• Edição 122
  • 13 de julho de 2006

Cursos e Palestras

Últimos dias para inscrição para o CLAC

imagem 1

O Projeto CLAC (Curso de Línguas Aberto a Comunidade) é um treinamento de alunos(as) de graduação da Faculdade de Letras, sob a orientação de professores do quadro permanente da Faculdade de Letras (FL/UFRJ) localizada no campus do Fundão. São dez idiomas oferecidos: Alemão, Árabe, Espanhol, Francês, Hebraico, Italiano, Inglês, Japonês, Russo e Português para Estrangeiros. E, ainda, cursos de Português (Redação) e Português (Oficina de Língua Portuguesa). Para o próximo semestre, algumas alterações foram feitas, entre elas a pré-inscrição, que deverá ser requisitada pelo site http://www.letras.ufrj.br/clac/index.html. As inscrições para alunos antigos, que estão condicionadas ao número de vagas, foram prorrogadas. Os interessados, universitários ou não, deverão comparecer à FL nos dias 19 e 20 de julho, na sala D-113, das 10h às 16h. Já as inscrições para alunos novos deverão ser realizadas de 24 a 26 de julho. Mais informações acesse www.letras.ufrj.br/clac, ou ligue para 2598-9707. Os critérios para isenções de taxas também podem conferidos no site.

 

 


Congresso Nacional do Cinqüentenário de Grande Sertão: Veredas

Imagem 1

O Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas oferecerá dos dias 25 a 27 de setembro, na Faculdade de Letras, campus do Fundão, o Congresso Nacional do Cinqüentenário de publicação de Grande Sertão: Veredas e Corpo de Baile. As inscrições para apresentação de trabalhos vão até o dia 15 de agosto e para ouvintes, até 30 de agosto. Mais informações e ficha de inscrição podem ser obtidas pelo site www.letras.ufrj.br/posverna, e-mail: congressorosa@gmail.com e telefone 2598-9709.


I Workshop de transporte facilitado em membranas

Imagem 1

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa (Coppe) / UFRJ realizar, nos dias 24 e 25 de julho, o “I Workshop de transporte facilitado em membranas”, às 8h no Salão Moniz de Aragão, no campus da Praia Vermerlha.

Nesse workshop, o primeiro do gênero na América Latina, serão abordadas a contribuição e possibilidades de uso de transporte facilitado em várias áreas de interesse dentro da Engenharia Química, tais como a geração de energia, as separações gasosas, e o tratamento de efluentes industriais.

Entre os temas do encontro destacam-se: pilhas a combustível; separação de gases; produção e caracterização de transportadores; extração e purificação em fase líquida e termodinâmica e modelagem do transporte.

Outras informações na secretaria do evento, pelo telefone 2270-2189, pelo e-mail tfm@peq.coppe.ufrj.br ou pelo link http://www.peq.coppe.ufrj.br/tfm2006.


Simpósio internacional de Matemática

Imagem 1

Pela primeira vez em toda a sua história, um país da América Latina sediará o International Symposium on Mathematical Programming (ISMP), que será realizado de 31 julho a 4 de agosto. O simpósio é um evento científico da Mathematical Programming Society, que tem por finalidade promover o encontro da comunidade acadêmica da área de Programação Matemática/Otimização com os maiores expoentes internacionais.

Realizado a cada três anos, desde 1949, o ISMP está em sua 19ª edição. É o foro mais importante e eficiente entre os programadores matemáticos de todo o mundo para trocar idéias e experiências, e conhecer o estado da arte em suas áreas específicas de atuação e pesquisa. As apresentações de trabalhos ocorrerão no Forum de Ciência e Cultura da UFRJ e nas demais unidades do campus da Praia Vermelha. As conferências plenárias e semiplenárias acontecerão no Instituto Militar de Engenharia (IME), Escola de Guerra Naval (EGN) e Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Outras informações acesse http://www.ismp2006.org.