• Edição 125
  • 03 de agosto de 2006

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Nova Gestão para a Escola de Serviço Social

Fabíola Ortiz AgN Praia Vermelha

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A direção da Escola de Serviço Social da UFRJ inicia sua nova gestão em julho. Com 85% dos votos favoráveis, em um total de 362 votantes, a professora Maria Magdala de Araújo assume a direção da Escola e explica o perfil profissional do assistente social e quais são as diretrizes para o novo mandato.

O assistente social, hoje, tem um papel primordial na proposição e na implementação de políticas públicas atuando nos problemas sociais. Sua função é ampliar a concepção de direitos sociais e garantir o acesso a esses direitos. “A profissão tem um papel importante na formulação e articulação de conjuntos de políticas públicas com as demandas dos movimentos sociais”, explica Magdala.

A nova direção visa manter e consolidar uma formação profissional de qualidade com conteúdo generalista e crítico, estabelecendo uma relação de proximidade com a categoria e com os movimentos sociais. O enfoque dado pela Escola na formação do assistente social é a competência do profissional na sua área de atuação e no seu desempenho com uma capacidade de inserção crítica e propositiva no conjunto das relações sociais. É preciso que o profissional tenha a capacidade de compreensão dessas demandas”, assinala Magdala.

A ESS prioriza a formação cujo “lema primordial é o respeito aos direitos humanos, a ampliação dos direitos políticos e, sobretudo, dos direitos sociais”, complementa a diretora. O assistente social deve ter o perfil de um pesquisador, que “investigue para ter condições técnicas-operacionais de implementar planos, programas e atividades a fim de contribuir para a melhoria das condições sociais da população”.

Para a nova gestão (2006-2010), Magdala afirma que a principal diretriz para a ESS “é a reafirmação de que a universidade deve ser pública, democrática, gratuita e laica. A defesa da universidade pública passa pela rejeição de propostas que objetivem privatiza-la, venham elas do interior da própria universidade ou de projetos de governo”.“A Escola procura estar à frente de seu tempo pensando nas demandas sociais da população”. Entre outras diretrizes destacadas, Magdala assinala a defesa dos direitos de organização da sociedade civil e a participação dos assistentes sociais respaldados nos princípios éticos inscritos no seu código de ética profissional, a ampliação e consolidação da cidadania, defesa e aprofundamento da democracia em favor da equidade da justiça social.

No projeto acadêmico há uma preocupação de socializar a produção de pesquisa e fomentar projetos de extensão e produção acadêmica, estimulando, assim, a interlocução com os docentes do Serviço Social com as áreas das Ciências Sociais e Humanas.