• Edição 130
  • 06 de setembro de 2006

Ponto de Vista

Emprego ou Empregabilidade, eis a questão

Kareen Arnhold, AgN Praia Vermelha

imagem ponto de vista

A falta de emprego, hoje, é dos principais problemas dos brasileiros. Esta questão, no entanto, poderia ser amenizada caso os profissionais estivessem mais capacitados. Para falar do mercado de trabalho e da construção de carreira, o Instituto de Psicologia da UFRJ convidou a psicóloga Ângela Estelita, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), a participar do III Congresso Nacional de Psicologia: Psicologia para todos. O Olhar Virtual, colheu no evento, a opinião da psicóloga sobre empregabilidade e emprego.

“Está acontecendo no mercado de trabalho uma revolução de vínculos. Antes, o empregado dava a vida para a empresa e ela decidia o que ele ia fazer. Hoje, as empresas não sabem nem o que será delas no dia seguinte, quanto mais o que acontecerá com seus empregados. Então, as pessoas têm que estar preparadas para lidar com esta realidade.

A empresa fazia um contrato psicológico: proporcionava segurança em troca de lealdade e garantia o amanhã do empregado. Isso não existe mais. A mudança está ocorrendo. Junto com ela, o empregado sente a perda de controle, stress, insegurança, perda de identidade, pois a referência deixou de ser sua empresa e passou a ser ele próprio.

Nós sempre tentamos resistir a mudanças. Mas, neste contexto, todos têm que estar preparados para lidar com elas. É importante, então, que os profissionais assumam o controle de suas vidas. Não dá mais para deixar que a empresa os direcione. Aqui entra o trabalho fundamental do psicólogo, de ajudar a pessoa a identificar seu papel.

Hoje, emprego não é mais garantia; a única coisa que o empregado realmente tem é a empregabilidade, ou seja, a capacidade de acumular e manter atualizadas suas competências, sua rede de relacionamentos e seu conhecimento. Desta forma, ele tem o arbítrio sobre sua carreira e, portanto, não é dependente de um estabelecimento. Se eu sei o que eu tenho de bom, se os outros sabem que eu tenho capacidade e se eu estou sempre atualizada, nunca me faltará lugar para trabalhar”.

Anteriores