• Edição 125
  • 03 de agosto de 2006

Cursos e Palestras

XXIX Curso de Extensão em Enfermagem Clínica e Cirúrgica

imagem 1

O Serviço de Treinamento e Desenvolvimento (STD) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho informa que já estão abertas as inscrições para o “XXIX Curso de Extensão na Área de Enfermagem Clínica e Cirúrgica”. As aulas são voltadas para técnicos e auxiliares de Enfermagem, maiores de 18 anos.

Os interessados podem se matricular até 16 de agosto, na sala 1D-42 (1° andar), de segunda a sexta-feira, de 8h às 15h. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 e é indispensável levar original e xerox do Conselho Regional de Enfermagem (COREN) atualizado ou franquia provisória. Haverá uma prova eliminatória e classificatória no dia 22 de agosto. O resultado está previsto para 25 de agosto. A parte teórica do curso iniciará em 4 de setembro, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h. As práticas, que serão compostas por plantões de 12x36-diurno (7:00 às 19:30), iniciarão em 16 de outubro.

Ingressarão na parte prática os alunos aptos ao final da parte teórica. Para alunos egressos de Curso de Extensão em Enfermagem Clínica e Cirúrgica anteriores, não necessitarão repetir a parte teórica a não ser daquela área escolhida para o desenvolvimento do Curso atual. Mais informações 2562-2370, 2562-2371 e 2562-2228.


X Biosemana UFRJ 2006

Imagem 1

O Centro Acadêmico de Biologia (CABio/UFRJ) e a Comissão Organizadora da X Biosemana UFRJ 2006 convidam, com muito prazer, a todos para participarem deste evento, que se realizará entre 11 e 15 de Setembro no Instituto de Biologia da UFRJ. Esse ano, a Biosemana apoiará o II Encontro de Botânica da UFRJ.

Abaixo, a série de palestras programadas:

Palestra 1: "Microorganismos magnéticos: biologia, ecologia e biotecnologia"

Palestra 2: Por definir

Palestra 3: "História do pensamento evolutivo"

Palestra 4: "Bioespeleologia: procurando luz nas trevas"

Palestra 5: "Endemismo em ilhas brasileiras - perspectivas de estudo e manejo"

Palestra 6: "Conservação da biodiversidade em paisagens fragmentadas no Planalto Atlântico de São Paulo - Brasil"

Palestra 7: "O que sabemos sobre a vida em outros planetas?"

Palestra 8: "O fitoplâncton marinho como indicador de qualidade ambiental"

Palestra 9: "A origem do cromossomo Y: o que o sequenciamento de genomas e a bioinformática podem ensinar?"

Palestra 10: "Biodiversidade - desafios para a investigação"

Mais informações sobre os evento: http://www.biologia.ufrj.br/box_noticias/biosemana.htm


II Encontro de Botânica da UFRJ

Imagem 1

De 11 a 15 de setembro, a UFRJ vai sediar o II Encontro de Botânica. O evento, que tem como objetivos principais a integração entre graduação e pós-graduação e a divulgação das linhas de pesquisa da universidade na área, será composto pela apresentação de trabalhos de alunos, por palestras de especialistas e por excursão e feira botânicas.

Os estudantes que desejarem participar do encontro devem enviar, até o dia 11 de agosto, os resumos dos trabalhos para a Comissão de Organização, através do e-mail mtmszechy@gmail.com. Para maiores informações acerca da programação, clique aqui. (http://www.biologia.ufrj.br/box_noticias/II_Encontro.htm)

O encontro é organizado pela professora do Instituto de Biologia da UFRJ, Maria Teresa Menezes de Széchy e pela professora do Museu Nacional, Mariângela Menezes.


I Semana Acadêmica da Escola de Serviço Social

Imagem 1

Dos dias 7 a 11 de agosto, a Escola de Serviço Social realizará a sua I Semana Acadêmica com palestras e minicursos. Segundo a diretora da Escola, professora Maria Magdala, o objetivo do projeto é promover o debate sobre conjuntura, políticas públicas, questão social e Serviço Social, a fim de democratizar a produção acadêmica e estimular a interlocução entre docentes de Serviço Social e outras áreas das Ciências Humanas.

“Os professores vão discutir sua produção acadêmica estimulando a integração entre docentes, estudantes e técnicos-administrativos, além de uma integração entre graduação e pós-graduação”, afirma a diretora.

A programação conta com cinco mini-cursos diurnos e noturnos. Serão discutidos temas como direitos humanos, seguridade social, trabalho escravo, movimento ecológico, papel do assistente social, entre outros.

Todos os dias haverá plenárias com o objetivo de discutir a questão do Estado na ordem neoliberal e a intervenção profissional do assistente social. No último dia, será discutido o tema “Eleições em foco: largada presidencial no Brasil” com a presença de professores titulares da Escola de Serviço Social da UFRJ e do curso de História da UFF.

O evento ocorrerá no Auditório do Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC), que fica na avenida Venceslau Brás, 95 – Praia Vermelha. Clique aqui (http://www.ess.ufrj.br/download/ess_diurno061.pdf) para ver a progamação diurna do evento e aqui (http://www.ess.ufrj.br/download/ess_noturno062.pdf) para a programação noturna.