• Edição 139
  • 09 de novembro de 2006

Resenha

Aberrações: ensaio sobre a lenda das forma

Por Francisco Conte

capa do livro

Jurgis Baltrušaits é, sem dúvida, um dos espíritos mais originais do seu tempo e um dos mais inquietos historiadores da Arte do século passado. A discussão que propõe sobre o papel das imagens inaugurará certo estruturalismo das formas – uma hipótese que renovará sem cessar ao longo da vida e na qual muitos encontrarão antecipações do trabalho de Claude Lévy-Straus. Natureza e Arte podem convergir em uma única obra, assim como a Arte pode evidenciar semelhanças entre formas. Uma abordagem em que os rígidos contornos que limitavam a perspectiva euclidiana renascentista são subvertidos, a partir de um simbolismo “em que – como sublinha o autor – o olhar é dominado pelo desejo e a paixão de ver as coisas de uma maneira preconcebida”.

Aberrações, cuja primeira edição data de 1957, foi mais tarde reeditada por Baltrušaits, junto com Anamorfoses e A busca de Isis, sob o título geral de As perspectivas depravadas, o que indica a preocupação comum com o estudo da morfologia das formas, ainda que cada uma dessas obras tenha valor próprio. São quatro ensaios que analisam mais de uma centena de obras de arte, cobrindo um percurso que vai do século XIV ao XX, através da comparação entre os reinos da natureza com as formas do corpo humano e das artes visuais em textos que, de acordo com as próprias palavras do autor, tangenciam o desvario. No primeiro ensaio, formas animais são comparadas às feições humanas. Formas minerais são articuladas com as configurações dos seres vivos e de paisagens, no segundo. Os dois seguintes discutem aproximações entre formas vegetais e arquitetônicas, sendo que o último também abarca o paisagismo e a pintura.

Um livro interessante para todo aquele que trabalha com imagens em diversas áreas do conhecimento, com destaque para a Antropologia, a Literatura, a História da Arte, a Arquitetura, as Belas Artes e o Design. A tradução é de Vera de Azambuja Harvey e foi publicada com o apoio do Ministério Francês de Relações Exteriores, da Embaixada da França no Brasil e da Maison Française do Rio de Janeiro.

Autor: Jurgis Baltrušaits

Editora: UFRJ

Ano: 1999