• Edição 136
  • 19 de outubro de 2006

No Foco

UFRJ se prepara para Semana de Ciência e Tecnologia

Aline Durães

foto no foco

A UFRJ dará início, no dia 19 de outubro, à III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento, que foi criado, em 2004, por um decreto do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e é coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, ocorre em todo o país e visa estimular o gosto pela Ciência no público em geral, ao mesmo tempo em que almeja popularizar os conhecimentos científicos produzidos dentro de universidades e escolas.

Na edição de 2006, que apresenta o tema “Criatividade e Inovação” e homenageia o centenário do primeiro vôo do 14 Bis (avião construído pelo brasileiro Santos Dumont que decolou, pela primeira vez, na França, em 23 de outubro de 1906), a UFRJ disponibilizará, por quatro dias, 58 atividades, ligadas às mais diversas unidades acadêmicas e concentradas no prédio histórico do hangar de hidroaviões.

Apesar da curta duração, a SNCT demanda esforços de parte da comunidade universitária: são cerca de 600 funcionários, alunos e docentes envolvidos com a organização do evento, sob a coordenação da Pró-reitoria de Extensão (PR-5). “Os preparativos para a Semana iniciaram ainda no ano passado. Começamos a captar recursos e a nos reunir com as unidades para definir a programação desde cedo”, afirma Isabel Cristina Alencar, superintendente de Extensão.

A universidade recrutou 30 jovens vinculados ao projeto “Conexão de Saberes” para percorrerem as instituições de Ensino Médio e Fundamental do entorno da Ilha do Governador e divulgarem o evento. Além disso, cerca de 400 alunos de graduação e pós-graduação da UFRJ foram treinados para trabalharem como mediadores das atividades da Semana.

A importância da SNCT reside nas experiências positivas que proporciona. De acordo com Isabel Cristina, as atividades da Semana permitem à UFRJ interagir com o público externo e, simultaneamente, possibilitam à comunidade acadêmica conhecer os trabalhos desenvolvidos dentro da instituição, auxiliando no combate à estrutura universitária fragmentada.

A superintendente acredita também que eventos como esse ajudam a legitimar a universidade junto à sociedade: “As pessoas não se reconhecem como parte da universidade. Isso aqui é um bem público. Temos que criar formas de a sociedade se apropriar do conhecimento produzido aqui. A nossa intenção é que o visitante saia estimulado a buscar mais respostas; queremos que ele se interesse e queira vir para a UFRJ”, destaca.

O Hangar de Hidroaviões

Diferentemente das demais edições, a SNCT deste ano ocorrerá no hangar de hidroaviões, localizado próximo ao alojamento de estudantes, na Ilha do Fundão. Construído por uma empresa italiana no final da década de 20, o prédio, de início, abrigava aeronaves. Na década de 40, a Aeronáutica transformou o lugar em um paiol e passou a armazenar bombas ali. Antes de ter sido retomado pela UFRJ, em 2005, o hangar foi utilizado ainda como depósito do Metrô Rio.

Desde o ano passado, o Núcleo Interdisciplinar UFRJ Mar ocupa o local, reformado recentemente para se adequar à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Nos últimos dez dias, o hangar, que tem capacidade para receber 1200 pessoas por hora, foi pintado e um pequeno auditório para exibição de vídeos foi criado. Além disso, uma equipe de 80 pessoas da Prefeitura Universitária trabalhou, durante esse tempo, na limpeza do prédio e das proximidades.

A Prefeitura está encarregada também da segurança e do transporte do evento. De acordo com o vice-prefeito, Ivan Carmo, dezesseis profissionais da Divisão de Segurança (Diseg) foram recrutados para cuidar da segurança do campus e dos visitantes. Ivan garante ainda que três ônibus irão circular entre o local do evento e a Avenida Brasil: “No fim de semana, esse efetivo será reforçado; os ônibus sairão a cada quinze minutos daqui”, antecipa.

As oficinas

Para seguir o tema proposto pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, a UFRJ montou um circuito aeroespacial, com uma série de atividades, entre elas, tirolesa, corda bamba e muro de escalada, que promete emoções fortes aos amantes das alturas. O evento contará também com oficinas não-relacionadas ao tema principal.

É o caso da atividade promovida pelo “Programa Papo Cabeça” (Programa da UFRJ de orientação em saúde reprodutiva para adolescentes) e coordenada pelo professor José Leonídio Pereira. Com um trabalho que reúne profissionais da Faculdade de Medicina, da Maternidade Escola e do Instituto de Química, a oficina tenciona discutir a sexualidade na adolescência e, para tanto, utilizará mesas demonstrativas, construídas com material reciclável. “Todas as demonstrações serão feitas com material de baixo custo, como garrafas pet, espuma, sacos plásticos e velas. Pretendemos mostrar que existem técnicas educacionais baratas que podem ser utilizadas em todo o mundo”, afiança José Leonídio.

Cristina Nassar, docente do Instituto de Biologia e organizadora da oficina “Ar Poluído”, conta que a oficina buscará informar o público através de jogos interativos e enfatiza que o caráter lúdico das atividades estimula os estudantes a participarem da Semana. “Gostamos de participar de eventos de extensão, pois entendemos que eles são elos fundamentais para o conhecimento sair do laboratório e ir para a sociedade”, completa.

A SNCT funcionará, de 19 a 22 de outubro, das 9h às 17h. A entrada é franca.