• Edição 116
  • 01 de junho de 2006

Cursos e Palestras

II Semana de Anfíbios no NUPEM

imagem 1

Estão abertas as inscrições para o II Simpósio de Anfíbios da UFRJ (Simanf), promovido pelo Instituto de Biologia (IB). O evento, que acontecerá de 21 a 23 de junho é uma iniciativa de uma equipe formada pelo Laboratório de Anfíbios e Répteis (IB/UFRJ) juntamente com o Laboratório de Histologia Animal e Comparada (ICB/UFRJ), com o objetivo de promover a interação entre os estudantes e profissionais especialistas através da discussão de temas atuais sobre a Biologia de Anfíbios.

Este ano o Simanf ocorrerá no Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (NUPEM/UFRJ). E os estudantes poderão participar de cursos, tais como “Noções de Biometria de anfíbios”, sob responsabilidade do professor Sérgio Potsch de Carvalho e Silva, que discursará sobre o estudo da biometria, visando registrar as dimensões e o peso dos anfíbios para acondicionamento em coleções e para estudos em pesquisa científica.

Mais informações e inscrições pelo telefone (21) 2562-6477, e-mail: simanf2006@yahoo.com.br, ou pelo site http://acd.ufrj.br/labhac/simanf2006.htm.


Curso Multidisciplinar na Faculdade de Letras

Imagem 1

O Centro de Letras e Artes (CLA-UFRJ) promove o curso multidisciplinar “O século XX e suas interfaces: arte e cultura no Brasil”, abordando temas do contexto sócio-econômico, político e cultural do século XX. No mês de junho o curso entra no Terceiro Módulo, e o tema será o pensamento modernista, com palestras sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h, no auditório G2 da Faculdade de Letras (FL/UFRJ). O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição para participar. A seguir, a programação da próxima semana:

Dia 7/06 – Literatura: professor Eduardo Coutinho (Faculdade de Letras). O conceito de “pós-modernismo” e sua relação com o contexto brasileiro. Modernismo x Pós-modernismo: continuidade e ruptura. A herança de escritores como Guimarães Rosa, Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto. A produção dos anos 70 e 80: o romance, o conto e a poesia. Breve mirada sobre os anos 90. Relações da produção brasileira com o chamado “pós-modernismo” no contexto euro-norte-americano.

 

 

 


Oficina Mensal do Ippur

Imagem 1

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur-UFRJ) realizará, no dia 5 de junho, às 9h30min, a “Oficina Mensal de Planejamento – Urbanização de Favelas: entre a utopia e a ação (O caso do Plano de Desenvolvimento Urbano para o Complexo do Alemão)”. O evento acontecerá na Reitoria, 4º andar, sala 445. O expositor será Milton Vitis Feferman, professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ/UFRJ).

 

Defesas de dissertações no Ippur

O mês de junho inicia com diversas defesas de dissertações de mestrado no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur/UFRJ), localizado no prédio da Reitoria, Campus do Fundão. A seguir, o calendário dos eventos que iniciarão na próxima semana. Mais informações pelos telefones 2598-1676 e 2598-1927, fax 2598-1923 e e-mail: ippur@ippur.ufrj.br.

Dia 7/06, 14h, sala 520-B

Tema: Uma outra cidade: imaginário urbano através de artistas de uma favela de Belo Horizonte - MG.

Mestrando: Rodolfo Nazareth Junqueira Fonseca

Banca: Professores Ana Clara Torres Ribeiro (Orientadora), Robert Moses Pechman (Ippur) e Regina Helena Alves da Silva (UFMG)

 

Dia 12/06, 10h, sala 520-B

Tema: Plano Estratégico e Diretor de Juiz de Fora – Modelos Contraditórios ou Complementares?

Mestrando: Mirian Monteiro Oliveira

Banca: Professores Luiz César de Queiroz Ribeiro (Orientador), Luciana Correa do Lago (Ippur) e Orlando Alves dos Santos Junior (Fase)

 

Dia19/06, 9h30min, sala 520-B

Tema: A Segregação Residencial em Rio das Pedras

Mestrando: João Gabriel Monteiro e Silva

Banca: Professores Luiz César de Queiroz Ribeiro (Orientador), Luciana Correa do Lago, (Ippur) e Márcia da Silva Pereira Leite (UERJ)

 

Dia 22/06, 9h30min, sala 520-B

Tema: O Programa Favela-Bairro e as Políticas Habitacionais do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Mestrando: Luis Régis Coli Silva Junior

Banca: Professores Carlos Bernardo Vainer (Orientador), Adauto Lucio Cardoso (Ippur) e Fernanda Éster Sánchez García (UFF)


Congresso em Letras Vernáculas na UFRJ

Imagem 1

As inscrições para o "Congresso Nacional do Cinqüentenário de publicação de Grande Sertão: Veredas e Corpo de Baile", organizado pelos alunos de Literatura Brasileira com apoio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas/FL/UFRJ, já estão abertas.

O Congresso será realizado de 25 a 27 de setembro de 2006 na Faculdade de Letras da UFRJ. Mais informações (prazos para envio dos resumos, período de inscrição, programa provisório, ficha de inscrição online, valores, etc) no site www.letras.ufrj.br/posverna.

 

 


Seminário sobre Antropologia no Museu Nacional

Imagem 1

Na próxima quarta-feira, dia 7 de Junho, às 14h, acontecerá o “Seminário em homenagem a Otávio Velho”, no Auditório Roquette Pinto, localizado no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista em São Cristóvão. Os palestrantes são os professores Roque de Barros Laraia (UNB), Ricardo Benzaquen de Araújo (IFCS/UFRJ), Clara Mafra e João Pacheco de Oliveira. A entrada é franca.

 


Coppe oferece curso em gestão ambiental de bacias hidrográficas

Imagem 1

O Programa de Planejamento Energético (PPE) da Coppe está com inscrições abertas para o “Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Ambiental de Bacias Hidrográficas”. Destinado aos técnicos de órgãos governamentais e a profissionais liberais que atuam em setores empresarias e de serviços interessados no tema, o curso é gratuito, com duração de 360 horas. As disciplinas serão ministradas em apenas um dia da semana, das 8h às 17h, durante 45 semanas, a partir do mês de julho.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 3 de junho pelo site www.ppe.ufrj.br/cgabh . Mais informações no Programa de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ, pelo telefone 2562-8775 ou pelo e-mail claudia@ppe.ufrj.br

Coordenado pela professora Alessandra Magrini, da Coppe, o curso tem apoio do CNPq, por meio do fundo setorial CT Hidro.