• Edição 110
  • 20 de abril de 2006

Zoom

PR5 - discute plano de ação

Luciana Campos

imagem zoom

Na última terça-feira, 18, aconteceu o 1° Fórum de Extensão promovido pela Pró-reitoria de Extensão da UFRJ. O evento, que reuniu mais de 100 pessoas ligadas a projetos de extensão de diferentes unidades da UFRJ, além de representantes das entidades sindicais, SINTUFRJ e ADUFRJ, teve como principal objetivo discutir o Plano de Ação da Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), a institucionalização das atividades de extensão na UFRJ e a criação da Câmara Técnica de Extensão. A reunião, que é a primeira do Fórum de Extensão da UFRJ, aconteceu no Auditório Arquimedes Memória, da Faculdade de Arquitetura.

Laura Tavares, pro-reitora, iniciou a reunião apresentando toda a equipe da PR-5 que, segundo ela, se reuniu pela primeira vez para a elaboração do plano de ação, destacando a importância da realização do encontro. “A idéia do Fórum é discutir, de maneira mais ampla e profunda, os projetos que existem na universidade”, afirmou a professora.

Institucionalização

São muitos os cursos de extensão em andamento na UFRJ. Porém, grande parte deles não é institucionalizado. “Estamos buscando a institucionalização da extensão não só no âmbito da PR-5, mas no âmbito da universidade”, disse Laura, afirmando que se pretende, a partir da discussão travada no fórum, a elaboração de uma política de extensão integrada e orgânica.

Segundo a pro-reitora, há projetos maravilhosos na UFRJ, que são desconhecidos por grande parte da própria comunidade acadêmica. Eles contam com a participação de professores e alunos de diversas unidades da universidade, o que lhes confere um caráter multidisciplinar.

Ampliação das bolsas

No ano passado, 300 estudantes receberam bolsas pelo PIBEX - Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UFRJ. Em 2006, este número será de 500, afirmou Ana Inês Sousa, diretora da Divisão de Extensão da PR-5. Além disso, ela destacou que em 2005 houve o primeiro edital para os projetos de extensão e a criação da bolsa de extensão do CNPQ.

O PIBEX é mantido com recursos próprios da Universidade. O principal objetivo ao conceder bolsas para os estudantes de graduação é contribuir para a formação profissional e cidadã dos mesmos por meio da sua participação no desenvolvimento de programas e projetos de extensão universitária.

Laura Tavares anunciou a possibilidade da criação de uma nova superintendência, a Acadêmica, que ficaria sob a responsabilidade de Ana Inês.