• Edição 131
  • 14 de setembro de 2006

Fique de Olho

Quarenta anos da invasão da Faculdade de Medicina

foto

No dia 22 de setembro, a Reitoria da UFRJ, a Decania do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e a Direção da Faculdade de Medicina rememoram, com apoio da Coordenadoria de Comunicação da UFRJ, os quarenta anos da invasão da Faculdade de Medicina, em setembro de 1966. O episódio conhecido como “Massacre da Praia Vermelha” marca um dos mais importantes momentos da permanente luta da universidade por sua autonomia.

Às 9h acontecerá a abertura da exposição “Rebeldes da Praia Vermelha”, seguida por sessão solene do Conselho Universitário, às 10h, no auditório Rodolpho Paulo Rocco, localizado no bloco K (subsolo), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Campus do Fundão. Em seguida, haverá descerramento de placa alusiva ao dia. Às 18h30, show de encerramento no Teatro de Arena, na Praia Vermelha, com Elton Medeiros, Paulo César Botelho, Andréa Pinheiro e o Grupo Receita de Choro.


INJC comemora 60 anos

foto

A Universidade Federal do Rio de Janeiro promove o evento científico "Nutrição, Ciência em Perspectiva — 60 anos do Instituto de Nutrição Josué de Castro", em 25 e 26 de outubro de 2006. O evento contará com três eixos temáticos: narrativas do passado: histórico sobre a trajetória do INJC; nutrição no presente, um projeto em construção: avanços recentes no conhecimento nutricional; perspectivas futuras: nutrição, ciência, tecnologia e desenvolvimento social. No encontro será lançado um Concurso Nacional de Monografias. Informações e inscrições (gratuitas) pelo http://www.nutricao.ufrj.br/60anos.


II SEGAP na UFRJ

foto

O II Seminário de Gestão Socioambiental para o Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura e da Pesca no Brasil acontecerá de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2006, no Centro de Tecnologia (CT/UFRJ), bloco G, sala 122, Ilha do Fundão. As inscrições para apresentação de trabalhos encontram-se abertas e podem ser preenchidas no site http://www.sage.coppe.ufrj.br/segap/. O novo prazo para envio de trabalhos será dia 15 de setembro e a divulgação dos aprovados será em 15 de outubro. As vagas são limitadas.

Segundo a comissão organizadora – formada pelos professores Antônio Marcos Muniz Carneiro (Coppe/UFRJ), Luiz Fernando Vieira (ONG Associação de Meio Ambiente/AMA Cabo Frio), Ricardo Coutinho (Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira/IEAPM), Rogério Valle (Coppe/UFRJ) e Valeria da Vinha (Grupo Economia e Meio Ambiente/GEMA/IE/UFRJ) –, o objetivo do evento é propor uma reflexão sobre o desenvolvimento e a difusão de ferramentas de avaliação e gestão socioambientais da aqüicultura e da pesca no paradigma emergente da complexidade, como instrumentos apropriados e inovadores de intervenções promissoras para a rentabilidade máxima da produtividade em concomitância à reversão da degradação dos ecossistemas aquáticos e dos baixos índices de qualidade de vida.


Centro Cultural Horácio Macedo em festa

foto

O Centro Cultural Horácio Macedo promove nesse mês diversas atividades culturais que comemoram a revitalização e reinauguração do Auditório Roxinho, localizado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, o mais moderno da UFRJ.

A seguir, a programação da próxima semana:

Cinema ao meio dia no auditório Roxinho

Dia 18

Filme: Terra em transe, de Glauber Rocha, 1967.

Sinopse: Num país fictício chamado Eldorado, o jornalista e poeta Paulo (Jardel Filho) oscila entre diversas forças políticas em luta pelo poder. Porfírio Diaz (Paulo Autran) é um líder de direita, político paternalista da capital litorânea de Eldorado. Dom Felipe Vieira (José Lewgoy) é um político populista e Julio Fuentes (Paulo Gracindo), o dono de um império de comunicação. Em uma conversa com a militante Sara (Glauce Rocha), Paulo conclui que o povo de Eldorado precisa de um líder e que Vieira tem os pré-requisitos para a missão. Grande clássico do Cinema Novo, o filme faz duras críticas à ditadura.

