• Edição 135
  • 11 de outubro de 2006

De Olho na Mídia

Alunos apresentam trabalhos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

RIO – A partir da próxima segunda-feira, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será a chance de universidades e instituições de pesquisa do país mostrarem à população os trabalhos importantes que estão sendo produzidos na área (veja aqui os destaques). No Rio, há uma programação intensa, nos campus da UFRJ, da Rural e do Cefet, além de atividades na Feira de São Cristóvão, no Largo da Carioca e no trem da Central do Brasil.

No ano passado, o evento teve a participação de 843 instituições e pesquisa, que apresentaram 6.694 atividades, em 333 municípios.

Entre os dias 18 e 20, será realizada no campus do Cefet no Maracanã a Expotec, feira de tecnologia que mostra experimentos feitos por alunos das escolas técnicas do Estado do Rio. Grande parte surgiu da preocupação com o meio ambiente. Um grupo de alunos criou, por exemplo, uma torre que identifica focos de incêndio em florestas a partir da medição da temperatura, antes que a fumaça se espalhe.

Destaques Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

UFRJ: Entre os dias 19 e 22 de outubro, das 9h às 17h. Atividades no antigo hangar, onde funciona a sede do Núcleo Interdisciplinar da UFRJ. Na programação: muro de escalada, oficinas de construção de modelos e de marcenaria e, ainda, passeios de barco à vela.

RURAL: Nos dias 16, 17, 19 e 20, a universidade abrirá as portas de seus laboratórios, dos campus de Seropédica e Nova Iguaçu, para alunos de ensino médio. O evento é o Ciência em Alta na Baixada.

FEIRA DE SÃO CRISTÓVÃO: O Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas terá atividades entre os dias 20 e 22, de meio-dia às 20h. Haverá, por exemplo, apresentação de cordel científico e de réplicas de material pré-histórico.

LARGO DA CARIOCA: De 16 a 20, das 8h às 18h. Exposição de animais peçonhentos; mostra de fenômenos científicos presentes no dia-a-dia e palestras sobre DST, entre outras atividades.

PELA INTERNET: A programação completa da semana está no site http://semanact2006.mct.gov.br.

Veículo: Globo Online   Data: 10/10/2006   Editoria: Educação