• Edição 136
  • 19 de outubro de 2006

Cursos e Palestras

Curso Multidisciplinar

Imagem 1

O Centro de Letras e Artes da UFRJ e o Forum de Ciência e Cultura realizam o curso multidisciplinar Arte Moderna no Brasil: rupturas e desdobramentos, que abordará as artes plásticas, a arquitetura, a literatura e a música no contexto sócio-econômico, político e cultural brasileiro da primeira metade do Século XX.

Com a finalidade de proporcionar uma formação cultural mais ampla, o curso traça um panorama das diversas manifestações artísticas que consolidam o pensamento moderno no Brasil, procurando abordar o fenômeno artístico em suas diferentes linguagens. As palestras, proferidas por professores do Centro de Letras e Artes da UFRJ, traçam um rico painel das manifestações artísticas no século XX, com riqueza de informações e muitas ilustrações de obras de vários artistas, fragmentos de textos poéticos e manifestos, partituras, projetos arquitetônicos, retratos de artistas, reproduções sonoras em Cd, vídeos e até peças executadas ao piano.

O curso, com 150 vagas, é gratuito e aberto a estudantes, docentes, técnicos-administrativos da UFRJ e público externo com formação de segundo grau. Será conferido certificado de conclusão àqueles que cumprirem, no mínimo, 75% de freqüência.

Ementa do Curso:

A Semana de 22: a procura de uma identidade nacional brasileira. Os Movimentos Pau-Brasil e Antropofágico. A formação de grupos de artistas: a experimentação de novas linguagens. A ruptura torna-se tradição: a consolidação de um pensamento moderno no Brasil.

Abertura

31/10: Ronaldo Lima Lins (professor titular e diretor da Faculdade de Letras)

Painel histórico, social e cultural do Brasil no século XX.

Palestras:

07/11: Artes Plásticas

Isis Braga (professora adjunta da Escola de Belas Artes e coordenadora de Graduação do Centro de Letras e Artes) e Angela Âncora da Luz (professora adjunta e diretora da Escola de Belas Artes)

A explosão do Modernismo como resultado do movimento renovador ocorrido na década de 20 e seus antecedentes. Lazar Segall, Anita Malfati e Victor Brecheret. A conjunção de intelectuais, de todas as áreas – Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Graça Aranha, Menotti del Pichia - que culminou com a Semana de Arte Moderna de 22, destacando Di Cavalcanti, Vicente do Rego Monteiro, Oswaldo Goeldi, Zina Aita, John Graz e Tarsila do Amaral. A década de 30. A significação do Rio de Janeiro na construção da modernidade brasileira. Criação dos Museus de Arte Moderna. O Salão Nacional de Arte Moderna e as Bienais. O concretismo paulista e o neo-concretismo carioca. O informalismo. Lygia Clark, Helio Oiticica, Ivan Serpa, Franz Weissmann e outros.

O curso será ministrado de 31 de outubro a 5 de dezembro, de 14h às 18h, no Salão Moniz de Aragão, na Praia Vermelha. As inscrições podem ser feitas no Forum de Ciência e Cultura, sala 207, de 10h às 17h. Em breve serão divulgadas outras atividades.


Astronomia para poetas

Imagem 1

Para responder algumas perguntas da humanidade, como "existe vida fora da terra?", a Casa da Ciência da UFRJ realizará o ciclo de palestras Astronomia para Poetas II, da série Ciência para Poetas.

O próximo encontro acontecerá no dia 24 de outubro, às 18h30min, na Casa de Ciência da UFRJ, e é realizado em parceria com o Grupo de Pesquisa em Astronomia do Observatório Nacional. A professora Maria Elisabeth Zucolotto irá proferir a palestra “Chovendo pedras”. A programação na íntegra poderá ser consultada no site da UFRJ ou pelo link www.cciencia.ufrj.br/CienciaParaPoetas.

A entrada é franca. A Casa da Ciência fica na rua Lauro Müller, 3, Botafogo. Mais informações pelo número 2542-7494.


Cursos de extensão na Escola de Química

Imagem 1

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Ambientais e Desenvolvimento (NIEAD), da Escola de Química, do Centro de Tecnologia (CT), Campus do Fundão, oferece neste mês vários cursos de extensão, entre eles: Reciclagem de Plásticos, Tratamento de Efluentes Industriais e Auditoria Ambiental.

O curso de Reciclagem de Plásticos, acontecerá em dois dias, 21 e 28 de outubro de 2006 (dois sábados consecutivos), das 9h às 18h, e uma visita optativa em uma recicladora no dia 30 de outubro (22h).

O curso de Tratamento de Efluentes Industriais ocorrerá nos dias 6,13 e 27 de novembro e 4 e 11 de dezembro, das 9h às 17 h.

E o curso de Auditoria Ambiental, que terá duas partes, acontecerá em novembro e dezembro. O primeiro módulo será Teoria e simulação de AA, 11, 18 e 25 de novembro. O segundo módulo (somente para quem cursou o primeiro módulo), será em 11 e 13 de dezembro, das 9 às 13h. No final do curso, após uma completa imersão acadêmica e técnica de alto nível, o treinando estará apto a discutir com os especialistas ou aplicar imediatamente os conhecimentos na sua organização.

Mais informações através do site www.niead.ufrj.br e telefone (21) 2562-7041.


