• Edição 117
  • 08 de junho de 2006

Resenha

Cultura na prática

capa do livro

Por Francisco Conte

Marshall Sahlins é hoje, talvez, o maior antropólogo norte-americano vivo. Professor emérito da Universidade de Chicago, sua obra abrange os mais variados aspectos dessa disciplina, em particular o das suas relações com a história. Suas preocupações não são, porém, exclusivamente acadêmicas. Nos anos 1960 destacou-se como ativista contra a guerra do Vietnam e, no final da década, viveu em Paris, quando sofreu o impacto libertário dos protestos de Maio de 1968. É dessa mesma época, também, o seu contato com a intelectualidade francesa, em especial com as obras de Lévi-Strauss, que o considera como “o mais lúcido dos antropólogos contemporâneos”.

Cultura na prática resgata um pouco desse percurso. São 16 ensaios, escritos entre 1964 e 1999, e organizados em três partes que expressam, como salienta o autor, alguma sucessão temporal e de preocupações. A primeira parte, que reproduz textos publicados entre meados da década de 1960 e meados da década seguinte, recolhe análises teóricas sobre a natureza da cultura e sobre as diferenciações culturais e estudos etnográficos acerca do comportamento econômico no Ocidente e em outras culturas. A segunda, por seu turno, acolhe material de natureza mais política, sobre a experiência da guerra do Vietnam, que marcou profundamente a geração do autor. Por fim, os ensaios da terceira parte, escritos nas décadas de 1980 e de 1990, refletem o impacto da experiência política das décadas anteriores. Com uma abordagem mais marcadamente histórica, Sahlins estuda aspectos da cultura ocidental, assim como reafirma a especificidade das demais culturas.

Acima de tudo, um pensamento que, fiel a seu projeto, se nega a reduzir a diversidade da experiência cultural ao ponto de vista do Ocidente.

Autor: Marshall Sahlins

Preço: R$ 32,00

Ano: 2005, 5ª edição


“Viva o povo brasileiro” em lançamento

capa do livro

O Forum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ), o Departamento de História do IFCH/UERJ e a Editora Expressão Popular convidam para o lançamento da coleção “Viva o povo brasileiro”, com a publicação das obras de Luiz Carlos Prestes, Anita Leocádia Prestes, Roberto Morena, Lincoln de Abreu Penna Lima Barreto e Luiz Ricardo Leitão. O evento acontecerá em dois dias, veja abaixo, a programação na íntegra:

Dia 14/6, a partir das 18h – Apresentação da coleção e noite de autógrafos

Local: Salão Moniz de Aragão, Palácio Universitário, av. Pasteur, 250, 2º andar, Botafogo.

Dia 20/06, às 18h – Debate-lançamento com a presença dos autores RAV94/IFCH-UERJ.

Local: São Francisco Xavier, 524, 9º andar, Maracanã.