• Edição 130
  • 06 de setembro de 2006

Fique de Olho

I Semana de Matemática Aplicada

foto

Acontece, nos dias 13, 14 e 15, a I Semana de Matemática Aplicada (SeMAp), das 9h às 17h, no Centro Cultural Horácio Macedo, localizado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), no Campus do Fundão. Neste evento, pesquisadores, professores e profissionais atuantes no mercado de trabalho irão expor a aplicação da Matemática nas mais diversas áreas, tais como: Biologia, Finanças, Economia, Computação Científica e Física.

Durante os três dias da SeMAp, o público terá a oportunidade de conhecer as inúmeras oportunidades oferecidas àqueles que têm sólido conhecimento matemático. Além disso, após cada palestra, haverá um intervalo para que os mais interessados possam conversar, trocar experiências e discutir possíveis parcerias e propostas de estágio, iniciação científica ou emprego para os membros da comunidade da Matemática.

O evento contará também com um espaço onde os alunos de graduação em Matemática Aplicada e convidados poderão expor, através de pôsteres, seus trabalhos de Iniciação Científica (concluídos ou em andamento).

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas até 6 de setembro, das 10h às 15h, em frente ao bloco C, do Centro de Tecnologia (CT), no Campus do Fundão. Será cobrada uma taxa de R$ 5,00 (cinco reais), que dará direito à participação nos três dias da SeMAp.

Para aqueles que não freqüentam a Ilha do Fundão, a pré-inscrição poderá ser feita através da Internet e o pagamento deverá ser efetuado no dia do evento. Para isto, envie os seguintes dados para o e-mail inscricaosemap@gmail.com: nome completo, profissão, instituição/curso/período, quais palestras deseja assistir, como ficou sabendo do evento (Orkut, cartazes, folders,outros).

Outras informações e a programação completa podem ser acessadas no link www.semap.labma.ufrj.br/index.html. Para críticas, sugestões ou dúvidas, envie um e-mail para a comissão organizadora: semanamap@labma.ufrj.br


II SEGAP na UFRJ

foto

O II Seminário de Gestão Socioambiental para o Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura e da Pesca no Brasil acontecerá de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2006, no Centro de Tecnologia (CT/UFRJ), bloco G, sala 122, Ilha do Fundão. As inscrições para apresentação de trabalhos encontram-se abertas e podem ser preenchidas no site www.sage.coppe.ufrj.br/segap/. O novo prazo para envio de trabalhos será dia 15 de setembro e a divulgação dos aprovados será em 15 de outubro. As vagas são limitadas.

Segundo a comissão organizadora – formada pelos professores Antônio Marcos Muniz Carneiro (Coppe/UFRJ), Luiz Fernando Vieira (ONG Associação de Meio Ambiente/AMA Cabo Frio), Ricardo Coutinho (Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira/IEAPM), Rogério Valle (Coppe/UFRJ) e Valeria da Vinha (Grupo Economia e Meio Ambiente/GEMA/IE/UFRJ) –, o objetivo do evento é propor uma reflexão sobre o desenvolvimento e a difusão de ferramentas de avaliação e gestão socioambientais da aqüicultura e da pesca no paradigma emergente da complexidade, como instrumentos apropriados e inovadores de intervenções promissoras para a rentabilidade máxima da produtividade em concomitância à reversão da degradação dos ecossistemas aquáticos e dos baixos índices de qualidade de vida.


I Semana de Diversidade Sexual

foto

O Programa de Educação Tutorial da Escola de Comunicação da UFRJ (PET/ECO) realizará, no Campus da Praia Vermelha, nos dias 13, 14 e 15 de setembro, a partir das 13h, a I Semana da Diversidade Sexual.

O objetivo é discutir as intensas transformações sociais, no que se refere à sexualidade, analisando a evolução dos debates da multiplicidade identitária e sexual. O evento atenta para a importância do debate acerca da pluralidade sexual humana e sua expressão na sociedade contemporânea.

Haverá palestras e mesas redondas com a presença de pesquisadores acadêmicos, professores, lideranças e formadores de opinião, alem de espaço para exposição de trabalhos que levantem a questão da pluralidade sexual e, à noite, uma programação especial de exibição de curtas-metragens promovido pelo Cinerama, cineclube da ECO.

Mais informações pelo e-mail diversidadesexual@gmail.com ou pelo telefone 3873-5080. Acesse a programação do evento pelo link: www.eco.ufrj.br/diversidade.


Seminário de Flexibilização Curricula

foto

No dia 12 de setembro, das 9h às 17h, acontecerá o Seminário de Flexibilização Curricular, no Auditório Roxinho no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN).

O evento é uma realização das Pró-reitorias de Graduação (PR-1), Pós-graduação e Pesquisa (PR-2) e de Extensão (PR-5) e visa promover e articular iniciativas voltadas para a implementação de créditos de extensão nos cursos de graduação e pós-graduação.