Dia 19

Filme: Vinicius, de Miguel Faria Jr., 2005.

Sinopse: A vida de Vinicius de Moraes é contada no documentário Vinicius, de Miguel Faria Jr., por meio da apresentação de seus poemas, vídeos gravados pela família e amigos, e depoimentos de personalidades como Antonio Candido, Tônia Carrero, Gilberto Gil e Edu Lobo.

Dia 20

Filme: Casa de Areia, de Andrucha Waddington, 2005.

Sinopse: A saga de Áurea começa em 1910, quando, ela chega em caravana a um enorme labirinto de areia no Maranhão, Norte do Brasil. À procura de terras que o marido, Vasco, acredita serem prósperas, ela se vê condenada à vida num lugar inóspito, tendo como única companhia feminina sua mãe, Dona Maria. Grávida, e inconformada com o destino, a mulher faz de tudo para encontrar uma saída. Mas o tempo vai pouco a pouco transformando essa história embalada por profundos sentimentos, que vão do desespero à plenitude.

Dia 21

Colóquio “O espaço em desenvolvimento nacional”, às 14h30min, apresentado pelo professor José de Monserrat, na Decania.

Dias 21 e 22

Encontro Regional de Estudantes de Matemática (Eremat-Rio), de 9h às 17h, no Roxinho.

Mais informações através do site: www.cchm.ufrj.br


Faculdade de Arquitetura relembra Salão de 31

foto

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), por meio do Núcleo de Pesquisa e Documentação (NPD) e dos programas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROARQ e PROURB), e em parceria com o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) e a Funarte, a exposição “Salão 31: diferenças em processo”, evento que comemora e relembra a realização do Salão de 31, promovido por Lúcio Costa, que, há 75 anos, buscou redefinir as diretrizes do ensino e do conceito de arte no Brasil.

O Salão 31 assinalou a história da arte brasileira ao contrastar as produções artística, arquitetônica e literária da época com as iniciativas dos modernos. A mostra tem como curadores os docentes da FAU, Cêça Guimaraens, Elizabete Rodrigues de C. Martins e Gustavo Rocha Peixoto; e trará coleções do MNBA e do NPD/FA. Obras e documentos de ícones do modernismo, entre eles Tarsila do Amaral, Di Cavalcani, Affonso Reidy e Le Corbusier, poderão ser apreciados até o dia 26 de novembro de 2006, na Sala Clarival do Prado Valadares, no MNBA.

Para mais informações, visite o site www.arquimuseus.fau.ufrj.br.


Programação do Forum de Ciência e Cultura

Imagem 1

Forum na Tela

O Forum na Tela exibirá no dia 19, às 18h30min, no Salão Moniz de Aragão, o filme Coisa mais linda (2005), de Paulo Thiago, evento que faz parte do programa A nossa música no cinema. Após a projeção, haverá debate com Paulo Thiago e Cacá Diegues (cineastas) e Roberto Menescal (músico).

Música no Forum

No Projeto Música no Forum, dia 21, às 19h , no Salão Dourado, será apresentado um Tributo a Hugo Wolf, com uma seleção de canções do genial mestre austríaco, com os músicos Maria da Glória Capanema (soprano), Paulo Barcelos (tenor) e Eliara Puggina (piano).

Encontros Científicos

A Coordenação de Programas de Estudos Avançados (COPEA/UFRJ) convida para a conferência Reforma do Estado no Brasil: Idéias Fora do Lugar?, com a professora Regina Pacheco – FGV/SP, na próxima quinta-feira, dia 21, às 17h30min, no Salão Pedro Calmon.

Série lançamentos

No próximo dia 18, às 17h, acontecerá, no Salão Moniz de Aragão, o lançamento do livro Rastros – poemas escolhidos, de Laura Esteves. Haverá participação do movimento poético do Rio de Janeiro: Grupo Poesia Simplesmente, APPERJ, Sindicato dos Escritores e outros. Apoio: Sindicato dos Escritores e Forum de Ciência e Cultura – UFRJ