• Edição 128
  • 24 de agosto de 2006

Zoom

Edital do Proinfra estimula pesquisa na UFRJ

Leonardo Velasco

imagem zoom

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), possui um fundo criado para viabilizar a modernização e ampliação da infra-estrutura e dos serviços de apoio à pesquisa desenvolvida em universidades públicas e em instituições de pesquisa: o Proinfra. E no último edital, a UFRJ foi contemplada com R$ 6.973.800,00.

“A participação da UFRJ no Proinfra recém-aprovado justifica-se na sua indiscutível capacidade técnico-científica no desenvolvimento de pesquisas, altamente dependentes de condições materiais estáveis e continuamente disponíveis”, disse Regina Dantas, superintendente administrativa da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2), que lamenta a atual situação da universidade:

“As pesquisas se encontram ameaçadas pelas precárias condições de manutenção de nosso patrimônio predial, como conseqüência de décadas de insuficiência orçamentária para investimentos na infra-estrutura básica”.

Esta verba obtida junto ao Proinfra será usada para a execução do projeto “Multidisciplinaridade em Ação: integrando pesquisa na UFRJ II”. Desta forma, a universidade terá investimento em aparelhamento dos grupos de pesquisa, especialmente com a aquisição de equipamentos fundamentais tanto para a formação de novas áreas multidisciplinares de pesquisa como para permitir o avanço em áreas mais tradicionais.

Será também realizada uma obra de expansão para a adequação de parte do Instituto de Bioquímica Médica e reforma no laboratório do Instituto de Biofísica.

A PR-2 é a responsável por organizar a participação institucional da UFRJ nas Chamadas Públicas CT-INFRA-PROINFRA. Os critérios adotados para escolha dos projetos baseiam-se na integração de grupos de pesquisa de reconhecida e comprovada excelência com grupos em consolidação, com o duplo objetivo de desenvolver novas áreas multidisciplinares de conhecimento e de incrementar outras.

“A estratégia adotada visa a contribuir para que o conhecimento gerado possa propagar-se ao conjunto da Instituição ao invés de contemplar pequenos grupos”, declarou a superintendente.

Para participação no Proinfra, os projetos são analisados por uma comissão indicada pelo Reitor e, posteriormente, o resultado é sancionado pelo CONSUNI.

Os Subprojetos da UFRJ aprovados foram cinco:

GRID@UFRJ – Suporte para pesquisa baseado em Grid e Redes de Alto Desempenho, com aplicações;

Prover acesso a pesquisadores na UFRJ a uma vasta rede de recursos computacionais, independente da sua localização, permitindo o avanço da pesquisa em diversas áreas do conhecimento, possibilitando a integração de grupos de pesquisa através de redes de alto desempenho, e promover o uso de tecnologias multimídia avançadas para a pesquisa e educação. O projeto visa atualizar a infra-estrutura de rede de várias Unidades da UFRJ, visando resolver os problemas estruturais existentes como: obsolescência, cobertura, velocidade e disponibilidade.

Fronteiras do diagnóstico e das terapias das doenças prevalentes no séc. XXI;

O projeto visa a construção de um prédio de três andares com 3.400 m2 e capacidade para alojar 19 laboratórios de pesquisa e outras facilidades onde serão desenvolvidos projetos transdisciplinares em sete grandes áreas que foram diagnosticadas como estratégicas e fronteiriças para a saúde na próxima década.

Centro Nacional de Bioimagem – CENABIO;

O Centro Nacional de Bioimagens tem como objetivo central consolidar uma rede com capacidade de analisar sistemas biológicos ao nível atômico-molecular e celular e desenvolver uma rede de imagiamento de organismos vivos.

Centro de Referência e Criação de Camundongos para pesquisa Científica do CCS/UFRJ;

O projeto visa suprir a crescente demanda por camundongos especiais, de dezenas de grupos de pesquisa com elevada produtividade científica no CCS-UFRJ, proporcionando autonomia científica e administrativa aos pesquisadores, o que permitirá o pleno desenvolvimento dos projetos em curso e a implantação de projetos pioneiros de alto impacto científico e tecnológico.

Terapia Clínica com Células Tronco Autólogas em Doenças Crônico-degenerativas

O objetivo deste subprojeto é aumentar a infra-estrutura existente no HUCFF no que diz respeito à monitoração e marcação das células a serem injetadas e, portanto a capacidade das equipes realizarem estas terapias celulares com maior eficiência e em maior número.