• Edição 127
  • 17 de agosto de 2006

Fique de Olho

Estratégias de leitura

foto

As professoras Leonor Werneck dos Santos e Maria Aparecida Lino Pauliukonis, da Faculdade de Letras da UFRJ, lançarão, como organizadoras e autoras, o livro Estratégias de Leitura: texto e ensino, publicado pela editora Lucerna. O lançamento será no dia 23 de agosto, das 14 às 16 horas, durante o X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia (CiFeFiL), que acontecerá entre os dias 21 e 25 de agosto, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

A obra consiste em uma série de artigos sobre o estudo, ensino e análise de textos. O objetivo é mostrar o resultado de pesquisas desenvolvidas pelos professores que fazem parte do Círculo Interdisciplinar de Análise de Discursos (Ciad), grupo de pesquisa vinculado à UFRJ, mas que conta também com a participação de professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da UERJ. Os pesquisadores do Ciad têm por temática comum o estudo das várias operações discursivas utilizadas na construção de imaginários sociais - traduzidas em produções da mídia impressa, em textos literários, no discurso pedagógico e no da tradução.

 

 


Centro Cultural Horácio Macedo em festa

foto

O Centro Cultural Horácio Macedo promove nesse mês diversas atividades culturais que comemoram a revitalização e reinauguração do Auditório Roxinho, localizado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, o mais moderno da UFRJ.

A partir do dia 22, o Auditório Roxinho será palco de exposições, espetáculos de teatro e música e exibições de filmes. A seguir, a programação dos eventos:

Exposição: 22 a 26 de agosto, 10h às 18

Apresentação do esqueleto do mamífero mais antigo do Brasil e da América do Sul, descoberto na bacia sedimentar de Itaboraí. A exposição será no hall do Salão Nobre. No dia 22, será a partir das 13h.

 

Teatro: 22 de agosto, às 12h e às 17h

A dança do universo

O musical traz o mundo objetivo da ciência aos palcos. O espetáculo de Oswaldo Mendes pretende estimular e desafiar o público trazendo à lembrança o físico brasileiro Mário Schenberg, relembrando sua trajetória como cientista. Um diálogo entre famosos cientistas, que nunca se conheceram. Entrada franca.

Teatro: 23 de agosto, às 12h e às 17h

Einstein

Premiada peça do dramaturgo canadense Gabriel Emanuel, Einstein será dirigida por Sylvio Ziber, e com Carlos Palma interpretando Albert Einstein. Com refinado humor e extrema franqueza, o texto fascina pela sensibilidade com que apresenta Einstein em seu aniversário de 70 anos. A peça terá duração de 70 min. Entrada franca.

Música: dia 24, às 14h

Zé da Velha & Silvério Pontes

A dupla se apresenta acompanhada de violão (Charlles da Costa), cavaquinho (Alessandro Cardoso) e pandeiro (Netinho Albuquerque), numa exibição tipicamente brasileira e muito cadenciada, que oferece aos solistas uma base perfeita para seus desenvolvimentos melódicos e improvisos.

Cinema: dia 25, às 12h

Filme: Pi, direção de Darren Aronofsky, 1998.

Max é um homem brilhante e atormentado, que está prestes a fazer a mais importante descoberta de sua vida: decodificar o padrão numérico por trás do mercado de ações. À medida que vai se aproximando da solução, o caos vai engolindo o mundo à sua volta. Ele é perseguido por uma agressiva firma de Wall Street determinada à dominação financeira, bem como por uma seita que tem a intenção de desvendar os segredos por trás de seus antigos textos sagrados.


Programação do Forum de Ciência e Cultura

Imagem 1

XXII Encontro Nacional do Forundir

No dia 23 de agosto acontecerá a Abertura do XXII Encontro Nacional do Forundir, (Fórum de Diretores das Faculdades de Educação das Universidades Federais) às 19h, no Salão Pedro Calmon, no Campus da Praia Vermelha. O tema do evento será O Papel das Faculdades de Educação nas Universidades Públicas, com palestras dos professores Luiz Antonio Cunha/UFRJ e Alice Ribeiro Casemiro Lopes/UERJ.

Na mesa de abertura estarão presentes o reitor Aloísio Teixeira, o professor Marcelo Soares Pereira da Silva/UFU/presidente nacional do Forundir, o professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro/decano do CFCH/UFRJ e o professor Renato José de Oliveira/diretor da Faculdade de Educação/UFRJ.

Após a abertura, os participantes poderão apreciar a apresentação da Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob regência do maestro André Cardoso, da Escola de Música (EM/UFRJ).

Projeto Música no Forum

Na próxima quinta-feira, dia 24, às 19h, a Orquestra de Câmara do Conservatório Brasileiro de Música, sob regência do maestro Marco Maceri apresentará obras de Mozart e Bach no Salão Dourado. Ricardo Coimbra (violino) e Marcelo Thys e Enóe Ferrão (piano) serão os solistas do evento.

Encontro de Corais na UFRJ

O próximo Encontro de Corais está marcado para o dia 23, quarta-feira, às 18h, no Salão Dourado, do FCC. Nesse evento estarão presentes o Coral do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (regente Cristina Canosa) e o Coral Infantil da Escola Martim Pescador, entre outros.

Forum na Tela - Ciclo de Cinema e Saúde

Na próxima terça-feira, às 18h será exibido o filme O jardineiro fiel (Fernando Meirelles, 2005), no Salão Moniz de Aragão, na Praia Vermelha. Em seguida, o público poderá participar das palestras, que serão ministradas pelos professores José da Rocha Carvalheiro (Fiocruz), Maria de Fátima Siliansky (Faculdade de Medicina – NESC/UFRJ) e Rodrigo Siqueira Batista (Hospital Universitário – Comitê de Bioética/UFRJ). O evento é uma realização do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ.

Ópera O pagador de promessas

No dia 25, às 11h acontecerá um seminário com os autores da ópera O pagador de promessas, no Salão Dourado. O compositor Eduardo Escalante e a libretista Marie Jeanne Calasans falarão sobre a gênese desta ópera, a partir de um encontro entre Henri Doublier e Dias Gomes no Rio de Janeiro dos anos 60.

Nos dias 25, 26, 27, 28 e 29 acontecerá a estréia mundial no Teatro João Caetano, localizado na Praça Tiradentes, s/nº.

A obra do dramaturgo Dias Gomes ocupou palcos, ganhou destaque na televisão e conquistou o mundo na tela do cinema. Agora, o público terá a oportunidade de vê-la em formato mundialmente inédito como ópera.

Para encenar O pagador de promessas, foi imprescindível reunir as Escolas de Música, de Comunicação, de Belas Artes e de Educação Física (através do Departamento de Arte Corporal) sob coordenação do Forum de Ciência e Cultura. Uma confluência de conhecimentos que é um exemplo da integração multidisciplinar fundamental para a diversidade cultural que uma ópera exige.

A direção musical e regência são de Wendell Kettle, a direção cênica é de Menelick de Carvalho e os solistas pertencem ao coro e orquestra da Cia. Experimental de Ópera.