• Edição 118
  • 14 de junho de 2006

Cursos e Palestras

Palestras de História Urbana

imagem 1

Na próxima sexta-feira, dia 23 de junho, às 9h, no prédio da Reitoria, sala 522, acontecerão duas palestras. Uma delas será ministrada por Walter Rossa, arquiteto urbanista e professor da Universidade de Coimbra com o tema “Vila Real de Santo Antônio e o conhecimento operativo sobre a Escola Portuguesa de Urbanismo”. A segunda, sobre o tema “Magazão, a cidade que atravessou o Atlântico. De Marrocos à Amazônia”, será apresentada por Laurent Vidal, historiador e professor da Université de la Rochelle (França). Ambas as palestras serão em português. A entrada é gratuita.

 

 

 


Curso Multidisciplinar na Faculdade de Letras

Imagem 1

O Centro de Letras e Artes (CLA-UFRJ) promove o curso multidisciplinar “O século XX e suas interfaces: arte e cultura no Brasil”, abordando temas do contexto sócio-econômico, político e cultural do século XX. No mês de junho o curso entra no Terceiro Módulo, e o tema será o pensamento modernista, com palestras sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h, no auditório G2 da Faculdade de Letras (FL/UFRJ). O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição para participar. A seguir, a programação da próxima semana:

Dia 21/06 – Arquitetura e Urbanismo : Roberto Segre (FAU/PROURB). Oscar Niemeyer e João Filgueiras Lima: a continuidade do Modernismo na escola carioca. Esteticismo, brutalismo e minimalismo em São Paulo: Ruy Ohtake, Lina Bo Bardi e Paulo Mendes da Rocha. A reação contra o estilo “Niemeyer” em Belo Horizonte: Éolo Maia e a criação da Escola Mineira.

 

 

 

 


Congresso em Letras Vernáculas na UFRJ

Imagem 1

Estão abertas as inscrições para o "Congresso Nacional do Cinqüentenário de publicação de Grande Sertão: Veredas e Corpo de Baile", organizado pelos alunos de Literatura Brasileira com apoio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas/FL/UFRJ.

O Congresso será realizado de 25 a 27 de setembro de 2006 na Faculdade de Letras da UFRJ. Mais informações (prazos para envio dos resumos, período de inscrição, programa provisório, ficha de inscrição online, valores, etc) no site www.letras.ufrj.br/posverna.

 

 

 


Defesas de dissertações no Ippur

Imagem 1

O mês de junho continua com diversas defesas de dissertações de mestrado no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur/UFRJ), localizado no prédio da Reitoria, Campus do Fundão. A seguir, o calendário dos eventos das próximas semanas. Mais informações pelos telefones 2598-1676 e 2598-1927, fax 2598-1923 e e-mail: ippur@ippur.ufrj.br.

Dia 19/06, 9h30min, sala 522-B

Tema: O outro lado do desenvolvimento: o bairro são Benedito (Vitória/ES) e os impactos urbanos da agroindústria de celulose.

Mestranda: Juliana Freitas Salomão

Banca: Henri Acselrad (orientador), Frederico Guilherme B. de Araújo (Ippur), Selene de Souza C. H. dos Santos (UFF) e Mario Hélio Trindade de Lima (UFES)

 

Dia 30/06, 14h, sala 520-B

Tema: Floresta Carioca: a interface urbana florestal do Parque Nacional da Tijuca.

Mestranda: Maria Luíza Gomes Soares

Banca: Frederico Guilherme B. Araújo (orientador), Ana Clara Torres Ribeiro (Ippur) e Orsely Guimarães Ferreira de Brito (UFF)


Inscrições abertas para o VIII CECI

Imagem 1

As inscrições para o VIII Ciclo de Estudos em Ciência da Informação (CECI), que acontecerá de 9 a 11 de agosto, permanecem abertas. O evento será no Auditório Roxinho, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN/UFRJ), com os sub-temas: “Memória e preservação”, “Acervos: do físico ao virtual”, “(Re)pensando a gestão” e “Informação e sociedade”. Os formulários podem ser acessados e preenchidos através do site www.sibi.ufrj.br/ceci.html. As vagas são limitadas.