• Edição 120
  • 29 de junho de 2006

Tome Nota

Exames de DNA acessível a todos

imagem tome nota

É cada vez mais comum o uso de exames de DNA para identificar problemas de paternidade. Infelizmente, esse tipo de serviço é muito caro, o que faz com que a parcela menos abastada da população não tenha acesso a ele.

Desde 1994, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza esse exame e com um custo muito menor que o normal, chegando até à sua metade. O professor e diretor do Instituto de Bioquímica Médica, Flanklin David Rumjanek, é o responspável pelo laboratório Sonda, da UFRJ e exclarece o porquê do preço reduzido: “nós detemos a metodologia disponível. Assim, de acordo com a procura, pretendemos baratear o serviço, competindo com outros locais que também o fazem”.

O laboratório, que funciona no bloco L do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ), no campus do Fundão, é aberto à comunidade, com atendimentos de segunda à sexta-feira. “Estimamos que mais de quatro mil exames já foram feitos aqui”, destaca Flanklin.

Além dos exames de DNA ligados à questão da paternidade, o coordenador diz que outras atividades serão desenvolvidas: “faremos exames de DNA ligados também à patologias, visando o tratamento de doenças, como o câncer”.

Para mais informações sobre os serviços prestados pelo laboratório Sonda acesse o site: www.bioqmed.ufrj.br/sonda.