• Edição 127
  • 17 de agosto de 2006

De Olho na Mídia

UFRJ se destaca no Enade

No último Enade foram avaliadas todas as modalidades de Engenharia. A avaliação foi dividida em oito grupos. Entre elas, as universidades públicas do Rio tiveram destaque, com conceitos 5, em Agrícola (UFF), Civil (UFRJ), Materiais (UFRJ), Metalúrgica e Fundição (UFRJ), de Produção (UFRJ), Química (Uerj) e Telecomunicações (UFF). Nas demais áreas, a pontuação maior foi 4.

A UFRJ ficou com 4 nas Engenharias Eletrônica e Eletrotécnica. Em Alimentos, Estácio de Sá e Rural obtiveram o segundo melhor conceito, sendo que a última obteve a mesma pontuação em Florestal. Nas áreas Industrial, Mecânica, Aeroespacial, Aeronáutica, Automotiva e Naval, ficaram com 4 a UFF, UFRJ e Cefet-Rio.

Para o diretor do Centro Tecnológico da UFF, Wainer da Silveira, o desempenho na área de Engenharia se deve a três fatores: os cursos são tradicionais, ministrados em período integral, e os professores qualificados. "O aluno sai bem preparado para o mercado de trabalho".

Em Física, somente a PUC obteve conceito 5, mas a UFF, UFRJ, Uerj, Uenf e Cefet-Campos dos Goytacazes alcançaram conceito 4. O pior conceito do estado (1) foi da Rural. A PUC também se destacou em Matemática, obtendo também o conceito 5, junto com Uerj e UFRJ. Ao contrário, a Faculdade Gama e Souza foi a única das 37 avaliadas que recebeu conceito 1.

Na área de Computação e Informática, a única que alcançou conceito máximo nos bacharelados, tanto em Ciências da Computação quanto em Sistemas de Informação, foi a UFRJ. Na primeira modalidade ninguém recebeu conceito 1, ao contrário da segunda opção de bacharelado, em que as universidades Santa Úrsula e Castelo Branco foram as piores. Já em Engenharia da Computação, a única instituição que oferece o curso no Rio, o Centro Universitário de Barra Mansa, recebeu conceito 2. [Folha Dirigida]

 

Veículo:Universia – SP - Online    Data: 11/08/2006  Editoria: Clipping Agência Brasil