• Edição 110
  • 20 de abril de 2006

Tome Nota

Pioneiro no Brasil

imagem tome nota

Segundo o relatório da Vision 2020 document for the U.S. chemical industry, a Fluidodinâmica Computacional (CFD – Computational Fluids Dynamics) é uma tecnologia considerada promissora para diversas aplicações em engenharia. Isso porque, na última década, esta mesma área passou por um intenso desenvolvimento tecnológico.

Embora a Fluidodinâmica Computacional seja um assunto novo no Brasil e, por isso, não existem muitas páginas na internet destinada ao CFD, no país há diversos centros de pesquisa onde são desenvolvidos trabalhos na área de CFD. Com o objetivo de disponibilizar na internet maiores informações sobre o CFD, o laboratório de Termofluidodinâmica Computacional do Programa de Engenharia Química da COPPE / UFRJ desenvolveu um portal com informações que estivessem relacionados a Fluidoinâmica Computacional.

A idéia inicial do portal surgiu com Ricardo C. Rodrigues, aluno de Doutorado do Programa de Engenharia Química da COPPE, em junho de 2005, que formou uma equipe de 9 alunos de graduação de Engenharia: Carlos Alberto Castor Junior (Engenharia Química) Carolina Moreira Machado ( Engenharia Naval e Oceânica), Leonardo de Mattos Santana (Engenharia Química), Mariana Coelho Pinto torres (Engenharia Naval), Mariana Ribeiro do Carmo (Engenharia Mecânica), Paula Mychelle Barros Marinho (Engenharia Mecânica), Robson Rodrigues Mororó (Engenharia Química), Rodrigo Sávio de Mattos Takahashi (Engenharia Ambiental).

Aproximadamente, o portal levou 5 meses para ir ao ar, o que aconteceu em novembro de 2005. Este é o primeiro Portal de CFD do Brasil. Atualmente, o Portal (www.cfd-brasil.com) exibe links e materiais relacionados a CFD, além de Fóruns relacionados a diversas áreas da engenharia. A atualização do site é feita quinzenalmente. Os interessados em enviar sugestões de links para serem publicados no portal, devem fazê-lo por meio do e-mail contato@cfd-brasil.com.


Regulamento Eleitoral do SINTUFRJ

imagem tome nota

A Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - SINTUFRJ, nos termos do artigo 51 do Estatuto vigente na data da Eleição, torna público o Regulamento Eleitoral, com as novas datas aprovadas na Assembléia Geral realizada em 05/04/2006, para as eleições relativas à direção do Sindicato, que exercerá mandato no biênio 2006-2008, e declara aberto o processo eleitoral. Para maiores informações, acesse o site www.sintufrj.org.br.

Veja o calendário aqui.

Anteriores