Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 202      06 de maio de 2008


Tome Nota

HU convoca a população para doar sangue

Assessoria de Imprensa do HU

imagem tome nota

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), maior hospital universitário do estado do Rio de Janeiro e referência nacional e internacional em procedimentos de alta complexidade, está convocando a população para doar sangue e abastecer o Banco de Sangue de seu serviço de hemoterapia.

Diariamente são realizadas apenas 30 doações de sangue, enquanto o ideal seria receber cerca de 80. Também diariamente o hospital realiza procedimentos e cirurgias de alta complexidade, que demandam um volume expressivo de reserva de sangue. O HUCFF conta com 500 leitos para internações clínica, cirúrgica e para a realização de programas de alta complexidade. As bolsas de sangue também são necessárias para o atendimento às crianças internadas no Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG), unidade própria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 1,8% da população é doadora, enquanto o ideal seria de 3% a 5%. Por isso, o HUCFF espera fomentar, com a campanha, a doação fidelizada e responsável – pelo menos duas vezes por ano – para garantia do estoque de seu serviço de hemoterapia em todos os tipos sanguíneos. Como de praxe, os candidatos à doação passam por triagens clínicas, entrevistas, recebem lanche e certificado de doação após a coleta.

A doação de sangue no Hospital pode ser realizada de segunda à sexta, das 8h às 13h30. O volume de sangue coletado durante a doação é proporcional ao peso de quem está doando. Em média, cada bolsa de sangue contém 450 mililitros.

O Serviço de Hemoterapia do hospital fica na rua prof. Rodolpho Paulo Rocco, 255, 3º andar - Cidade Universitária. Informações: 2562-2789 ou 2562-2759.

O que é preciso para doar sangue

Impedimentos temporários

Impedimentos definitivos

Anteriores