• Edição 134
  • 05 de outubro de 2006

Fique de Olho

I Simpósio Internacional Ousía de Estudos Clássicos

foto

O I Simpósio Internacional Ousía de Estudos Clássicos é um evento organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e em Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF e PPGLC) com o objetivo de fomentar o diálogo e o intercâmbio entre os pesquisadores especialistas brasileiros e estrangeiros em Antigüidade Clássica, especialmente nas áreas de Filosofia e Filologia.

O simpósio será realizado pela primeira vez, na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 20 de outubro de 2006, e será sediado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, que, além dos programas promotores, envolverá na organização do evento o Centro de Filosofia e Ciências Humanas, o Forum de Ciência e Cultura, a Faculdade de Letras, o Laboratório OUSIA – Estudos de Filosofia Clássica (registrado no Diretório de grupos do CNPq). O evento conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e do Centro de Estudos Interdisciplinares de Antigüidade (CEIA) da UFF.

Para maiores informações, acesse www.letras.ufrj.br ou no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, sala 320D, Largo do São Francisco, número 1, Centro.


Centro Cultural Horácio Macedo

foto

Cinema

O projeto “Cinema ao meio dia” do Centro Cultural Horácio Macedo, que no mês de setembro exibiu filmes como Amarelo Manga e O Invasor, na próxima sexta-feira, dia 6, exibirá o grande sucesso de Jayme Monjardim, Olga.

O filme narra a história da judia alemã Olga Benário, uma militante comunista que foi encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. O fracasso da revolução levou o casal à prisão. Grávida de 7 meses, Olga foi deportada pelo governo Vargas para uma cadeia na Alemanha Nazista, onde teve sua filha. Após a separação de mãe e filha, Olga foi enviada para um campo de concentração e executada na camara de gás.

A exibição será realizada no Salão Nobre da Decania do CCMN, a entrada é franca e, como o nome do projeto diz, a sessão será ao meio dia.

Para mais informações, acesse www.cchm.ufrj.br.

Exposição

A exposição de colagens e pinturas “Olhos”, de Maria Dolores Wanderley, será apresentada no Foyer do Roxinho do CCHM, durante os dias 9, 10 e 11 de outubro com abertura às 11h. Maria Dolores é professora do Departamento de Geologia da UFRJ, poeta, e está apresentando sua primeira mostra de artes plásticas.

III Semana Geográfica no CCHM

A III Semana Geográfica com o tema “Geografia Escolar: de quem é a responsabilidade?”acontecerá, entre os dias 9 e 11 de outubro, no auditório do Roxinho , Anfieteatro e Salão Nobre do Centro Cultural Horácio Macedo, localizado no CCMN, Campus do Fundão.


Programação do Forum de Ciência e Cultura

foto

Fórum na Tela – cinema e dança

O projeto Forum na Tela exibe o “IV Ciclo de Cinema e Dança – dos corpos para câmera: danças populares em cena” que pretende viabilizar discussões sobre as danças populares, a partir da contextualização histórico-cultural e do diálogo entre linguagens, possibilitando novas reflexões sobre a pesquisa e a produção em arte.

Durante todas as terças-feiras do mês de outubro, às 18 horas, no Salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura, serão exibidos filmes relativos à dança. Após a exibição será ministrada uma platestra.

Confira a programação:

Dia 10

Dança e movimento cultural

Filme: Dirty Dancing: noites de Havana, de Guy Ferland

Palestrante: Carlos Augusto (Ânima/ Escola de Educação Física e Desportos/ UFRJ)

Dia 17

Corpo, gênero e dança

Filme: Footloose, de Herbert Ross

Palestrante: Prof. Dr. Marcus Vinicius (UFRJ)

Dia 24

Diálogos entre dança de rua e dança contemporânea

Filme: Wild Style, de Charlie Ahearm

Palestrante: Artistas Bruno Beltrão e Rodrigo Bernardi

Dia 31

Dança e comportamento

Filme: O baile, de Ettore Scola

Palestrante: Prof. N.S. Luiz Alberto Sanz (UFF)

A Polônia é no Forum

O Forum de Ciência e Cultura (FCC) realiza o Projeto Ocidente e Oriente, entre os dis 9, 10 e 11 de outubro, com o tema Polônia, em parceria com o Consulado Geral da Polônia e o professor Jeovah da Arruda Câmara. Durantes esses dias, será exibida uma exposição com fotos de Varsóvia, capital da Polônia, de 9 às 21h, no Salão Vermelho. A abertura da exposição, no dia 9, será às 19h com degustação da culinária polonesa. No dia 11, o projeto exibirá uma mostra de filmes, a partir das 17h no Salão Moniz Aragão. Os filmes exibidos serão: Polônia de hoje; Polônia, pátria de João Paulo II e Quando o Sol era Deus, de Jerzy Hoffmann


Setenta Anos da Teoria Geral: Políticas Econômicas para o Desenvolvimento

 

O Instituto de Economia (IE) e o Forum de Ciência e Cultura (FCC) promovem o debate “Setenta Anos da Teoria Geral: Políticas Econômicas para o Desenvolvimento”, nos dias 9 e 10 de outubro, às 9h, no Salão Pedro Calmon (FCC). O objetivo é debater as políticas econômicas para o desenvolvimento. Trata-se de um tema da atualidade, dadas as condições e necessidades do Brasil, assim como dos demais países da América Latina. Mais informações, ligue para 2562-6010 ou envie e-mail para diretoria@ie.ufrj.br.


