• Edição 124
  • 27 de julho de 2006

Resenha

América Latina: as cidades e as idéias

capa do livro

Por: Francisco Conte

Três décadas após sua publicação, em junho de 1976, pela Siglo Veintiuno, importante editora argentina que acabou arrasada pela obscurantista ditadura militar instalada apenas dois meses antes, este texto se converteu em um clássico da historiografia latino-americana. O autor, um dos mais notáveis historiadores argentinos, relê a tese clássica de Sarmiento e a desenvolve em amplitude e complexidade: a história dessa parte do mundo, – una e diversa a um só tempo –, resultaria da tensão entre cidade e campo, sendo a primeira seu eixo dinâmico.

Extensão do mundo europeu, as cidades latino-americanas se conformam, em sua origem, como postos avançados daquele continente que, aqui, busca organizar, à sua imagem e semelhança, um vasto e hostil território concebido como culturalmente vazio. Daquela homogeneidade inicial e sob impacto tanto de processos heterônomos (transformações econômicas e afluxos de idéias européias) como autônomos (a consciência sobre a região, a sua sociedade e suas formas ideológicas), Romero faz surgir uma diferenciação crescente. O livro, que aproveita a sua rica experiência anterior como historiador da antiguidade clássica e das sociedades urbanas européias medievais, destaca, em capítulos sucessivos, momentos importantes dessa trajetória multissecular: o ciclo das fundações, as cidades fidalgas das Índias, as cidades criollas, as cidades patrícias, as cidades burguesas e as cidades massificadas contemporâneas.

Como observa Afonso Carlos Marques de Souza, professor titular do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, na Apresentação da edição brasileira, “Romero estava disposto a ultrapassar a história política tradicional, que reduzia a história das cidades aos aspectos factuais do exercício do poder e na qual o fenômeno urbano permanecia incompreensível em sua complexidade”. Resulta uma obra impressionante que abarca a história cultural urbana do continente desde os séculos de colonização e que destoa, pelo seu caráter abrangente, da produção contemporânea sobre o assunto, predominantemente monográfica. Indo mais além, acaba traçando um amplo panorama da história da América Latina, a partir dos seus focos mais ativos e de seus centros de decisão.

A tradução para o português da obra de Romero, que faleceu subitamente em Tóquio em 1977, quando assistia uma reunião do Conselho Diretivo da Universidade das Nações Unidas, do qual fazia parte, é de Bella Josef, professora titular da Faculdade de Letras da UFRJ, e sua publicação constitui um esforço para aproximar pesquisadores argentinos e brasileiros.

Autora: José Luis Romero

Editora UFRJ, 2004