 141
  • 23 de novembro de 2006

Cursos e Palestras

Seminário Habitar a Cidade

Imagem 1

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, em parceria com o Observatório de Favelas, realizará o seminário "Habitar a cidade", que acontecerá na última semana de novembro (de 27/11 a 01/12), no Salão Azul, prédio da FAU-UFRJ, na Ilha do Fundão. O evento será aberto a toda a comunidade acadêmica da UFRJ, tendo a urbanização de favelas como foco principal das discussões.

A programação foi dividida em quatro faixas de horário ao longo da semana: no primeiro horário, de 8h30min às 10h30min serão apresentadas as pesquisas sobre o tema Favela em andamento dentro da universidade; no segundo horário, de 10h30min às 12h30min, serão discutidas as experiências concretas de urbanização de favelas, com arquitetos e urbanistas convidados; no terceiro horário, de 13h30min às 15h30min, serão convidados palestrantes que possam trazer para dentro da universidade sua experiência e suas reflexões sobre o tema em debate; no quarto horário, será desenvolvida uma Maratona de Projetos e Idéias para uma determinada área da Favela da Maré, por estudantes de arquitetura e urbanismo, coordenada pelo CAFAU. Ao final do encontro os trabalhos realizados pelos estudantes serão avaliados por uma comissão julgadora e constituirão uma exposição aberta ao público.

Consulte a programação pelo link http://www.ufrj.br/detalha_noticia.php?codnoticia=2905.

 


V Ciclo de palestras da EEFD

Imagem 1

Acontece, hoje e nos próximos dias 23, 30 de novembro e 7 de dezembro, às 11h30min, o V Ciclo de Palestras da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ). O evento será realizado no Ginásio de Lutas – Almerídio Brandão Pinheiro de Barros, localizado na avenida Pau Brasil, 540, Campus do Fundão. O curso é gratuito e o público alvo são Projetos Escolares; Projetos comunitários; Estudantes universitários; Grupos de Capoeira; ONGs; Federações; Portadores de necessidades especiais; Terceira idade etc. Mais informações pelo site http://acervo-ufrj.cjb.net/ ou pelo telefone 2562-6810.

 

 

 


Grupo de Pesquisa da ESS promove debate sobre violência e criminalidade

Imagem 1

O “Grupo de Pesquisa: Cultura urbana, sociabilidade e identidade social”, da Escola de Serviço Social (ESS/UFRJ) promove, no dia 30 de novembro a mesa-redonda “Violência, criminalidade e gestão da segurança pública no Rio de Janeiro: um debate necessário”, coordenado pelas professoras Paula Poncioni e Rosemere Maia. O evento acontecerá na Casa da Ciência, que fica localizada na Rua Lauro Müller, 3, Botafogo. Às 14h haverá exibição do documentário “Até Quando?”. E às 15h terá início o debate com os professores Jailson de Souza e Silva (UFF/OBSERVATÓRIO DE FAVELAS), Miriam Guindani (ESS/UFRJ) e tenente-coronel Antonio Carlos Carballo (PMERJ). Serão conferidos certificados de participação.


Eventos do Forum de Ciência e Cultura

Imagem 1

Dia 29, 18h às 20h, Salão Moniz de Aragão

Projeto Cultura e Saúde

II Curso de Debates sobre Direito e Saúde

O objetivo é discutir o desafio de conciliar as necessidades de atenção à saúde, diante das mudanças de pensamento determinadas pelo avanço das ciências biológicas, das mudanças sociais e demográficas e pelos valores dos mercados.

Palestra: Cidadania, saúde e avanços tecnológicos: as demandas de diferentes camadas sociais como priorizá-las?

Palestrantes: Professor Nelson Souza e Silva – Faculdade de Medicina/UFRJ

Profª Célia Almeida – ENSP FIOCRUZ

Coordenação: Elizabeth Castro/FCC/UFRJ

Realização: Forum de Ciência e Cultura/UFRJ

 

Dia 29, às 10h, Salão Pedro Calmon

Apostar no sintoma

Conferência do Dr. Yves-Claude Stavy, chefe do Serviço do 2° Setor de Psiquiatria Infanto-Juvenil do Hospital Ville-Evrard - Aubervilliers e membro da Escola da Causa Freudiana (ECF – Paris).

Mais informações: tel.: 3873 5343 - teoriapsi@psicologia.ufrj.br

 

Coordenação: Professora Ana Beatriz Freire - IP/UFRJ

Realização: Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica - IP/UFRJ e Instituto de Clínica

Psicanalítica (ICP)

Apoio: Forum de Ciência e Cultura/UFRJ