• Edição 136
  • 19 de outubro de 2006

Fique de Olho

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na UFRJ

foto

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que está em sua terceira edição, acontece entre os dias 16 e 23 de outubro e objetiva mobilizar a população, em especial crianças e jovens. As atividades da semana valorizarão a criatividade, a atitude científica e a inovação. A UFRJ é uma das instituições participantes deste evento, que esse ano destaca o feito pioneiro de Santos Dumont: o vôo do 14 Bis.

A partir desta quinta-feira, dia 19, a SNCT fica mais intensa no Fundão. Confira abaixo a programação:

Espaço Planetário

O Hangar da UFRJ foi preparado para receber até 600 pessoas a cada duas horas de visita para participar de 58 atividades. O vôo começa bem alto no Espaço Planetário onde é possível observar as principais constelações visíveis na latitude do Rio de Janeiro, em várias épocas do ano. Biogeodiversidade é o lugar do encontro do passado com o presente: o Instituto de Geociências mostra os seres que viveram no passado e você pode confeccionar réplicas de fósseis em gesso e levar para casa!

Oficinas do Instituto de Biologia

Nas oficinas do Instituto de Biologia, você vai observar algas marinhas, conhecer os fungos, trocar 15 baratas por uma vespa, brincar com o complexo da Mata Atlântica e saber como contribuímos para a poluição atmosférica.

Espaço Saúde

O Espaço Saúde convida para um “Papo Cabeça” sobre saúde reprodutiva e mostra a importância da transfusão de sangue.

Tecnologia

Exposição que permite que você construa pequenas embarcações com os alunos do Curso de Engenharia Naval e veja como é possível a levitação de pequenos objetos.

Espaço Física

Nesse espaço, o público vai ter ao alcance dos olhos, cores e mundos pequeninos até então, invisíveis.

Imagine um lugar onde se pode produzir jornais, revistas, Internet e TV? Essas linguagens e técnicas estão nas oficinas da Escola de Comunicação, além da fotografia em “pinhole” do Projeto Lab.Lata do Forum de Ciência e Cultura.

Espaço Química

O Espaço Química mostra diversas atividades como confecção de peças de vidro, fábrica de moléculas, a ação protetora da Vitamina C, a qualidade do ar na Amazônia e como o gás carbônico está presente no nosso cotidiano.

Letras, Bibliotecas e Artes

Oficina literária em várias línguas e contação de histórias. Cada participante poderá fabricar o seu próprio livro, aprendendo também técnicas de encadernação, numa oficina conjunta da Faculdade de Letras e da Gráfica da UFRJ. Aqui você pode conhecer um pouco da história da UFRJ numa interessante exposição do Sistema de Bibliotecas (SIBI), além de fabricar papel, fazer estampas em roupas, modelagem em argila, tudo monitorado pelos alunos da Escola de Belas Artes.

Prefeitura Universitária

A Prefeitura da UFRJ mostra a prática de hortas comunitárias e hortas suspensas usando materiais recicláveis, como garrafa PET, tubo ou bambus. O Projeto Florescer Fundão vai realizar uma oficina de multiplicação de plantas e conceitos botânicos e ecológicos para a comunidade em geral.

Vôo das Artes

Um grande palco onde você vai curtir, todos os dias, sempre às 11h, um espetáculo e conhecer a produção de música e artes cênicas da Universidade. Ainda tem Mostra de Vídeo e Teatro no auditório do Hangar.

Nos jardins do edifício, você encontra o Circuito Aeroexperimental e desafia a gravidade: muro de escalada, arvorismo, passeio de tirolesa, trampolim olímpico, corda bamba, plataforma de salto e outros desafios preparados pela Escola de Educação Física e Desportos.

Para mais informações contate a Assessoria de Comunicação dos Eventos Integrados: Maria do Socorro Moura (maria@casadaciencia.ufrj.br – Tels: (21) 2542-7494 / 9296-6806) e Vera Pinheiro (verario@finep.gov.br – Tels: 2555-0317 / 8181-7504).


