• Edição 140
  • 16 de novembro de 2006

Cursos e Palestras

Seminário Internacional Ditadura e Democracia na América Latina

Imagem 1

Entre os dias 21 e 23 de novembro, acontecerá o Seminário Internacional sobre Ditadura e Democracia na América Latina: Balanço Histórico e Perspectivas, promovido pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS-UFRJ). O evento acontecerá no Salão Nobre do IFCS, localizado no Largo de São Francisco de Paula, 1/205 – Centro. Mais informações: www.ppghis.ifcs.ufrj.br

 


ECO Social: Quando a Comunicação e a Cidadania se encontram

Imagem 1

A Escola de Comunicação (ECO/UFRJ) realizará, no dia 23 de novembro, o seminário ECO Social quando a comunicação e a cidadania se encontram. O evento é organizado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (ITCP/Coppe/UFRJ) e tem o apoio do Centro Acadêmico e da Extensão da ECO/UFRJ.

O evento acontecerá no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Sociais (CFCH), no Campus da Praia Vermelha. O início será às 9h30 com projeção de fotos e curtas-metragens de alunos e professores. Em seguida, haverá o lançamento do programa ECO Social com gravação e transmissão ao vivo do auditório do CFCH pela Internet, no Portal do Cooperativismo Popular (http://www.cooperativismopopular.ufrj.br).

Às 13h haverá uma exposição de trabalhos realizados por alunos e professores tendo como tema A Comunicação como ferramenta para a inclusão social e promoção da cidadania.

O encerramento será às 16h30 com o estabelecimento de metas para integração e fortalecimento de ações da ECO/UFRJ para a inclusão social.

A inscrição de trabalhos vai até o dia 21/11 pelo e-mail extensao@eco.ufrj.br. Mais informações: felipesiston@itcp.coppe.ufrj.br


Seminário sobre Filosofia da Linguagem

Imagem 1

O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ) realizará, no dia 17 de novembro, às 14h30min, na Sala Celso Lemos – IFCS/UFRJ, a segunda conferência do professor Wolfgang Carl da Universidade de Göttingen. O evento faz parte do Seminário sobre Filosofia da Linguagem, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica (PPGLM).

 


V Ciclo de palestras da EEFD

Imagem 1

Acontece, nos próximos dias 23, 30 de novembro e 7 de dezembro, às 11h30min, o V Ciclo de Palestras da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ). O evento será realizado no Ginásio de Lutas – Almerídio Brandão Pinheiro de Barros, localizado na avenida Pau Brasil, 540, Campus do Fundão. O curso é gratuito e o público alvo são Projetos Escolares; Projetos comunitários; Estudantes universitários; Grupos de Capoeira; ONGs; Federações; Portadores de necessidades especiais; Terceira idade etc. Mais informações pelo site http://acervo-ufrj.cjb.net/ ou pelo telefone 2562-6810.

 

 

 


Colóquio no CCMN

Imagem 1

Será realizado, no dia 19 de novembro, na próxima quinta-feira, o colóquio sobre “Ações do Ministério da Ciência e Tecnologia de Apoio à “Ciência e Tecnologia e Inovação”, com o palestrante Augusto César Gadelha Vieira. O evento será realizado no Salão Nobre/Decania, às 15h.


Curso de Extensão na área de Enfermagem Clínica e Cirúrgica

Imagem 1

O Serviço de Treinamento e Desenvolvimento do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) oferece o XXX Curso de Extensão na área de Enfermagem Clínica e Cirúrgica, para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem maiores de 18 anos. As aulas são divididas em módulos teóricos e práticos, e terão início em 22 de novembro. Ao todo serão 78 vagas, e os aprovados na parte teórica serão encaminhados para estágio nas áreas de Enfermagem Clínica, Cirúrgica, Operatória, Enfermagem em Central de Material e Esterilização, em CTI, uma Inaloterapia e em Pronto Atendimento.

Os interessados podem se inscrever até 10 de Novembro, no Serviço de Treinamento e Desenvolvimento (sala 1 D 42, no 1º andar do Hospital) de segunda a sexta-feira, entre 7h e 15h. É necessário apresentar o original e cópia do Conselho Regional de Enfermagem (COREN) atualizado, ou da franquia provisória. O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho fica na rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, nº 255 / Cidade Universitária – Ilha do Fundão. Outras informações pelos telefones 2562-2228 e 2562-2370.


II Simpósio de Ecologia Teórica

Imagem 1

O II Simpósio de Ecologia Teórica, que acontece de 21 a 23 de novembro, é um encontro que reúne estudantes e profissionais de Biologia, que tem por objetivo discutir de forma abrangente, abordagens sobre as hipóteses, teorias e dogmas das Ciências Ecológicas. O evento será realizado no Auditório Roxinho, do Instituto de Biologia, Bloco D, Cidade Universitária, Campus do Fundão. As inscrições podem ser feitas no local do evento. Para mais informações sobre a programação acesse o site http://www.ecoteorica.biologia.ufrj.br/ ou entre em contato através do e-mail ronaldofigueiredo@terra.com.br ou pelos telefones 2562-6307 e 2562-6308.


Faculdade de Letras rememora Ditadura Militar no Brasil

Imagem 1

A Faculdade de Letras da UFRJ discute, a partir da experiência com as invasões policiais da Faculdade de Medicina e da Faculdade Nacional de Filosofia, na década de 60, a resistência dos estudantes e a reação da sociedade à Ditadura Militar no Brasil, bem como a cultura daqueles anos de chumbo. Será realizada mesa-redonda com Franklin Martins, Beatriz do Valle Borgiole e André Bueno e exposição de fotos e vídeo, ambos produzidos pela CoordCOM da UFRJ. O evento se dará na próxima quarta-feira, dia 22 de novembro às 10h no Auditório G2 da Faculdade de Letras.

Veja o cartaz.