Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor - UFRJ www.olharvirtual.ufrj.br

Edição 172      21 de agosto de 2007


De Olho na Mídia

Anteprojeto de reestruturação da UFRJ gera polêmica na mídia

 

Amanda Wanderley, AgN Praia Vermelha

imagem ponto de vista

A UFRJ tem evidência na mídia, principalmente por sua produção acadêmica e projetos de extensão que afetam e buscam entender melhor a sociedade. Todavia, nas últimas semanas, a universidade tomou destaque a partir do lançamento do anteprojeto do Programa de Reestruturação e Expansão da UFRJ, pelo atual reitor Aloisio Teixeira.

Apesar de o documento prever mudanças curriculares e aumento do número de vagas nos vestibulares, um ponto chama mais atenção e movimenta o debate sobre o anteprojeto: a mudança física de todas as unidades do campus da Praia Vermelha e do Centro da cidade do Rio de Janeiro para o campus da Ilha da Cidade Universitária, com exceção dos hospitais universitários.

Nesta terça-feira (21), a revista Megazine do jornal O Globo publicou uma matéria, cujo título “Fundão? Não!” incitava a leitura sobre Programa de Reestruturação e Expansão da UFRJ com ênfase na questão da mudança de campi, na qual a jornalista Ediane Merola expõe a opinião da diretora da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ), Ivana Bentes, do diretor do Instituto de Psicologia (IP/UFRJ), Marcos Jardim Freire, e do decano do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE/UFRJ), Alcino Ferreira.

Para entender a postura da mídia diante de discussões institucionais das universidades no Brasil, o Olhar Virtual conversou com Ivana Bentes. A partir da leitura da reportagem publicada, a diretora da ECO apontou a polêmica reforçada pela mídia a cerca do assunto. “O título da reportagem já é sensacionalista, pois com impacto procura chamar o leitor para o tema que foi pautado e evidenciado por ser o mais polêmico dentro da conjuntura do anteprojeto”, avaliou.

Ivana Bentes acredita que a reportagem procurou abordar mais de um ponto de vista. “A minha opinião difere da opinião do diretor do IP e do decano do CCJE. Mesmo dentro da ECO, há pontos de vista diferentes. É interessante mostrar a multiplicidade da UFRJ”, elogia a diretora.

A maior crítica que Ivana faz ao tratamento que a mídia tem dado ao anteprojeto é a diminuição do mesmo à mudança física das unidades. “Quando eu, como diretora da ECO, me reúno com meus professores ou com representantes de outras faculdades, nós procuramos não reduzir o debate sobre o programa, cujas iniciativas incluem expansão de vagas e criação de novas modalidades de cursos”, comentou a professora. Ivana acredita que a polêmica de levar as unidades da Praia Vermelha e do Centro para a Ilha da Cidade Universitária chamou a atenção para o anteprojeto como um todo, que vem sendo amplamente discutido. “O problema é que muitas pessoas estão interessadas em debater exaustivamente a mudança de campus do que os outros pontos do documento”, criticou a diretora que diz entender esta postura, já que a unificação dos centros em um único campus vai de encontro à proposta de descentralização da universidade amplamente difundida durante o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRJ.

Anteriores