• Edição 117
  • 08 de junho de 2006

Tome Nota

Hospital Universitário faz campanha por doação de sangue

Leonardo Velasco

imagem tome nota

O Serviço de Hemoterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho está fazendo uma campanha para estimular a doação de sangue. A coleta está muito abaixo do que o HU precisa para funcionar e o problema que já vem acontecendo nos dias normais tende a piorar com o feriado prolongado do dia 15 de junho.

No feriadão, a necessidade da Hemoterapia vai crescer e o tempo de funcionamento, diminuir, já que ela não receberá doadores na quinta e na sexta.

Para doar, basta a pessoa não ter ingerido nenhum alimento muito gorduroso (como leite e derivados, ovos etc.) três horas antes da doação, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, estar se sentindo bem de saúde e não estar exposta a doenças como a AIDS, as hepatites, Sífilis e doença de Chagas. O doador também deve levar um documento de identidade com foto, que não seja um crachá.

A coleta de sangue dos doadores voluntários acontece no Serviço de Hemoterapia do HU, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e 30. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 2562-2305 e 2562-2401, ou pelo e-mail hemoter@hucff.ufrj.br .

O site http://www.hucff.ufrj.br tem informações e dicas para depois da doação, além de textos que falam da importância de doar sangue.