• Edição 140
  • 16 de novembro de 2006

Fique de Olho

Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da pele

foto

No dia 18 de novembro acontecerá a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ao todo, 23 estados estarão disponibilizando postos de atendimento para exame gratuito da pele. O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho também faz parte deste esforço nacional, no Ambulatório do 1º andar. Quem quiser fazer o exame deve comparecer entre 9h e 15h, trazendo o CEP da sua residência.

Outras informações pelo telefone 0800 707 7494.

 

 


Panorama de dança 2006 apresentará os Novíssimos da UFRJ

foto

Um dos principais eventos da dança contemporânea do mundo, o festival Panorama de Dança trará mais uma vez o consagrado projeto Novíssimos, voltado para o trabalho realizado por universitários. O objetivo é fomentar a produção de jovens criadores em dança contemporânea. Este ano, o projeto terá parceria com três cursos de graduação em dança do Rio de Janeiro, dentre eles o da UFRJ. O Novíssimos acontecerá na Caixa Cultural/Teatro Nelson Rodrigues, dia 19 de novembro, às 17h.

Os trabalhos foram selecionados a partir da Mostra Coreográfica do I Encontro dos Cursos de Graduação em Dança do Rio de Janeiro. O encontro discutiu a atual formação universitária dos profissionais de dança, professores, intérpretes e coreógrafos, em torno do tema Diálogos e Identidade Política na Dança.

A UFRJ teve três trabalhos selecionados: “Sobre desejos e desfeitos”, interpretado e coreografado por Gimena Melo e orientado por Patrícia Pereira, fala sobre a relação entre “desejos e desfeitos”, como se lida com essa dialética e o que resta no fim, em referência a produção da bailarina Doris Humphrey; “A cor do meu silêncio: ébano em lilás”, interpretado e coreografado por Pedro Vitor Rodrigues e orientado por Lígia Tourinho trata de quando o corpo habita o silêncio e o gesto se torna essência ontológica ao desvelar a dança como substância poética da linguagem do indizível; “Crio eu?”, interpretado e coreografado por Luciana Carnout e orientado por Marina Martins e Ligia Tourinho questiona a existência de regras para se chegar a uma composição coreográfica, a partir desse e de outros questionamentos, este solo se propõe a uma reflexão sobre o(s) processo(s) de criação da intérprete-criadora, sob seu próprio olhar.


II Exposição Casas Brasileiras do Século XX

foto

II Exposição Casas Brasileiras do Século XX: Documentos da Memória da Arquitetura através de Modelos Reduzidos que acontece entre os dias 07 e 17 de novembro de 2006 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, no Campus da Ilha do Fundão.

 

 

 


Programação do Centro Cultural Horácio Macedo

foto

No mês de novembro, o Centro Cultural Horácio Macedo promoverá congressos como o II Simpósio de Ecologia Teórica, Discutindo Ecologia NeoTropical. Haverá também exibição de filmes e performances musicais. Os eventos acontecem no Auditório Roxinho, localizado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, no Campus do Fundão. A entrada é gratuita. Acesse toda a programação no site http://www.cchm.ufrj.br/index.asp.


Programação do Forum de Ciência e Cultura

foto

Forum na Tela

Nos tempos da Atlântida Cinematográfica é o tema do projeto Forum na Tela deste mês, que exibirá, na próxima terça-feira, dia 21 de novembro, às 18h30min, o filme Aviso aos Navegantes (1951), de Watson Macedo, Após a projeção do filme haverá debate com Leonardo Conde (pesquisador e curador da exposição "100 Anos de Oscarito") e professora Hilda Machado (UFF). Mediador: Professor Igor Sacramento (ECO/UFRJ).

Mais informações acesse o site: http://www.forum.ufrj.br/.

 

 

 


I Semana de Saúde Coletiva da UFRJ

foto

Com o objetivo de contribuir para a difusão e aprimoramento das teorias e métodos da Saúde Coletiva para estudantes e profissionais de todas as áreas que se aproximam da saúde, será realizado, de 21 a 24 de novembro, a I Semana de Saúde Coletiva da UFRJ, no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Centro de Ciências da Saúde (CCS), Campus do Fundão. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2598-9328 ou pelo e-mail semanasaudecoletiva@nesc.ufrj.br.

 

 


VI Mostra de Teatro da UFRJ

foto

A Escola de Comunicação (ECO) promove apresentação, em diferentes datas, de dez espetáculos criados por alunos da universidade. De terça a quinta, às 20h, na Sala Oduvaldo Vianna Filho, que fica localizada na avenida Pasteur, 250, Campus da Praia Vermelha.

Veja, a seguir, o calendário de apresentações:

17, 18 e 19 de novembro, às 20h

A Vida em Duralex, baseado na obra A Casinha dos Velhos, de Maurício Kartún

Rubén, aos 32 anos, volta à casa dos pais porque acaba de se divorciar. Mas ele sempre volta, por outros motivos. Reencontra seu passado e antecipa seu futuro.

Direção Leticia Guimarães

Orientação Marcellus Ferreira

21, 22 e 23 de novembro, às 20h

As Três Irmãs, de Anton Tchékhov

Em meio a uma vida regular, plana, comum e vulgar, no interior da Rússia, as três irmãs sonham dia após dia em voltar a Moscou, onde haviam passado uma infância feliz.

Direção Rafael Souza-Ribeiro

Orientação Rosyane Trotta

24, 25 e 26 de novembro, às 20h

Eles não usam Black-Tie, de Gianfrancesco Guarnieri

Um morro carioca. Vidas sendo vividas e compartilhadas. Surge mais um momento de provação. Todos querem resistir. Todos menos um.

Direção Menelick de Carvalho

Orientação Rosyane Trotta

28, 29 e 30 de novembro, às 20h

Confraria das Portas Amarelas, de Felipe Barenco

Aqui, portas amarelas são signos de ascensão social. Nessa cidade, apenas um grupo de escolhidos tem o privilégio dessa cor. Os que não a têm esperam. Esperam receber, esperam ter a honra. Esperam na ânsia de pintar suas portas.

Direção Fernanda Areias

Orientação Carmem Gadelha


Filmes no NCE

foto

O Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, localizado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), Campus do Fundão, exibe, no próximo dia 21 de novembro, as 17h10min, o filme Sorte no amor (2006), de Donald Petrie, com Lindsay Lohan, Crhis Pine e Faizon Love.