Kibe Loco na ECO

foto

Antônio Pedro Tibet, idealizador do Kibe Loco, blog de humor mais acessado do Brasil, participará de entrevista coletiva organizada pelos alunos do Laboratório de Redação de Textos Jornalísticos da Escola de Comunicação Social (ECO). A coletiva acontecerá no dia 20 de outubro, às 15h, no auditório da Central de Produção Multimídia (CPM) da ECO.

A coletiva faz parte das atividades do laboratório. A cada semestre, os alunos do 2º e 3º períodos, que compõe a disciplina, organizam a entrevista. Nesse semestre, Antônio Tibet, publicitário e criador do Kibe Loco, blog com mais de 100 mi visitas únicas diárias, será o entrevistado. Tibet é autor, roteirista e apresentador de um quadro no programa Caldeirão do Huck da Rede Globo. Além disso, Antônio é o brasileiro mais assistido no Youtube, site de publicação de vídeos. Os vídeos produzidos pelo publicitário através do Kibe Loco já foram vistos por quase sete milhões de pessoas, oscilando entre a 1ª e a 6ª colocações nos rankings mundiais da semana e do mês do Youtube.


Programação do Forum de Ciência e Cultura

foto

Vencedores interpretam Radamés Gnatalli, Villa Lobos e Chopin Os vencedores do concurso “Jovem Destaque”, realizado no Forum de Ciência e Cultura da UFRJ, dão recital no Salão Dourado. O duo de piano e flauta, formado por Daniel Sanches e Rudá Kuhnen, e o pianista solo Guilherme Tomaselli vão interpretar composições de Radamés Gnatalli, Villa-Lobos e Chopin, entre outros. Entrada franca.

Forum na Tela – cinema e dança

O projeto Forum na Tela exibe o “IV Ciclo de Cinema e Dança – dos corpos para câmera: danças populares em cena” que pretende viabilizar discussões sobre as danças populares, a partir da contextualização histórico-cultural e do diálogo entre linguagens, possibilitando novas reflexões sobre a pesquisa e a produção em arte.

Durante todas as terças-feiras do mês de outubro, às 18h, no Salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura, serão exibidos filmes relativos à dança. Após a exibição será ministrada uma platestra.

Confira a programação:

Dia 24

Diálogos entre dança de rua e dança contemporânea

Filme: Wild Style, de Charlie Ahearm

Palestrante: Artistas Bruno Beltrão e Rodrigo Bernardi

Dia 31

Dança e comportamento

Filme: O baile, de Ettore Scola

Palestrante: Professor Luiz Alberto Sanz (UFF)


II Seminário sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social

foto

Será realizado entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2006, pelo Programa Eicos/Instituto de Psicologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parcerias com outras instituições de pesquisa, o II Seminário sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (SAPIS). O encontro acontecerá no Campus da Praia Vermelha, localizado na avenida Pasteur, 250, Urca.

O II SAPIS visa dar continuidade ao primeiro encontro, realizado em 2005, promovendo a discussão das questões relacionadas ao tema da inclusão social frente aos desafios de implementação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e do Plano Nacional de Áreas Protegidas (PNAP), lançado este ano pela Diretoria de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente; Proporcionar o intercâmbio crítico de experiências de pesquisas com relação ao tema; Discutir metodologias em pesquisa e desenvolvimento de projetos sobre o tema; Contribuir para a construção de uma rede de pesquisadores e instituições, de âmbito interdisciplinar; Apoiar e contribuir com reflexões para políticas públicas;

Para mais informações sobre o evento, inscrição, normas de encaminhamento de trabalhos acesse o site www.ivt-rj.net/sapis ou envie um e-mail para eventosapis@yahoo.com.br.


VIII Semana de Educação da UFRJ

foto

De 6 a 10 de novembro acontecerá a VIII Semana de Educação, com o tema “Educação sem Limites”, promovida pelo Centro Acadêmico de Pedagogia Professor Paulo Freire. A proposta do evento é discutir assuntos que vão além do meio escolar, pois trará questões que influenciam na sociedade de modo geral. A relação ente escola e comunidade, currículos alternativos: uma educação para todos?, Inclusão: possibilidades para reflexão e Políticas Públicas em Educação, são algumas dessas questões irão colaborar na formação e capacitação de nosso público: estudantes, professores e pais.

