• Edição 111
  • 27 de abril de 2006

No Foco

A mídia como pauta da mídia

Luciana Campos

foto no foco

No último dia 27, quarta-feira, teve início o seminário “Mídia da Crise ou Crise da Mídia”, promovido pela Escola de Comunicação da UFRJ. A palestra de abertura, cujo tema foi “Como a democracia se constitui em aliança, conflito e composição com os meios de Comunicação. Democracia pela mídia e governo dos meios de comunicação”, contou com a participação de pessoas com extenso conhecimento na área, como os jornalistas Paulo Henrique Amorin, Ricardo Kotscho e Sérgio Sá Leitão, o cientista político e professor da UFRJ e da Universidade Cândido Mendes, Wanderley Guilherme dos Santos, o também professor da UFRJ e representante da Rede Universidade Nômade, Giuseppe Cocco, e o ex-ministro chefe da Casa Civil, e deputado cassado, José Dirceu.

A participação de Dirceu no evento levou profissionais de diferentes jornais do Brasil ao auditório do Centro de Filosofia e Ciências Sociais (CFCH), que fica no campus da Praia Vermelha. Perto da mesa, fotógrafos e repórteres se acotovelavam por um espaço que desse o melhor ângulo do ex-ministro.

Muitos temas acerca da democracia na mídia brasileira foram abordados e muitas críticas à postura da imprensa diante de alguns fatos políticos foram feitas. Segundo o cientista político, Wanderley Guilherme, a imprensa brasileira ainda não tolera um governo independente dela. “Não existe independência da imprensa contemporânea”, afirmou ele, lembrando que a imprensa é um grupo de interesse em negócios que oferece ao governo uma certa estabilidade.

[ Leia mais no site de notícias de UFRJ ]