• Edição 122
  • 13 de julho de 2006

Zoom

Fundão terá ponto de integração de ônibus

Leonardo Velasco

imagem zoom

A Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, deve ganhar em breve mais uma obra integrante do projeto de reurbanização do campus. O foco da Prefeitura Universitária (PU) agora é a construção de um ponto de integração de ônibus, com estacionamento e praça de alimentação.

“A gente está se concentrando em terminar o projeto e começar essa obra. Vai servir de transbordo tanto para os ônibus internos quanto para os externos. Vai absorver parte dos carros que ficam mal estacionados, porque terá um espaço para estacionamento. A gente fez um projeto de uma praça de alimentação decente, com todos os trailers perto do Hospital Universitário indo para lá e a gente reurbaniza a região”, explicou Ivan Carmo, vice-prefeito da Cidade Universitária.

Os próximos passos da PU são detalhar o projeto e levantar a topografia para começar a fazer o aterro. Segundo o vice-prefeito, na próxima semana o topógrafo já estará colocando as estacas para fazer o aterro corretamente.

O aspecto principal do ponto de integração está na reorganização dos quiosques. De acordo com Ivan Carmo, a negociação com a associação dos trailers foi tranqüila, já que eles também não estão satisfeitos com o serviço prestado atualmente. Entretanto, um outro ponto é discutido pela Procuradoria da UFRJ. A PU dispõe dos recursos para a construção da estrutura do ponto de integração, mas não para os quiosques, que poderiam ficar a cargo dos donos dos trailers.

“A gente gostaria, mas não está fechado, que eles construíssem e a gente entregasse o projeto e fizesse a fiscalização para garantir a qualidade e que todos os quiosques ficassem realmente iguais. Eu acho mais justo que eles construam, por isso está havendo essa negociação de prazo de cessão de área, para eles poderem recuperar o investimento. Mas o tempo que a gente leva para a obra é o tempo necessário para discutir essas questões jurídicas”, declarou.

A segurança, o conforto e o fim de congestionamentos também foram motivadores do projeto. O objetivo da PU é acabar com o ponto da Linha Vermelha que é usado hoje como ponto de transbordo, utilizando o ponto de integração. Para o vice-prefeito, apenas o movimento da praça de alimentação e do estacionamento já trará mais segurança para as pessoas, que também passarão a andar em um ambiente mais agradável.

“Acaba com o engarrafamento à tarde e de manhã porque atualmente a avenida Brigadeiro Trompowski não tem geometria para suportar a quantidade de carros, e ainda mais com a parada de tantas linhas de ônibus. O próprio pessoal da Cet-Rio aprova as modificações, porque para eles é fundamental dar fluidez ao tráfego. Para nós, é ótimo para a integração ficar tecnicamente correta”, afirmou o vice-prefeito.