LIINC em Revista lança seu quarto número

foto

O Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento (Liinc) é um espaço interinstitucional e multidisciplinar, coordenado em parceria entre a UFRJ e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), voltado para a reflexão crítica sobre informação, conhecimento e desenvolvimento, ante as transformações no mundo contemporâneo.

O quarto número da Liinc em Revista, periódico científico eletrônico semestral, elaborado por Christiana Freitas (NESUB/UnB), Elizabeth Rondelli (ESS/UFRJ), Maria Lucia Maciel (IFCS/UFRJ), Sarita Albagli (IBICT/MCT), que integram o comitê editorial, já está disponível na Internet. O exemplar, coordenado pelo professor César Bolaño, da Universidade Federal do Sergipe, trata do tema "Comunicação e Desenvolvimento".

O número conta com quatro artigos: — "Sociedade e Tecnologia Digital- entre incluir ou ser incluída", de Adilson Cabral; — "Apreensão e construção do conhecimento científico: descompasso entre necessidades informacionais e pensamento crítico" , de Aida Varela e Igor Guimarães; — "Mais e melhores relacionamentos — Uma Proposta de Metodologia de Gestão da Comunicação em Arranjos Produtivos Locais", de Rosa Lima, e — "Políticas Públicas para o Livro e a Leitura e sua influência na Indústria Editorial de Salvador", de Susane Barros, Jussara Borges e Othon Jambeiro.

Contém ainda um texto de opinião, de Luiz Carlos Santos Lopes, sobre "A Comunicação e o Desenvolvimento da Sociedade".

A Liinc em Revista pode ser acessada em http://www.liinc.ufrj.br/revista/index-revista.htm.


Faculdade de Arquitetura relembra Salão de 31

foto

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), por meio do Núcleo de Pesquisa e Documentação (NPD) e dos programas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROARQ e PROURB), e em parceria com o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) e a Funarte, a exposição “Salão 31: diferenças em processo”, evento que comemora e relembra a realização do Salão de 31, promovido por Lúcio Costa, que, há 75 anos, buscou redefinir as diretrizes do ensino e do conceito de arte no Brasil.

O Salão 31 assinalou a história da arte brasileira ao contrastar as produções artística, arquitetônica e literária da época com as iniciativas dos modernos. A mostra tem como curadores os docentes da FAU, Cêça Guimaraens, Elizabete Rodrigues de C. Martins e Gustavo Rocha Peixoto; e trará coleções do MNBA e do NPD/FA. Obras e documentos de ícones do modernismo, entre eles Tarsila do Amaral, Di Cavalcani, Affonso Reidy e Le Corbusier, poderão ser apreciados até o dia 26 de novembro de 2006, na Sala Clarival do Prado Valadares, no MNBA.

Para mais informações, visite o site www.arquimuseus.fau.ufrj.br.


INJC comemora 60 anos

foto

A Universidade Federal do Rio de Janeiro promove o evento científico "Nutrição, Ciência em Perspectiva — 60 anos do Instituto de Nutrição Josué de Castro", em 25 e 26 de outubro de 2006. O evento contará com três eixos temáticos: narrativas do passado: histórico sobre a trajetória do INJC; nutrição no presente, um projeto em construção: avanços recentes no conhecimento nutricional; perspectivas futuras: nutrição, ciência, tecnologia e desenvolvimento social. No encontro será lançado um Concurso Nacional de Monografias. Informações e inscrições (gratuitas) pelo http://www.nutricao.ufrj.br/60anos.

 


Filmes no NCE

Imagem 1

O Núcleo de Computação Eletrônica (NCE/UFRJ) promove, semanalmente, exibição de diversos filmes. Na próxima semana, os visitantes poderão assistir Melinda e Melinda, EUA, 2005, direção de Woody Allen, elenco: Wallace Shawn, Radha Mitchell, Larry. A apresentação ocorrerá no próximo dia 10, às 17h10min, no anfiteatro Maria Irene, no NCE, Campus do Fundão.


Primeira Mostra de Vídeos do LIVE

O Laboratório da Imagem e Vídeo Experimental (LIVE), da Escola de Belas Artes, UFRJ, promove a Primeira Mostra de Vídeos do LIVE, no dia 10 de outubro, às 10h, na Escola de Belas Artes, localizada no prédio da Reitoria, 6° andar, Campus do Fundão.


Simpósio de Bioética e Humanização na Saúde

foto

Na próxima comemoração do dia do médico — 18 de outubro — a Faculdade de Medicina da UFRJ oferecerá ao meio acadêmico o “Simpósio de Bioética e Humanização na Saúde”. Um evento marcado pelo debate, já que haverá duas mesas-redondas em que os assistentes poderão dar suas opiniões e fazer perguntas aos palestrantes. Com o intuito de ressaltar a multidisciplinaridade dos temas, foram convidados professores de diferentes áreas e de diversas instituições: Faculdade de Educação da UFRJ, pós-graduação em Bioética da PUC, Faculdade de Medicina da UFF e UFRJ, além do diretor geral e do presidente da Comissão de Bioética do HUCFF.

Os participantes que desejarem, receberão um certificado da Coordenação de Atividades Educacionais do HUCFF, para isso deverão efetuar inscrição pelo e-mail marciacis@hucff.ufrj.br, até o dia 16 de outubro.

O evento ocorrerá no Auditório Professor Hélio Fraga, no Centro de Ciências da Saúde, tendo início às 8h30min e término às 13h.

O “Simpósio de Bioética e Humanização na Saúde” conta com o apoio do Diretório Central dos Estudantes Mário Prata e do Centro Acadêmico Carlos Chagas.