• Edição 120
  • 29 de junho de 2006

Cursos e Palestras

Oficina de planejamento no Ippur

imagem 1

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur-UFRJ) realizará, no dia 3 de julho, às 9h, a “Oficina de Planejamento – Políticas migratórias e os novos territórios no contexto internacional”. O evento acontecerá na Reitoria, 4º andar, sala 445. O debatedor será Helion Póvoa, professor da UERJ. Mais informações, 2598-1911.

 

 


Curso sobre a arte brasileira

Imagem 1

A Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ), mais uma vez, realizará um curso de Extensão sobre arte brasileira para professores de Educação Artística. O tema será “Arte Brasileira nos séculos XIX e XX – uma abordagem histórica, estilística e temática”.

Em sua quarta edição, o curso faz parte das ações empreendidas pelo Pólo Arte na Escola, fruto de um convênio assinado entre a UFRJ e o Instituto Arte na Escola.

O curso será realizado no período de 15 de agosto a 21 de novembro, às terças-feiras, de 8 às 12h, na sala 702 da Escola de Belas Artes, prédio da Reitoria, campus do Fundão.

As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail (artenaescola@eba.ufrj.br), pelo fax 2280-9590 ou através do preenchimento da ficha de inscrição na sala do projeto Arte na Escola, no térreo do prédio da Reitoria. Será cobrada uma taxa de R$30,00.

Confira a programação da primeira parte do curso:

Introdução – História dos jardins e arte no período colonial no Brasil

15/8 – Professor Carlos Terra – Conceitos de jardim. Usos e tipos de jardins. Os jardins da antigüidade até o século XVI.

22/8 – Professor Carlos Terra – Os jardins nos séculos XVII, XVIII, XIX e XX.

29/8 – Professor Carlos Terra – Os jardins no Brasil – séculos XIX e XX.

5/9 – Professor Luiz Gustavo – O Período Colonial – séculos XVI e XVII: os determinantes históricos, a Arquitetura – programas e partidos. A Pintura e a Escultura. A Talha e o Azulejo.

12/9 – Professor Luiz Gustavo – O Período Colonial – século XVIII: os determinantes históricos, a Arquitetura – programas e partidos. A Pintura e a Escultura. A Talha e o Azulejo.


Treinamento em Métodos Estatísticos e suas Aplicações

Imagem 1

O Laboratório de Estatística (LES), órgão do Departamento de Métodos Estatísticos do Instituto de Matemática (IM/UFRJ) oferece anualmente, desde 1998, um treinamento em Métodos Estatísticos voltado para o setor empresarial, sob coordenação de Sonia Baptista da Cunha e Gastão Coelho Gomes. O curso acontecerá na Sala de Extensão do Instituto de Matemática, campus do Fundão. Os assuntos estão agrupados por módulos independentes. O período das aulas, que são semanais, vai de agosto a novembro, chegando à 32h de duração. Em sua oitava edição, o treinamento foi atualizado no seu conteúdo, na versão do software e nos estudos de caso. Seu corpo de instrutores é constituído por profissionais com experiência tanto acadêmica como prática, no Brasil e no exterior, estando, portanto, aptos, a preparar os participantes para enfrentar os desafios da atualidade nos diversos setores da atividade econômica. O LES detém uma ampla experiência de atuação em Consultoria e Treinamento para empresas e, no seu Corpo de Consultores, conta com pessoal altamente qualificado nas mais variadas áreas de aplicação da Estatística.

Os interessados poderão acessar a ficha de inscrição no link http://www.dme.im.ufrj.br/extensao/Ficha_Inscr.doc. Mais informações pelo telefone (21) 2562-7403, e-mails: les@dme.ufrj.br e les@im.ufrj.br, ou pelo site http://www.dme.im.ufrj.br/extensao/treinest.html.


Curso Multidisciplinar na Faculdade de Letras

Imagem 1

O curso multidisciplinar “O século XX e suas interfaces: arte e cultura no Brasil”, abordando temas do contexto sócio-econômico, político e cultural do século XX, promovido pelo Centro de Letras e Artes (CLA-UFRJ), chega ao fim nesta semana. No mês de junho o curso entrou no Terceiro Módulo, e o tema foi o pensamento modernista, com palestras sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h, no auditório G2 da Faculdade de Letras (FL/UFRJ).

No dia 5 acontece o encerramento, com a entrega dos certificados e confraternização.