• Edição 118
  • 14 de junho de 2006

Zoom

Arquitetura provocativa: Estudantes da FAU expõem seus trabalhos na Maison du Brésil, em Paris

 

Fabíola Ortiz, da AgN Praia Vermelha

imagem zoom

Estudantes de Arquitetura realizam exposição de trabalhos finais de curso na Casa do Brasil (Maison du Brésil), em Paris. São projetos que mostram iniciativas para o desenvolvimento e renovação da cidade do Rio de Janeiro sob um olhar intrigante e, sobretudo, provocador.

Segundo Daniela Ortiz, estudante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da UFRJ, e uma das organizadoras do evento, que também é bolsista da Fondation Le Corbusier, da França, o objetivo da exposição é apresentar ao público europeu o olhar que os jovens arquitetos formados pela UFRJ têm sobre o homem e a cidade, interpretações e soluções para a sociedade brasileira.

Marcela Vieira, também organizadora do evento, acrescenta que a idéia partiu de trabalhos apresentados pelos colegas que poderiam "compor uma exposição que transmitisse a mentalidade do jovem arquiteto formado em uma metrópole da América Latina"."Nosso objetivo nesta mostra" afirma, "é propor uma provocação sobre como pensar o espaço em uma cidade como o Rio de Janeiro. Até onde pensar a arte em nossa cidade?"

“Já pudemos observar que todos os projetos apresentam um compromisso estreito da Arquitetura com os problemas sociais existentes no contexto carioca. O estudante brasileiro, especialmente aquele que mora no Rio de Janeiro, não nega, em seu olhar, a preocupação com os problemas sociais presentes na cidade e na sociedade”, afirma Daniela, que responde pela curadoria e pelo design gráfico do evento. Para ela, os projetos de Arquitetura não são concebidos apenas por critérios estéticos e formais, mas também por critérios sociais.

Um novo olhar sobre a cidade

O vernissage será dia 15 de junho e a exposição com data prevista até 30 de junho no hall da entrada da Casa do Brasil. Serão 11 expositores, todos os trabalhos são projetos de final de curso de jovens ou futuros arquitetos que apresentam um novo olhar sobre a cidade do Rio, seja no desenvolvimento urbano, na renovação e requalificação de áreas degradas, na habitação social ou até mesmo na educação pública.

Segundo Daniela, são todos projetos finais “pois assim tivemos a garantia de serem trabalhos que envolvem uma complexidade e estudo maior, um aprofundamento e compromisso do estudante no trabalho”.

Pouco financiamento, muita força de vontade

Apesar de os recursos financeiros serem bastante restritos, o projeto contou com a iniciativa dos estudantes que arcaram com os custos da impressão de pranchas e com a ida de três estudantes à Paris para estarem presentes no dia 15, quando da abertura do evento.

Na noite de abertura será passado um vídeo sobre os trabalhos e a apresentação do Manifesto Provocativo, escrito por eles trazendo um dinamismo para a exposição.

A iniciativa conta com o apoio do Diretor e Vice Diretor da FAU, José Barki, professores como Guilherme Lacansse juntamente com o cooredenador de intercâmbio da FAU, Prof. José ós, responsável pelos convênios internacionais da faculdade. Andréa Borde, professora de Fundamentos de Arquitetura e membro da Comissão do Trabalho Final de Graduação da FAU, que também morou na Casa do Brasil em 2005, por ocasião de seu doutoramento, afirma que a exposição Arquitetura Provocativa, com os trabalhos finais de graduação é “provocativa, em primeiro lugar, por se constituir em uma iniciativa dos próprios alunos da escola sob a curadoria de estudantes. Depois, por ousar expor essa produção, recém saída do forno, que muitas vezes fica restrita ao círculo acadêmico das bancas examinadoras e, em alguns casos, aos uns poucos concursos”. Andréa afirma, ainda, que “essa exposição é também uma provocação arquitetônica ao escolher como lugar de exposição o edifício (a Casa do Brasil na França) projetado por Le Corbusier e Lúcio Costa, e que se constitui para todos nós que estudamos e vivemos na França, uma verdadeira arquitetura de mestres, provocando e incitando novas atitudes arquitetônicas nesses arquitetos recém egressos da faculdade”.

Para o diretor da FAU, professor Gustavo Rocha Peixoto, a iniciativa é muito válida, sendo resultado do programa de intercâmbio com diversas instituições e universidades da França. “A gente apóia na medida do possível. A iniciativa é mesmo dos alunos, desde a escolha do tema, o lugar e a curadoria”, esclarece o diretor.

A exposição é aberta ao público, tendo como alvo todos os que moram na Cité Universitaire (Cidade Universitária), lugar onde residem estudantes, pesquisadores e professores das mais diversas áreas de atuação acadêmica. A Maison du Brésil é uma obra arquitetônica realizada por dois grandes arquitetos modernos, Le Corbusier e Lucio Costa, sendo um patrimônio histórico e arquitetônico mundial que recebe inúmeras visitas diárias.

Mais informações podem ser colhidas no site http://www.provocativa.info.

 

Expositores (todos da FAU/UFRJ):

Alziro Neto (Programação Visual do site)

Andressa Martinez

Branca Rabelo (programação visual pranchas)

Carolina Baltar

Daniela Wiemer

Guto Santos

João Marcelo Schiewe

Marcela Silva

Rodrigo Mandarino

Tabitha von Krüger (programação visual pranchas)

Vinicius Lima

 

Organização:

Daniela Ortiz dos Santos – estudante da FAU/UFRJ e bolsista Fondation Le Corbusier

Marcela Vieira Silva – estudante da FAU/UFRJ

 

Colaboração Gráfica:

Meindert Versteeg – Mestre pelo Instituto de Tecnologia Federal da Suíça (Swiss Federal Institute of Technology Zurich)