A seguir, a programação do seminário:

9h30min – Mesa de abertura

Professor Aloísio Teixeira - Reitor da UFRJ

Professora Laura Tavares Ribeiro Soares - Pró-Reitora de Extensão/UFRJ

Professor José Roberto Meyer Fernandes - Pró-Reitor de Graduação/UFRJ

 

9h30min – Mesa redonda 1

Flexibilização Curricular: A contribuição dos Fóruns de Pró-Reitores de Extensão (FORPROEX) e de Graduação (FORGRAD).

Coordenação: Professora Laura Tavares Ribeiro Soares

Participantes:

Professora Esther Luck - Representante do FORGRAD

Professora Regina Guimarães - Representante do FORPROEX

 

11h – Mesa redonda 2

Experiências de Flexibilização Curricular na UFRJ

Coordenação: Professora Isabel Cristina Alencar de Azevedo

Participantes:

NUPEM/UFRJ: Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão - Professora Deia Maria Ferreira (IB)

Escola Municipal de Pescadores de Macaé – Professor Fernando Amorim – Núcleo Interdisciplinar UFRJMar

Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ – Fátima Brito

14h – Mesa redonda 3 - Experiências de Flexibilização Curricular na UFRJ

Coordenação: Professora Leila Rodrigues da Silva

Participantes:

Curso de Atualização para professores de ensino médio das áreas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias – Professora Angela Rocha dos Santos (CCMN)

Disciplina Gestão de Projetos Solidários – Professor Sidney Lianza (EPoli) e Professor Michel Thiollent (COPPE) Projetos Pré-Vestibular Comunitário do Caju e de Nova Iguaçu – Professor Ary Pimentel (FL) e Eliana Sousa Silva (PR-5) Articulando pesquisa, ensino e extensão na Pós-Graduação – Luciano Basto Oliveira (PR-2)

 

16h – Intervalo

 

16h30min – Plenária de encerramento

Coordenação: Professora Ana Inês Sousa

Pró-reitora de Extensão/UFRJ

Pró-reitor de Graduação/UFRJ

Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa/UFRJ

Coordenadores de Extensão dos Centros


Encontros Científicos

A Coordenação de Programas de Estudos Avançados (COPEA/UFRJ) convida para a conferência Criacionismo X Evolução, com o professor Franklin Rumjanek, na próxima quinta-feira, dia 14, às 17h30min, no Salão Pedro Calmon.


Simpósio Internacional - Síndrome Alcoólica Fetal (SAF)

foto

O Simpósio Internacional, coordenado pelo professor José Mauro Braz de Lima, do Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC/UFRJ), será realizado no dia 15 de setembro, às 8h, no Salão Pedro Calmon. O evento integra as atividades acadêmicas de extensão do Centro de Ensino, Pesquisa e Referência de Extensão e Adictologia – CEPRAL – da UFRJ, que desenvolve atividades de Ensino e Pesquisa sobre o tema álcool e outras drogas. Considerada uma das maiores autoridades no assunto, Ann Streissguth, da Universidade de Washington, é a convidada internacional.

Mais informações pelos telefones: 2247-0867 e 2295-9794 ou e-mail: josemauro@indc.ufrj.br. Apoio: Consulado dos EUA, Rotary Club Botafogo e Forum de Ciência e Cultura (UFRJ). Realização: Instituto de Neurologia e Maternidade Escola (UFRJ).

 


Programação do Forum de Ciência e Cultura

Imagem 1

Forum na Tela

O Forum na Tela exibirá no dia 12, às 18h30min, no Salão Moniz de Aragão, o filme Vinicius (2005), de Miguel Farias, evento que faz parte do programa A nossa música no cinema. Antes da projeção do filme, será apresentado o curta-metragem Alma Carioca, de William Côgo. Após a projeção, haverá debate com convidados, numa parceria com o projeto Cinema BR em Movimento.

Música no Forum

No Projeto Música no Forum, dia 14, às 19h , no Salão Dourado, será apresentado um Duo de violino e piano, com os músicos João Daltro (violino) e Ilze Trindade (piano). As obras são de Smetana e Dvorák.

III Semana do Administrador

Nos dias 11, 12 e 13 de setembro acontecerá a III Semana do Administrador, às 18h, no Salão Pedro Calmon, campus da Praia Vermelha. Haverá palestras sobre a realidade empresarial num mundo cada vez mais tecnológico. Mais informações com Rodrigo Donato, pelos telefones 3873-5299 e 8795-7286.

I Jornada Envelhecimento e Atividade Física

O professor Edmundo de Drummond Alves Junior (pesquisador do Grupo ANIMA/EEFD/UFRJ) coordenará a I Jornada Envelhecimento e Atividade Física da UFRJ, no dia 12 de setembro, às 9h, no Salão Moniz de Aragão.

O objetivo do encontro é difundir o conhecimento no âmbito do envelhecimento e atividade física, focando a prevenção de quedas como tema articulador.

Haverá, também, o lançamento do livro Envelhecimento e Atividade Física: suas relações com a prevenção das quedas, dos organizadores Edmundo de Drummond Alves Junior; Bianca Viana Santos Souza; Fátima de Lima Paula; Andréa Deslandes; Líliam Fernandes de Oliveira; Cleber Augusto Gonçalves Dias; Andréa Lucena Costa e Fátima Palha.