• Edição 116
  • 01 de junho de 2006

Fique de Olho

Inscrições abertas para Jornada na UFRJ

foto

Estão abertas as inscrições de trabalhos para a XXVIII Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. Os interessados deverão efetuar o cadastro no Espaço SIGMA, na página www.sigma.ufrj.br. O prazo de encerramento está previsto para o dia 28 de junho.

A jornada tem como objetivo a exposição e discussão das atividades de pesquisa da UFRJ. É obrigatória a apresentação individual de um trabalho para os bolsistas PIBIC/UFRJ e PIBIC/CNPq. Também poderão se cadastrar para apresentar trabalhosos demais estudantes da graduação ou que tenham sido alunos no segundo período de 2005 e alunos de Iniciação Científica Junior.

Na inscrição, deverá ser entregue um resumo contendo os principais resultados do trabalho, de forma concisa. Um revisor fará a avaliação do conteúdo que poderá ser aceito na forma apresentada, ficar sob a condição de revisão ou ainda, ser rejeitado.

Logo após o período de inscrição os autores deverão consultar a página do SIGMA para verificar a aceitação do trabalho. Todas as produções acadêmicas serão avaliadas em uma escala de zero a dez, o que contará para a concessão de bolsas PIBIC 2007-2008 e também para renovações.

Serão produzidos livros com resumos dos trabalhos e, ao final, todos os participantes receberão certificados. Além disso, cada centro premiará o melhor trabalho e os outros cinco receberão menções honrosas. Outras informações e o edital completo no link http://www.pr2.ufrj.br.

 

 


Museu Nacional completa 188

logo Forum de Ciencia e Cultura

O Museu Nacional/UFRJ completa 188 anos e inaugura, na próxima segunda-feira, dia 5 de junho, exposições sobre a arqueologia pré-colombiana. Grande parte do acervo que será exibido é inédito.

Na abertura haverá duas exposições: “Arqueologia Pré-Colombiana” e “Culturas Mediterrâneas – Afrescos de Pompéia”. São mais de 500 peças que remontam o legado cultural deixado por povos que habitaram a América Latina e a Europa. Além disso, os visitantes poderão ver painéis informativos com mapas da região mediterrânea e seis vitrines que foram refeitas, reapresentando de forma diferente os bronzes, cerâmicas, os falos, material de tocador, estatuetas de terracota, uma ânfora de bronze e todo o restante da coleção greco-romana. As mostras foram montadas com o patrocínio da Fundação Vitae.

No mesmo dia, o Museu Nacional irá inaugurar seu novo sistema de segurança formado por câmeras instaladas em diversas áreas do palácio, adquirido graças a recursos do IPHAN/MINC. Também será inaugurada a reserva técnica de Malacologia, também patrocinada pela Fundação Vitae.

A exposição estará aberta ao público de terça a domingo, a partir de 6 de junho das 10h às 16h, no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, s/n, São Cristóvão. A entrada custa R$ 3,00 e será gratuita para crianças até 5 anos e pessoas acima de 65. Mais informações com os assessores de imprensa do Museu Nacional, Luiz Pedrosa, 9358-8886 e Fernanda Guedes 2254-4320 e 2286-0238.


VII Desafio Sebrae 2006

Imagem 1

Termina na próxima segunda-feira, dia 5 de junho, o prazo para inscrição no Desafio Sebrae. Os interessados em participar deverão acessar o site oficial da competição: www.desafio.sebrae.com.br. O número de vagas é limitado a 50 mil universitários. O jogo vai de agosto a dezembro.

 

 


Programação do Forum

Imagem 1

O Forum encerra o primeiro semestre de 2006 em clima de festa junina, com a participação de Centros Acadêmicos, professores e servidores da UFRJ de diferentes unidades. E para quem gosta de cinema, o projeto Forum na Tela apresenta o “Ciclo do desenvolvimentismo à ditadura”, com filmes que retratam épocas históricas marcantes e provocam o debate. O projeto Forum Poesia encerra a programação de homenagens a poetas famosos com Antonio Carlos Secchin. Um dos grandes momentos de junho será a conferência Avaliação de Políticas Públicas Urbanas, no momento em que o Brasil vive a crise das instituições de segurança pública em conflito com organizações criminosas, a ser proferida pelo cientista político Luigi Bobbio, pesquisador da Universidade de Turim/Itália.

A seguir, a programação da segunda semana de junho:

Dia 5, 13h, Auditório da Escola de Serviço Social

Forum na Tela

Ciclo de filmes: do Desenvolvimentismo à Ditadura

Filme: Peões, de Vladimir Carvalho (Brasil, 2004)

 

Dia 6, 14h30min, Salão Moniz de Aragão

Encontros acadêmicos

Conferência Avaliação de Políticas Públicas Urbanas

Palestrante: professor Luigi Bobbio (Universidade de Turim/Itália)

 

Dia 7, 19h, Salão Dourado

Projeto Forum Poesia

Homenagem a Antonio Carlos Secchin, por por Marcus Vinicius e Monica Martelli

Poetas: Nilton Alves, Beatriz Chacon, Mano Melo, Eduardo Tornaghi, Sadi Bianchin, Veronica Diaz e Alunos Poetas da UFRJ - Daniel Gil e Daniel Porto

Música: Thiago Silva e Sandra Grego

Curadoria: Laura Esteves

Colaboradores: Tanussi Cardoso e Marcus Vinicius

Realização: Forum de Ciência e Cultura - UFRJ

 

Dia 8, 19h, Salão Dourado

Projeto Música no Forum

Recital de Piano

Sean Schulze

Obras de Haydn, Chopin e Rachmaninoff