• Edição 138
  • 01 de novembro de 2006

Fique de Olho

II Seminário Nacional do Programa Conexões de Saberes

foto

O Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD, o Observatório de Favelas e 32 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras realizam entre 2 e 4 de novembro o “II Seminário Nacional do Programa Conexões de Saberes”. O evento, que será sediado na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ), receberá cerca de 1.500 pessoas de todo o país entre estudantes, professores, representantes das comunidades e autoridades.

Confira a programação na íntegra no site http://www.pr5.ufrj.br/. Mais informações pelo e-mail do evento (seminarionacional@observatoriodefavelas.org.br) ou pelos telefones 21 8129-9636, 21 3888-3220 R: 208 ou 8726-0805 (Eblin Farage).


XXVII Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ

foto

A Pró-reitoria de Graduação (PR-1) e a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2) realizam a XXVII Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, que acontecerá de 8 e 9 de novembro de 2006. A sessão de abertura será na terça-feira, 7 de novembro, no auditório do Centro de Tecnologia, Bloco A, Térreo.

O evento tem como objetivo a exposição e discussão das atividades de pesquisa da UFRJ. É obrigatória a apresentação individual de um trabalho para os bolsistas PIBIC/UFRJ e PIBIC/CNPq. Também poderão se cadastrar para apresentar trabalhos os demais estudantes da graduação ou que tenham sido alunos no segundo período de 2005 e alunos de Iniciação Científica Junior.

Serão produzidos livros com resumos dos trabalhos e, ao final, todos os participantes receberão certificados. Além disso, cada centro premiará o melhor trabalho e os outros cinco receberão menções honrosas. Outras informações e o edital completo no link http://www.pr2.ufrj.br, e-mail jornada@pr2.ufrj.br ou telefones 2598-1719 e 2598- 9644.

 


Programação do Centro Cultural Horácio Macedo

foto

No mês de novembro, o Centro Cultural Horácio Macedo promoverá congressos como o II Simpósio de Ecologia Teórica, Discutindo Ecologia NeoTropical e a Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural do CCMN. Haverá também exibição de filmes e performances musicais. Os eventos acontecem no Auditório Roxinho, localizado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, no Campus do Fundão. A entrada é gratuita. Acesse toda a programação no site www.cchm.ufrj.br


V Encontro de Nutricionistas da Maternidade Escola

foto

"Nutrição Materno Infantil: Uma Visão Além do Convencional" é o tema do V Encontro de Nutricionistas da Maternidade Escola da UFRJ, que acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro, no Salão Nobre da instituição. A organização é de Tereza Cristina C. D'Ambrosio Bessa, da Coordenação da Unidade de Alimentação e Nutrição da Maternidade Escola. As inscrições podem ser realizadas no Setor Financeiro (Rua das Laranjeiras, 180, Laranjeiras, RJ). O custo do evento, que disponibiliza 80 vagas, é de R$ 30 (profissionais) e R$ 15 (alunos). O certificado será entregue ao final do encontro. Informações pelo e-mail tecadambrosio@gmail.com ou pelo telefone (21) 2285-7935, ramal 216. Acompanhe a programação completa no link http://www.medicina.ufrj.br /noticias.php?id_noticia=121.

 


Programação do Forum de Ciência e Cultura

foto

Forum na Tela

Nos tempos da Atlântida Cinematográfica é o tema do projeto Forum na Tela deste mês, que exibirá, na próxima terça-feira, dia 7 de novembro o filme Amei um bicheiro (1952), de Jorge Ileli e Paulo Wanderley. Após a projeção do filme haverá debate com convidados.

Exposição Cem anos de Oscarito

No dia 7 de novembro, às 18h, no Átrio, haverá abertura da Exposição Cem anos de Oscarito, de Leonardo Conde. A visitação durante a mostra será a partir de 9h até às 20h.

Projeto Música no Forum

Maria Carolina Cavalcante e Tom Moore (flautas), Benedito Rosa (cravo) e André Cunha (violino) apresentarão, no dia 9 de novembro, às 19h, no Salão Dourado, Obras do grupo de música contemporânea Prelúdio XX.

Lançamento do livro Uma maré de Desejos

Será lançado, no dia 8 de novembro, às 18h, no Salão Dourado, mais um trabalho da professora Georgina Martins, da Faculdade de Letras (FL/UFRJ): seu novo livro Uma maré de desejos. Em seguida haverá mesa-redonda sobre o tema “Infância e desejo”, com o professor Roberto Novaes (IE/UFRJ); professora Rosa Gens e Georgina Martins (FL/UFRJ). Mais informações pelo telefone 2598-9777 ou pelo e-mail: ginamartins@uol.com.br.

Forum vai:

À Amavila: No dia 4 de novembro, às 10h, na Sede da Associação dos Moradores da Vila Residencial UFRJ, Ilha do Fundão, acontecerá apresentação “Canavieiros”, uma projeção de slides do fotógrafo Eneraldo Carneiro, do FCC/UFRJ.

Ao Aló: Nos dias 7 e 8 de novembro, às 10h, A Aventura do Olhar estará em exibição, no Alojamento dos Estudantes da UFRJ, na Ilha do Fundão.

Ao Museu da Maré: O Museu da Maré, localizado na avenida Guilherme Maxwell, 26, avenida Brasil (esq. Escola Bahia) estará exibindo, de 13 a 14 de novembro, a partir das 10h, a exposição A Aventura do Olhar, coordenada por Bira Soares, fotógrafo do FCC/UFRJ.