• Edição 119
  • 21 de junho de 2006

Cursos e Palestras

Curso de especialização na EEAN

imagem 1

Na próxima sexta-feira, dia 23 de junho, às 9h, no prédio da Reitoria, sala 522, acontecerão duas palestras. Uma delas será ministrada por Walter Rossa, arquiteto urbanista e professor da Universidade de Coimbra com o tema “Vila Real de Santo Antônio e o conhecimento operativo sobre a Escola Portuguesa de Urbanismo”. A segunda, sobre o tema “Magazão, a cidade que atravessou o Atlântico. De Marrocos à Amazônia”, será apresentada por Laurent Vidal, historiador e professor da Université de la Rochelle (França). Ambas as palestras serão em português. A entrada é gratuita.


Curso Multidisciplinar na Faculdade de Letras

Imagem 1

O Centro de Letras e Artes (CLA-UFRJ) promove o curso multidisciplinar “O século XX e suas interfaces: arte e cultura no Brasil”, abordando temas do contexto sócio-econômico, político e cultural do século XX. No mês de junho o curso entra no Terceiro Módulo, e o tema será o pensamento modernista, com palestras sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h, no auditório G2 da Faculdade de Letras (FL/UFRJ). O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição para participar. A seguir, a programação da última semana:M

Dia 28/06 – Música: Rodrigo Cicchelli (Escola de Música). A música brasileira pós-Villa-Lobos: dos Festivais da Guanabara às Bienais da Música Brasileira contemporânea. Diversificação e modernização: nacionalismos, internacionalismos, experimentalismos. Novas tecnologias e a composição musical. Panorama atual: variedade estética e maturidade técnica. Música erudita e a sociedade contemporânea: o ocaso da música brasileira de concerto?

 

 


Palestras no IPUB

Imagem 1

O Centro de Estudos do Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ) finaliza o mês de junho com a palestra “Construindo identidades: estudos de narrativas na interface da análise do discurso, da psiquiatria e da psicanálise”, que será ministrada por Branca Telles Ribeiro (Universidade de Harvard e UFRJ), Marci Doria Passos (UFRJ), Maria Tereza Lopes Dantas (UFRJ e PUC-RJ) e Mariana Barcinski. O evento será realizado às 10h30min, no Auditório Leme Lopes, IPUB, avenida Venceslau Brás, 71, fundos, campus da Praia Vermelha. Entrada Franca

 


Curso sobre a arte brasileira

Imagem 1

A Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ), mais uma vez, realizará um curso de Extensão sobre arte brasileira para professores de Educação Artística. O tema será “Arte Brasileira nos séculos XIX e XX – uma abordagem histórica, estilística e temática”.

Em sua quarta edição, o curso faz parte das ações empreendidas pelo Pólo Arte na Escola, fruto de um convênio assinado entre a UFRJ e o Instituto Arte na Escola. O curso será realizado no período de 15 de agosto a 21 de novembro, às terças-feiras, de 8 às 12h, na sala 702 da Escola de Belas Artes, prédio da Reitoria, campus do Fundão.

As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail (artenaescola@eba.ufrj.br), pelo fax 2280-9590 ou através do preenchimento da ficha de inscrição na sala do projeto Arte na Escola, no térreo do prédio da Reitoria, no campus do Fundão. Será cobrada uma taxa de R$30,00.

Confira a programação da primeira parte do curso:

Introdução – História dos jardins e arte no período colonial no Brasil

15/8 – Professor Carlos Terra – Conceitos de jardim. Usos e tipos de jardins. Os jardins da antigüidade até o século XVI.

22/8 – Professor Carlos Terra – Os jardins nos séculos XVII, XVIII, XIX e XX.

29/8 – Professor Carlos Terra – Os jardins no Brasil – séculos XIX e XX.

5/9 – Professor Luiz Gustavo – O Período Colonial – séculos XVI e XVII: os determinantes históricos, a Arquitetura – programas e partidos. A Pintura e a Escultura. A Talha e o Azulejo.

12/9 – Professor Luiz Gustavo – O Período Colonial – século XVIII: os determinantes históricos, a Arquitetura – programas e partidos. A Pintura e a Escultura. A Talha e o Azulejo.


Treinamento em Métodos Estatísticos e suas Aplicações

Imagem 1

O Laboratório de Estatística (LES), órgão do Departamento de Métodos Estatísticos do Instituto de Matemática (IM/UFRJ) oferece anualmente, desde 1998, um treinamento em Métodos Estatísticos voltado para o setor empresarial, sob coordenação de Sonia Baptista da Cunha e Gastão Coelho Gomes. O curso acontecerá na Sala de Extensão do Instituto de Matemática, campus do Fundão.

Os assuntos estão agrupados por módulos independentes. O período das aulas, que são semanais, vai de agosto a novembro, chegando à 32h de duração. Em sua oitava edição, o treinamento foi atualizado no seu conteúdo, na versão do software e nos estudos de caso. Seu corpo de instrutores é constituído por profissionais com experiência tanto acadêmica como prática, no Brasil e no exterior, estando, portanto, aptos, a preparar os participantes para enfrentar os desafios da atualidade nos diversos setores da atividade econômica.

O LES detém uma ampla experiência de atuação em Consultoria e Treinamento para empresas e, no seu Corpo de Consultores, conta com pessoal altamente qualificado nas mais variadas áreas de aplicação da Estatística.

Os interessados poderão acessar a ficha de inscrição no link http://www.dme.im.ufrj.br/extensao/Ficha_Inscr.doc. Mais informações pelo telefone (21) 2562-7403, e-mails: les@dme.ufrj.br e les@im.ufrj.br, ou pelo site http://www.dme.im.ufrj.br/extensao/treinest.html.