• Edição 133
  • 28 de setembro de 2006

Cursos e Palestras

Palestra sobre “A Execução Penal”

Imagem 1

A última palestra da I semana de Jurisdrama do cárcere será realizada na próxima sexta-feira, dia 29 de setembro, às 10h, no Salão Nobre da Faculdade Nacional de Direito. O palestrante, Carlos Augusto Borges, juiz titular da Vara de Execuções Penais, falará sobre “A Execução Penal”.

A semana for organizada por Alcino Câmara (decano do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas – CCJE); Carlos Tannus (coordenador do Forum de Ciência e Cultura – FCC); Marcos Maldonado (Superintendente do FCC); Helios Malebranche (coordenador geral); Fábio Samu (supervisor geral); UFRJ, CCJE; FCC; Secretaria de Estado de Administração Penitenciária; Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e Fundação Santa Cabrini.

Mais informações pelos telefones 2299-2412 e 2299-2015 ou pelo site www.jurisdrama.ufrj.br.


Educação Multicultural é tema de curso de extensão do FCC

Imagem 1

O Forum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ) oferecerá, ao longo dos meses de outubro e novembro, o curso de extensão “Educação Multicultural: conceitos e experiências na história, na escola e na Universidade”. O curso, que será realizado entre 4 de outubro e 29 de novembro, às quartas-feiras, de 10 às 12h, tem como coordenadora a professora Ana Canen, da Faculdade de Educação da UFRJ.

Sua ementa consiste em abordagens, origens e perspectivas de trabalho pedagógico na história, na escola e na universidade. O estudo e a pesquisa sobre respostas pedagógicas e político educacionais a identidades plurais e minorias; o impacto da diversidade cultural na escola e na Universidade hoje e os potenciais, desafios e experiências na educação e na História para a inclusão e valorização das identidades de gênero, raça, etnia e outras no contexto educacional e político-social também serão abordados ao longo do curso.


Gaudêncio Frigotto ministra palestra na Letras

Imagem 1

O Setor Cultural da Faculdade de Letras realizará a palestra “A pedagogia do oprimido como eixo para pensar qual educação e para que sociedade”, que será ministrada por Gaudêncio Frigotto, no dia 9 de outubro, às 9h, no auditório G2 da Faculdade de Letras da UFRJ.