Programação do Forum de Ciência e Cultura

Imagem 1

Encontros Científicos

“Os desafios da Política Sul-amaricana no Brasil” é o tema da palestra da Coordenação de Programas de Estudos Avançados (COPEA/UFRJ), com a professora Maria Regina Soares de Lima. O objetivo do encontro é discutir os efeitos da globalização sobre o conceito de estado nacional, na próxima quinta-feira, dia 18, às 17h30min, no Salão Pedro Calmon. A entrada é franca.

IV Jornada de Pesquisa e Intercâmbio do NIPIAC

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercambio para a Infância e Adolescência promove, no dia 23 de outubro, de 9h às 19h a IV Jornada de Pesquisa e Intercâmbio do NIPIAC, com o tema “A Pesquisa-intervenção na Infância e Adolescência”, no auditório Pedro Calmon, do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ, Campus da Praia Vermelha. O evento é aberto ao público. Mais informações pelo telefone 2295-3208 ou pelo site http://www.psicologia.ufrj.br/nipiac. Veja a programação completa (http://www.ufrj.br/detalha_noticia.php?codnoticia=2849)

III Curso de Avaliação em Ciência e Tecnologia

O Forum de Ciência e Cultura oferecerá de 25 de novembro a 13 de dezembro, quartas e quintas-feiras, de 13h30min às 16h30min, no Salão Moniz de Aragão, o III Curso de Avaliação em Ciência e Tecnologia. A aula inaugural acontecerá no dia 23 de outubro.

Os temas abordados no evento serão o contexto histórico e ferramentas de avaliação em Ciência e Tecnologia (C&T); Abordagens metodológicas com estudos de casos de avaliação em C&T; Avaliação e indicadores de C&T; Avaliação de pesquisadores; Avaliação do cientista pela cientometria; Avaliação de projetos e programas em C&T; Avaliação para a sustentabilidade e avaliação da qualidade na gestão.

As inscrições, que variam de R$10 (para a comunidade da UFRJ) a R$20 (público em geral), podem ser realizadas no Forum de Ciência e Cultura, na sala 207. E o endereço é avenida Pasteur, 250, Urca.


1º Congresso Internacional da ABAP

Imagem 1

A Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), comemorando seu trigésimo aniversário, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB/FAU/UFRJ) e apoio da International Federation of Landscape Architects (IFLA), convoca estudantes e profissionais para seu 1º Congresso Internacional, que acontecerá no Rio de Janeiro no período de 22 a 24 de novembro de 2006, trazendo como temática principal Metodologias e Práticas Projetuais em Arquitetura Paisagística na América Latina, com ênfase na reflexão metodológica do exercício e da produção profissional dos últimos anos.

O evento ocorrerá no Palácio Gustavo Capanema, Auditório Gilberto Freyre, rua da Imprensa 16, Centro, Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas. Outras informações e a programação na íntegra poderão ser consultadas no site www.fau.ufrj.br/prourb/.


Centro Cultural Professor Horácio Macedo

Imagem 1

O Centro Cultural Professor Horácio Macedo, promove diversos eventos ainda neste mês, confira, a seguir, a programação.

V Encontro dos Programas de Formação de RH

Acontecerá, de 23 a 24 de outubro, de 9h às 17h, o V Encontro dos Programas de Formação de Recursos Humanos para o Setor de Petróleo & Gás UFRJ/ANP. O evento será realizado no Auditório Roxinho e Salão Nobre, ambos no CCMN, Campus do Fundão.

II UFRJ Ambientável

O II UFRJ Ambientável acontecerá entre 25 e 27 de outubro, de 8h às 17h, no Auditório Roxinho, CCMN, Campus do Fundão.

Outras informações no site www.cchm.ufrj.br. A entrada é franca.


Mestrado em Saúde Coletiva do IESC

Imagem 1

O Instituto de Estudos de Saúde Coletiva (IESC) está com inscrições abertas para o Mestrado em Saúde Coletiva, até o dia 17 de novembro de 2006. As inscrições podem ser feitas na secretaria acadêmica do IESC, segundas e quartas-feiras de 13h às 16h e terças, quintas e sextas-feiras de 9h às 12h e de 13h às 16h ou por correio expresso (SEDEX ou similar), postado até 17 de novembro de 2006.

O concurso será dividido em três etapas. A primeira será realizada dia 28 de novembro, de 9h às 12h, e será eliminatória, consistindo em uma prova compreensão de texto estrangeiro inglês ou francês, dependendo da linha de pesquisa desejada. A segunda, dia 1º de dezembro, das 9h às 13h, será eliminatória e classificatória com uma prova escrita onde constará uma questão geral de Saúde Coletiva e as demais relacionadas à linha de pesquisa escolhida pelo candidato. Já a terceira etapa, classificatória, será uma avaliação do curriculum vitae dos candidatos. As provas serão realizadas em locais a serem determinados pela secretaria acadêmica do IESC.

O número de vagas alocadas é de 30, sendo uma na linha de pesquisa “Políticas de Saúde, Planejamento e Avaliação”; seis na linha de pesquisa “Indicadores de Exposição e Efeitos dos Poluentes Ambientais e Ocupacionais”; seis na linha de pesquisa “Ecologia, Trabalho e Saúde”; cinco na linha de pesquisa “Epidemiologia Aplicada à Saúde Mental e às Violências” e doze na linha de pesquisa “História, Representações e Fundamentos Conceituais em Saúde”.

O IESC fica localizado na na avenida Brigadeiro Trompowsky s/nº, Praça da Prefeitura Universitária - Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ. O CEP é 21.949-900.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone (0XX)-21-2598-9287. Para consultar o programa a ser estudado acesse o site www.nesc.ufrj.br.