• Edição 134
  • 05 de outubro de 2006

Cursos e Palestras

Palestras sobre Formas de Apresentação de Trabalhos

Imagem 1

Palestras sobre "Formas de Apresentação de Trabalhos" na Jornada de Iniciação Científica serão ministradas no dia 11 de outubro, às 10h, no auditório Pedro Calmon do Forum de Ciência e Cultura, no Campus Praia Vermelha, e no dia 16 de Outubro, às 14h, no Auditório Quinhentão do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Bloco K, no Campus da Ilha do Fundão.

 

 

 


Astronomia para poetas

Imagem 1

Para responder algumas perguntas da humanidade, como "existe vida fora da terra?", a Casa da Ciência da UFRJ realizará o ciclo de palestras Astronomia para Poetas II, da série Ciência para Poetas.

O próximo encontro acontecerá no dia 12 de setembro, às 18h30min, na Casa de Ciência da UFRJ, e é realizado em parceria com o Grupo de Pesquisa em Astronomia do Observatório Nacional. O professor Martin Makler irá proferir palestra sobre “O lado escuro do universo”. A programação na íntegra poderá ser consultada no site da UFRJ ou no link www.cciencia.ufrj.br/CienciaParaPoetas.

A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 2542-7494. A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Müller, 3, Botafogo.

 


Cursos de extensão na Escola de Química

Imagem 1

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Ambientais e Desenvolvimento (NIEAD), da Escola de Química, do Centro de Tecnologia (CT), Campus do Fundão, oferece neste mês vários cursos de extensão, entre eles: Reciclagem de Plásticos, Tratamento de Efluentes Industriais e Auditoria Ambiental.

O curso de Reciclagem de Plásticos, acontecerá em dois dias, 21 e 28 de outubro de 2006 (dois sábados consecutivos), das 9h às 18h, e uma visita optativa em uma recicladora no dia 30 de outubro (22h).

O curso de Tratamento de Efluentes Industriais ocorrerá nos dias 6,13 e 27 de novembro e 4 e 11 de dezembro, das 9h às 17 h.

E o curso de Auditoria Ambiental, que terá duas partes, acontecerá em novembro e dezembro. O primeiro módulo será Teoria e simulação de AA, 11, 18 e 25 de novembro. O segundo módulo (somente para quem cursou o primeiro módulo), será em 11 e 13 de dezembro, das 9 às 13h. No final do curso, após uma completa imersão acadêmica e técnica de alto nível, o treinando estará apto a discutir com os especialistas ou aplicar imediatamente os conhecimentos na sua organização.

Mais informações através do site www.niead.ufrj.br e telelefone (21) 2562-7041.

 


1º Congresso Internacional da ABAP

Imagem 1

A Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), comemorando seu trigésimo aniversário, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB/FAU/UFRJ) e apoio da International Federation of Landscape Architects (IFLA), convoca estudantes e profissionais para seu 1º Congresso Internacional, que acontecerá no Rio de Janeiro no período de 22 a 24 de novembro de 2006, trazendo como temática principal Metodologias e Práticas Projetuais em Arquitetura Paisagística na América Latina, com ênfase na reflexão metodológica do exercício e da produção profissional dos últimos anos.

O evento ocorrerá no Palácio Gustavo Capanema, Auditório Gilberto Freyre, rua da Imprensa 16, Centro, Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas. Outras informações e a programação na íntegra poderão ser consultadas no site www.fau.ufrj.br/prourb/.