• Edição 125
  • 03 de agosto de 2006

Fique de Olho

8º Ciclo de Estudos em Ciência da Informação

foto

O 8º CECI será realizado de 9 a 11 de agosto, no Centro Cultural Profesor Horácio Macedo (antigo auditório Roxinho), das 8h30min às 18h. O evento tem como objetivo atualizar profissionais e alunos de graduação e pós-graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação e áreas afins, por meio de apresentações de trabalhos, palestras e troca de experiências profissionais. Serão mais de seis palestras e 20 trabalhos mostrados.

A solenidade de abertura ficará por conta do Reitor da Universidade, professor Aloísio Teixeira; da coordenadora do SiBi/UFRJ, Paula Mello; da professora Mariza Russo e de Nelson Maculan, Secretário do MEC/SeSU.

Local: Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza – Anfiteatro Professor Paulo Emydgio de Freitas Barbosa e no auditório Roxinho.

End: Avenida Brigadeiro Trompowski S/N / Ilha do Fundão

Confira a programação. Clique aqui


Ecomeço

foto

A Escola de Comunicação da UFRJ promoverá, na semana de 7 a 11 de agosto, o Ecomeço. O evento, organizado pelo setor de extensão da ECO, visa facilitar o ingresso dos estudantes na faculdade e também oferecer a eles uma mostra de atividades ligadas à comunicação social.

No dia 11 acontece a Aula Inaugural, no Auditório Pedro Calmon do Forum de Ciência e Cultura, de 9h às 12h. O tema da aula será “Produção Colaborativa de Conhecimento na Internet Brasileira” e ela será ministrada por Hermano Vianna (Antropólogo e diretor de TV).

Clique aqui para ver a programação completa.


Inauguração do Café Cultural do IFCS

foto

O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ inaugura nesta terça-feira, dia 8, o seu Café Cultural. O evento começa às 18h e conta com a presença do Reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, e de uma banda de Chorinho. Também serão lançados os livros "Malandros Desconsolados. O Diário da primeira greve geral no Rio de Janeiro " e "Mudança Provocada. Passado e Futuro no Pensamento Sociológico Brasileiro" das professoras Francisca Nogueira e Gláucia Villas Bôas, respectivamente.

O IFCS está localizado no Largo de São Francisco de Paula, nº 1; Centro do Rio de Janeiro.

Aula Inaugural no IFCS

O Reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, irá proferir no próximo dia 8, terça- feira, a Aula Inaugural do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. A aula começará às 18h, no Pátio Central, e terá a Universidade como tema.

Confira abaixo a programação do dia 8:

13.30 Inauguração das salas da Direção Adjunta de Graduação

14.00h Reunião Extraordinária da Congregação com a presença do Reitor Prof. Aloisio Teixeira

Apresentação do trabalho "Filosofia e Ciências Humanas: um perfil do estudante de graduação" pela Profa. Liana Cardoso.

Discussão da Proposta de Plano Qüinquenal de Desenvolvimento para UFRJ. PDI

17.30h Inauguração da sala Prof. Afonso Carlos Marques dos Santos.

18.00h Aula inaugural proferida pelo Reitor Prof. Aloisio Teixeira

Abertura da Livraria Café


Semana de Calouros no IE

logo Forum de Ciencia e Cultura

A semana de calouros do Instituto de Economia (IE) começa no dia 7 de agosto. Confira abaixo a programação:

Segunda-Feira (7 de Agosto)

Apresentação de Boas-Vindas da Diretoria do Instituto de Economia da UFRJ;

Horário: 11:00 às 12:10 h; Local: Auditório Pedro Calmon

Apresentação do Decano do CCJE, Alcino Câmara Neto

Horário: 12:20 às 13:40 h; Local: Auditório Pedro Calmon

Quarta-Feira (9 de Agosto)

Debate com a Diretora de Pesquisa do IE/UFRJ; Professora Renata La Rovere; com o Coordenador de Estágios, Professor Nelson Chalfun e; com a Coordenadora de Convênios de Intercâmbio, Professora Maria Tereza Leopardi

Horário: 13:10 às 14:50 h; Local: Sala 203

Quinta-Feira (10 de Agosto)

Apresentação do Núcleo de Computação e Audiovisual (NUCA), com o Professor Nivalde Castro

Horário: 13:10 às 14:50 h; Local: Sala 203


Coppe e Forum debatem conflito Israel e Líbano

logo Forum de Ciencia e Cultura

A COPPE e o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ promovem, na próxima segunda-feira, dia 7 de agosto, o seminário "Os ataques de Israel ao Líbano e suas repercussões internacionais".

Coordenado pelo professor da COPPE, Luiz Pinguelli Rosa, o evento contará com a presença do Reitor da UFRJ, Aloisio Teixeira; o Embaixador Afonso Ouro Preto; o professor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, Francisco Carlos Teixeira; o professor do Instituto de Física da UFRJ e membro do Conselho Pugwash, Fernando Sousa Barros, e o professor do Centro de História e Cultura Judaica, Paulo Geiger.

O evento será realizado, às 15 horas, no auditório do Programa de Engenharia Oceânica da COPPE que fica localizado no Centro de Tecnologia, Bloco C, sala 208, campus da Ilha do Fundão.

 

Programação do Forum de Ciência e Cultura

Imagem 1

Este mês, a música estará em evidência na programação do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ. Nas primeiras semanas haverá o “Concurso Jovem Destaque”, com provas abertas ao público. Na série Música no Forum, os participantes poderão acompanhar o “XII International Cello Encounter”, entre outros importantes eventos.

A seguir, a programação da primeira semana de agosto.

Dia 3, às 17h30min, Salão Pedro Calmon

COPEA - Coordenação de Programas de Estudos Avançados da UFRJ

Conferência: Warped Passages: Extra Dimensions in the Universe

Conferencista: Lisa Randall - Harvard University

 

Dia 7, 13h, Salão Pedro Calmon

Aula Inaugural do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG), aprovado pelo Conselho de Ensino de Graduação (CEG/UFRJ), em 29 de junho de 2005 e pelo Conselho Universitário (Consuni), em 14 de julho de 2005. O CBG está vinculado à Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC), do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE). A aula inaugural será proferida pelo reitor Aloísio Teixeira. Mais informações pelo telefone 3873-5150/5156 ou e-mail: biblio_gestao@facc.ufrj.br.

 

Dia 7, 18h, Salão Pedro Calmon

Solenidade

Cerimônia de posse do Decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro

 

Dias 7, 8 e 9, às 19h, Salão Dourado

Concurso Jovem Destaque

Provas abertas ao público. Veja a programação completa no site www.forum.ufrj.br, a partir de 1° de agosto.

 

Dia 8, 18h, Salão Moniz de Aragão

Forum na Tela - Ciclo de Cinema e Saúde

Cinema e vídeo

Pesquisa em Saúde: Por que e Para Quem?

O objetivo do ciclo é analisar e discutir os fatores que determinam a condução das pesquisas científicas na área da saúde, suas conseqüências e o acesso dos diferentes segmentos da sociedade aos seus resultados e aos avanços da tecnologia.

Filme: Cobaias, de Joseph Sargent

Palestrantes: professora Marisa Palácios, Faculdade de Medicina (NESC/UFRJ) e professor João Ferreira, Faculdade de Medicina/UFRJ

 

Dia 10, 19h, Salão Dourado

Projeto Música no Forum

Série Jovem Destaque

Recital dos vencedores do Concurso Jovem Destaque.