A organização da VIII Semana de Educação espera que com este evento mais uma vez, a comunidade acadêmica seja privilegiada e que todos os participantes sejam de uma maneira ou outra atendidos em suas expectativas.

As inscrições podem ser feitas na sala 216 da Faculdade de Educação, localizada no Campus da Praia Vermelha, avenida Pasteur, 250, Botafogo. A taxa para participantes custa R$10 para alunos e R$15 para os demais. Inscrições antecipadas no local até 20 de outubro.

A semana, organizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação e Centro Acadêmico de Pedagogia Professor Paulo Freire (CAPed), tem promoção e patrocínio do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ.

A programação e outras informações poderão ser consultadas no site http://semedufrj.tripod.com/.


Cinema ao meio dia

foto

O Centro Cultural Professor Horácio Macedo (CCHM) proverá nos dias 30 e 31 de outubro a sessão “Cinema ao meio dia”, no Salão Nobre/Decania, com a exibição de Abril Despedaçado e Carlota Joaquina, respectivamente. Como o nome do evento já diz, os filmes serão exibidos ao meio dia. A entrada é franca. Mais informações, acesse www.cchm.ufrj.br.


II ECOS dos Meetings Internacionais

Imagem 1

O Serviço de Otorrinolaringologia do HUCFF vai realizar o II ECOS dos Meetings Internacionais da especialidade no dia 28 de Outubro de 2006. O objetivo é divulgar e comentar as últimas novidades apresentadas nas convenções realizadas no exterior.

As atividades terão início às 8h, e vão acontecer no Auditório Alice Rosa, 12º andar do Hospital. Inscrições e informações pela Coordenação de Atividades Educacionais, no telefone 2562-6010.


II Ciclo de Debates sobre Direiro e Saúde

foto

O II Ciclo de Debates sobre Direito e Saúde terá início no dia 18 de outubro, de 18h às 20h, no Salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ. O ciclo tem como objetivo discutir, através de palestras ou mesas-redondas, o desafio de conciliar as necessidades de atenção à saúde com as mudanças de pensamento determinadas pelo avanço das ciências biológicas, as mudanças sociais e demográficas e os valores de mercado.

O evento é destinado aos profissionais e estudantes da área da saúde e também a todos os que se interessam pelos problemas que cercam o atendimento em saúde, tanto no setor público como no privado.

O FCC está localizado no Palácio Universitário, Campus da Praia Vermelha na avenida Pasteur, número 250, 2º andar. Confira a programação:

18/10 – O início e o fim da vida: a quem interessa?

Palestrantes: Professor Sérgio Zaidhaft (Faculdade de Medicina/UFRJ)

Professor Olinto Pegoraro (Filosofia/UFRJ)

Professor Nereu Guerra (Faculdade de Medicina/UFRJ)

 

25/10 – A saúde como mercadoria: Direito social ou direito civil? Quanto custa?

Conflitos no relacionamento entre pacientes (consumidores) e profissionais da saúde (prestadores de serviço).

Palestrantes: Professora Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi (Faculdade de Medicina/NESC/UFRJ)

Professor Nereu Guerra (Faculdade de Medicina/UFRJ)

Professor Luiz Roberto Londres (Clínica São Vicente)

 

8/11 - Os avanços científicos e o prolongamento da vida – a questão social, ética e econômica dos dependentes de cuidados continuados.

Palestrantes: Professora Cristina Loyola (Escola de Enfermagem/UFRJ)

Professor Emerson Merhy (LAPPIS/UERJ)

Professora Alícia Navarro (Faculdade de Medicina/UFRJ)

 

22/11 – Universidade, história e formação dos profissionais de saúde: são eles preparados para os desafios?

Palestrantes: Professor João Ferreira (Departamento de Psiquiatria/UFRJ)

Professor José Gondra (Faculdade de Educação/UERJ)

 

29/11 - Cidadania, saúde e avanços tecnológicos: as demandas de diferentes camadas sociais – como priorizá-las?

Palestrantes: Professor Nelson Souza e Silva (Faculdade de Medicina/UFRJ)

Professora Célia Almeida (ENSP/FIOCRUZ)